• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.74.2022.tde-08032023-135830
Documento
Autor
Nome completo
Leandro Vichiato
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Pirassununga, 2022
Orientador
Banca examinadora
Silva, Vivian Lara dos Santos (Presidente)
Pigatto, Gessuir
Spers, Renata Giovinazzo
Título em português
Planejamento de vendas e operações (S&OP): uma aplicação na indústria de nutrição animal brasileira
Palavras-chave em português
Cadeia de suprimentos
Efeito chicote
Planejamento de vendas e operações
Resumo em português
Fortemente inspirado pelo atual cenário econômico mundial, o presente estudo procurou contribuir para o entendimento de como o Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) é aplicado na indústria de nutrição animal brasileira. A partir disso, buscou conhecer o status quo da literatura por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura com objetivo de iluminar a compreensão das pesquisas a respeito do tema. Para isso, foram escolhidas as bases de dados Web of Science e Scopus que, após crivo da etapa de triagem e elegibilidade, renderam um portfólio de 85 artigos científicos. Além disso, buscou-se a introdução de publicações de autores renomados no assunto, com trabalhos pioneiros na área e livros-texto importantes, com o objetivo de iluminar a compreensão das pesquisas a respeito do tema a fim de se perguntar até onde se avançou e o que se tem de contribuição nesta área. O desafio seguinte deste estudo foi contrastar os impactos identificados na literatura por meio do contato com profissionais que atuam direta ou indiretamente com o Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) em suas organizações do segmento de nutrição animal e discutiu a amplitude da utilização desse processo por meio de uma análise qualitativa utilizando o método Delphi. Para isso, foi aplicado um questionário com base em entrevista semiestruturada com questões de múltipla escolha. Após submetidos os resultados da pesquisa à uma análise estatística de dados, obteve-se o julgamento intuitivo do grupo de profissionais de papel estratégico dentro de suas organizações e analisou-se o fenômeno em questão em seu ambiente natural, obtendo-se a percepção geral sobre a utilização do Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) nesse setor. A literatura trouxe compreensão sobre o tema e sobre a eficácia desse processo.
Título em inglês
Sales and operations planning (S&OP): an application in the animal nutrition industry
Palavras-chave em inglês
Bullwhip effect
Collaborative planning
Sales and operations planning
Resumo em inglês
Strongly inspired by the current economic scenario worldwide, the present study seeks to contribute to the understanding of how the Sales and Operations Planning (S&OP) is applied in the Brazilian animal nutrition industry. Based on this, get to know the literature status quo through a bibliometric study with the objective of illuminating the understanding of research on the subject. For this, Web of Science and Scopus were chosen as databases, which, after the screening and eligibility stage, yielded a portfolio of 85 scientific articles. The next challenge of this next study is to get in contact with professionals who work with Sales and Operations Planning (S&OP) in their organizations and share the acquired knowledge and discuss the amplitude of the S&OP utilization in this segment. It is intended to obtain the intuitive judgment of this group of professionals who have strategic role within their organizations to analyze the phenomenon in its natural environment and better understand their perceptions about the application of Sales and Operations Planning (S&OP) in this sector.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ME11690485COR.pdf (2.37 Mbytes)
Data de Publicação
2023-03-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.