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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.71.2022.tde-08022023-154741
Documento
Autor
Nome completo
Leandro Martan Bezerra Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Cury, Marília Xavier (Presidente)
Bruno, Maria Cristina Oliveira
Gaspar, Meliam Viganó
Título em português
A coleção Nássaro Nasser: arqueologia e patrimônio cultural no Museu Câmara Cascudo
Palavras-chave em português
Coleções Arqueológicas
Gestão Patrimonial
Museologia Crítica
Política e Patrimônio
Tecnologia e Museus
Resumo em português
A presente dissertação se dedica ao estudo de elementos teóricos das temáticas da Museologia Crítica, do processo curatorial nos museus e das relações entre patrimônio cultural, memória e identidade social, a partir da análise da Coleção Nássaro Nasser do Museu Câmara Cascudo, instituição vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. São utilizadas fontes bibliográficas, de imprensa, institucionais e documentos oficiais do Pronapa e do pesquisador responsável pelo programa no Rio Grande do Norte, Nássaro Nasser, para percorrer um caminho biográfico inicial sobre o contexto de formação da referida coleção. A partir de revisão bibliográfica que destaca as tendências atuais do debate acadêmico em temáticas tão variadas quanto gestão dos patrimônios cultural e arqueológico, construção identitária, arqueologia pública, pertencimento social e participação comunitária, pretende-se discutir as configurações sociopolíticas quanto a formulação e perpetuação de discursos de memória e de identidades, bem como das dinâmicas de poder nas relações de representação social nos museus. Por fim, promovendo uma revisão de literatura com o estado da arte de trabalhos que reflitam sobre a retomada das atividades dos museus e seus respectivos protocolos adotados, objetiva-se detalhar e compreender as nuances desse novo panorama para as instituições museológicas, especialmente considerando a maior utilização de recursos tecnológicos durante o período de isolamento social.
Título em inglês
The Nássaro Nasser Collection: archaeology and cultural heritage at the Câmara Cascudo Museum
Palavras-chave em inglês
Archeological Collections
Critical Museology
Cultural Heritage Management, Politics and Heritage
Technology and Museums
Resumo em inglês
This thesis is dedicated to the study of theoretical elements of Critical Museology, the curatorial process in museums and the relationship among cultural heritage, memory and social identity, based on the analysis of the Nássaro Nasser Collection from the Câmara Cascudo Museum, an institution affiliated to the Federal University of Rio Grande do Norte. Press, institutional and official documents from "Pronapa" are used to go through an initial biographical path about the context of formation of the aforementioned collection. Based on a bibliographic review that highlights current trends in academic debate on topics as varied as cultural and archaeological heritage management, identity construction, public archeology, social belonging and community participation, it is intended to discuss sociopolitical configurations regarding the formulation and perpetuation of memory and identity, as well as power dynamics in the relations of social representation in museums. Finally, promoting a literature review with the state of the art of works that reflect on the resumption of museum activities and their respective adopted protocols, the objective is to detail and understand the nuances of this new panorama for museological institutions, especially considering the greater use of technological resources during the period of social isolation.
 
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Data de Publicação
2023-03-29
 
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