• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.71.2016.tde-27092016-141105
Document
Auteur
Nom complet
Daniela La Chioma Silvestre Villalva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Fleming, Maria Isabel D'Agostino (Président)
França, Leila Maria
Lima, Silvia Cunha
Salles, Pedro Paulo
Silva, Fabiola Andrea
Titre en portugais
O músico na iconografia da cerâmica ritual Mochica: um estudo da correlação entre as representações de instrumentos sonoros e os atributos das elites de poder
Mots-clés en portugais
Arqueologia Peruana
Arqueomusicologia
Cerâmica
Mochica
Música
Músicos
Resumé en portugais
Esta pesquisa pretende realizar um mapeamento e análise de artefatos cerâmicos da cultura Mochica que contenham personagens que tocam instrumentos sonoros (aerofones, membranofones e idiofones1) com vistas a encontrar nesses "músicos" atributos e características que os identificam como figuras que concentram poder político-religioso. O objetivo geral da pesquisa é compreender se haveria um espaço de atuação específico para os músicos nas estruturas de poder mochicas, bem como a relação dos mesmos com as elites durante o período Moche Médio. Este período foi marcado pela ascensão das elites dos vales mochicas ao sul de Jequetepeque, contexto em que surgem, na iconografia da cerâmica ritual arqueológica, muitos músicos portando atributos de indivíduos de elevado status social, como o o Senhor Noturno, o Senhor Solar e o Tomador de Coca, entre outros. O trabalho visa, também, discutir se havia ou não uma relação hierárquica entre grupos de músicos, e seus respectivos instrumentos (tocadores de antaras, quenas, tambores, chocalhos etc.) que reflita o status político-religioso de suas especializações. Foram analisados, além dos dados iconográficos, contextos e padrões funerários relacionados às estruturas de poder mochicas escavados nas últimas três décadas.
Titre en anglais
Depictions of Musicians on Moche Ritual Ceramic's Iconography: a study of the correlation between Sound Instruments and Power Attributes
Mots-clés en anglais
Archaeomusicology
Ceramics
Moche
Music
Musicians
Peruvian Archaeology
Resumé en anglais
This research intends to survey and analyze Moche ceramic artifacts depicting characters associated to sound instruments (aerophones, membranophones and idiophones2). We search in these musicians attributes and features that identify them as political-religious power figures. The main goal of the research is to comprehend how these musicians were inserted in the moche power structures, and their relationship with the elites of the Middle Moche Period, marked by the ascension of political groups from the valleys south of Jequetepeque. In this context many musicians arise in moche ritual ceramic`s iconography holding the attributes of high status individuals, like the Nocturnal Lord, the Solar Lord, the Coca Taker, among others. We also intend to discuss if there was a hierarchical relationship between different categories of musicians and their respective instruments (panpipe players, quena players, drum players, rattle players etc.), which reflect their political-religious status. Besides iconographic data, funerary contexts related to the Moche power structures excavated in the last three decades were also analyzed.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
DanielaLaChioma.pdf (20.94 Mbytes)
Date de Publication
2016-10-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.