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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.71.2012.tde-05062012-133937
Documento
Autor
Nome completo
Anisio Candido Pereira Filho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Fleming, Maria Isabel D'Agostino (Presidente)
Aldrovandi, Cibele Elisa Viegas
Kossovitch, Leon
Título em português
Ânfora de Apolo: um estudo sobre cerâmica grega cicládica "Meliana" do séc. VII a. C.
Palavras-chave em português
Cerâmica Orientalizante
Cíclades
Grécia
Iconografia
Meliana
Resumo em português
Esta pesquisa é sobre um tipo específico de cerâmica grega, denominada "meliana". Tem como pano de fundo o rico período orientalizante das regiões que atualmente chamamos Grécia e Turquia. A partir de um vaso grego específico, uma ânfora monumental cicládica, a Ânfora de Apolo, elabora-se uma análise iconográfica com o que foi pintado em sua superfície. A ânfora é o eixo do trabalho e será através dela que outros vasos "melianos" serão analisados. Ela é da segunda metade do século VII a.C., sendo parte do acervo do Museu Nacional de Atenas. Este estudo procura as características que definem o tipo cicládico "meliano", assim como, observando os limites desta dissertação, faz uma análise de sua distribuição geográfica. O corpus de referência para a pesquisa é composto pela ânfora eixo citada e por outros vasos "melianos" cicládicos provenientes de uma fossa de purificação da ilha cicládica Renéia. A análise iconográfica busca relações e comparações dos elementos pintados nos vasos de Renéia com o vaso principal, a Ânfora de Apolo. São estudadas as ações figuradas, as personagens divinas, bestiais e humanas que fazem parte da ação, além dos outros preenchimentos da cerâmica "meliana". Também são importantes as fontes textuais especificadas no trabalho que segue.
Título em inglês
Apollo's Amphora: a Study About Cycladic Greek "Melian" Pottery from 7th century B.C.
Palavras-chave em inglês
Cyclades
Greece
Iconography
Melian?
Orientalizing Pottery
Resumo em inglês
This study is about a particular kind of Greek vase pottery, called -Melian?, and has the Orientalizing Greek world as background. Beginning with an special one, the -Melian? Cycladic Apollo´s Amphora, the work is supported by an iconographic view with attention to all paintings in this vase. The Apollo´s Amphora is the axle of this master dissertation. It is an amphora from the second half of 7th century B.C. that is located today in the National Museum of Athens. So, the fundamental qualities that identify the -Melian? pottery is the aim, and not just this, but also her geographical distribution. The main corpus is compound by the Apollo´s Amphora and others Cycladic´s -Melian? vases that were found in the Purification Trench on Rheneia. We are looking for contacts and relations in common with Greece and Mesopotamia that could reflect in the elaboration of paintings, elaboration of images. These images figured actions, show characters, and a kind of epithets. They are gods, heroes, animals, mans and lotus´s flowers, trees, spirals, all together sharing the same space, the same superficie. It's about one special vase, and a delimited corpus. We know the limits of what can be sure and what is just an exercise of interpretation. The focus is the -Melian? Apollo´s Amphora. As important as the pottery are the textual references in the Greek literature and poetry like Homer and the others that belong to the main text.
 
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Data de Publicação
2012-06-22
 
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