• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.71.2022.tde-27032023-130913
Document
Auteur
Nom complet
Igor Morais Mariano Rodrigues
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Silva, Fabiola Andrea (Président)
Bueno, Juliana Salles Machado
Jacome, Camila Pereira
Suñer, Marcia Maria Arcuri
Velthem, Lucia Hussak van
Titre en portugais
Tramas da tecnologia: etnoarqueologia da variabilidade dos trançados dos povos do Mapuera
Mots-clés en portugais
Tecnologias perecíveis; Trançados; Etnoarqueologia; Povos do rio Mapuera; Povos Karib
Resumé en portugais
Trançados são amplamente presentes e persistentes na vida de diversos povos ameríndios, proporcionando excelentes oportunidades para estudos sobre variabilidade artefatual. Entretanto, assim como as demais tecnologias perecíveis, os trançados são pouco estudados pela arqueologia e etnoarqueologia. O presente estudo etnoarqueológico, portanto, proporciona visibilidade e contribui para a produção de conhecimento sobre esse conjunto artefatual, tendo como foco os trançados dos povos do rio Mapuera, também conhecidos como Wai Wai, situados no noroeste do estado do Pará. A tese argumenta que a tecnologia dos trançados é composta por tramas sociais de conhecimentos humanos de vários povos (yana), cuja excelência produtiva requer negociar com (e absorver saberes de) outros seres e mundos, integrando aspectos pragmáticos, simbólicos, cosmológicos, ontológicos e históricos. Para isso, a pesquisa abordou: as técnicas de manufatura, incluindo a fabricação de pessoas artesãs habilidosas e interações com diferentes seres; os significados culturais que permeiam a produção e o uso dos trançados; critérios nativos de diferenciação e classificação desses artefatos; a formação das coleções etnográficas e suas possibilidades de uso enquanto documentos históricos; a variabilidade artefatual ao longo de um século, apontando continuidades e mudanças tecnológicas, e as principais razões disso. Ademais, apresenta-se reflexões sobre alguns conceitos arqueológicos, antropológicos e indígenas relacionados à materialidade, tecnologia e variabilidade artefatual. Diferentes escalas de análise de ensinoaprendizagem dos trançados são exploradas. Por fim, com um estudo comparativo de três classes de trançados feitos por diferentes povos falantes de língua Karib das guianas, apresentase um modelo para pensar como ideias, fluxos de conhecimentos e técnicas circulam por essa região, contribuindo assim para o debate em torno da padronização da cultura material e fronteiras identitárias em Arqueologia.
Titre en anglais
Wefts of technology: Ethnoarchaeology of basketry variability of Mapuera Rivers peoples
Mots-clés en anglais
Perishable technologies; Basketry; Ethnoarchaeology; People of Mapuera River; Cariban-speaking peoples
Resumé en anglais
Plaitworks, or basketry, are widely present and persistent in the lives of many Amerindian peoples, providing excellent opportunities for artifact variability studies. However, like other perishable technologies, plaitworks are understudied by Archaeology and Ethnoarchaeology. The Ethnoarchaeological study presented in this thesis, therefore, provides visibility and contributes to the production of knowledge about this artifact type, focusing on plaitworks of Mapuera River peoples, also known as Wai Wai people, located in the northwest of Pará state, Brazil. The thesis argues that plaitworks technology is composed of social webs of human knowledge from various peoples (yana), whose productive excellence requires negotiating with (and absorbing knowledge from) other beings and worlds, integrating pragmatic, symbolic, cosmological, ontological and historical aspects. Thusly, this research addresses: manufacturing techniques, including the fabrication of skilled artisans and interactions with different beings; the cultural meanings of plaitworks production, and use; native criteria of plaitworks artifacts differentiation and classification; the formation of ethnographic collections, and the possibilities of their study as historical documents; the artifact variability over a century, distinguishing technological continuities and changes, and the main reasons for them. Therefore, it also presents reflections on some archaeological, anthropological and indigenous concepts related to materiality, technology and artifact variability. Different scales of teachinglearning analysis of plaitworks are explored. Finally, with a comparative study of three plaitworks classes made by different Cariban-speaking peoples in the Guyanese Amazon, a model is presented to think about how ideas, knowledge flows and techniques circulate in this region, thus, contributing to the debate around the of material culture pattering and identity boundaries in Archeology.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-12-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.