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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.7.2019.tde-22022021-162253
Document
Auteur
Nom complet
Flávia Corrêa Porto de Abreu D'Agostini
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Fracolli, Lislaine Aparecida (Président)
Charepe, Zaida Borges
Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
Wernet, Monika
Titre en portugais
Construção do papel maternal: um estudo fenomenológico acerca das vivências de interação entre mães adolescentes e enfermeiras
Mots-clés en portugais
Adolescente
Enfermagem
Mães
Pesquisa Qualitativa
Relações Enfermeiro-Paciente
Visita Domiciliar
Resumé en portugais
Introdução: a interação entre enfermeiros e mães adolescentes pode promover um processo de ensino e aprendizagem de práticas parentais positivas; isso ajuda a adolescente a reestruturar as dimensões do papel maternal que ela deverá assumir. Objetivo: compreender as vivências de interação das enfermeiras visitadoras e das mães adolescentes no Programa Jovens Mães Cuidadoras. Método: estudo qualitativo, fundamentado na fenomenologia social de Alfred Schütz; realizado com a participação de nove mães adolescentes, que foram acompanhadas pelo Programa Jovens Mães Cuidadoras, e três enfermeiras visitadoras vinculadas à esse programa, no município de São Paulo. Para obtenção dos dados, utilizou-se a entrevista fenomenológica, com as seguintes questões norteadoras: (1) como foi para vocês participarem do programa Jovens Mães Cuidadoras?; (2) como ocorreu a interação de vocês durante as visita domiciliar?; (3) quais as expectativas que as enfermeiras e as mães tem em relação à parentalidade e à construção do papel maternal?. Os depoimentos foram obtidos após a aprovação do projeto no Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade de São Paulo (Parecer no 1.397.051). Resultados: as vivências de interação das enfermeiras visitadoras e das mães adolescentes no Programa Jovens Mães Cuidadoras evidenciou que estas tendem a ressignificar suas vivências-passadas sobre a experiência de ser mãe e do cuidar da criança. As vivências de participação no programa para as mães adolescentes fizeram com que se sentissem privilegiadas por receberem o cuidado da enfermeira visitadora, de modo único, exclusivo, centrado nas suas necessidades. Esse cuidado buscava promover conhecimentos e habilidades específicos nas diferentes necessidades de saúde que se apresentavam, durante o pré-natal, o puerpério e a fase de bebê e de criança. O fato de as mães não precisarem buscar por outros serviços e clínicas de saúde para resolverem suas necessidades, ter o serviço das enfermeiras em seu domicílio, foi significante e conveniente para elas. Isso teve o significado de que havia alguém para acompanhar de perto as fragilidades e dificuldades, próprias da gestação e da saúde da criança. Além disso as intervenções realizadas em domicilio estabeleceram uma interação positiva entre elas; esse tipo de interação permitiu às mães adolescentes terem atitudes parentais adequadas e construírem o papel materno. Considerações finais: O Programa Jovens Mães Cuidadoras mostrou ser importante para a mãe adolescente, pois a ajuda a ter conhecimento sobre os cuidados com a gestação, puerpério e com a criança até os 2 anos de idade. As intervenções no domicílio promovem um crescimento pessoal e profissional na enfermeira visitadora. Estas foram reconhecidas como fonte de suporte e apoio social pelas mães adolescentes e pelos membros de sua rede social. As vivências de interação das enfermeiras visitadoras puderam ser caracterizadas como positivas quando as mães adolescentes seguiam e replicavam o cuidado que foi ensinado e abordado durante as visitas domiciliares. E, para as mães adolescentes, seguir o que a enfermeira visitadora transmitiu é justificado pela confiança e segurança que as jovens depositam nas profissionais. Os resultados deste estudo apontam que os profissionais devem estabelecer uma interação positiva com a mãe e família durante as visitas domiciliares para melhorar o relacionamento e prover resultados positivos no âmbito da parentalidade, papel maternal e desenvolvimento infantil na primeira infância. Outra contribuição foi ter apontado a necessidade de capacitação dos visitadores dos programas de visitação domiciliar com foco na maneira como devem agir e estabelecer uma interação positiva, a fim de atingir as metas e os objetivos determinados pelo programa.
Titre en anglais
Construction of maternal role: a phenomenological study about interaction experiences between teenage mothers and nurses
Mots-clés en anglais
Adolescent
Home visit
Mothers
Nurse-patient relations
Nursing
Qualitative research
Resumé en anglais
Introduction: the interaction between nurses and teenage mothers can promote a process of teaching and learning positive parenting practices; This helps the adolescent to restructure the dimensions of the maternal role she should assume. Objective: understand the interaction of visiting nurses and teenage mothers in the program Jovens Mães Cuidadoras. Method: qualitative study, based on the social phenomenology of Alfred Schütz; This study was conducted with the participation of nine adolescent mothers, who were accompanied by the Young Mothers Caregivers Program, and three visiting nurses linked to this program, in the city of São Paulo. To obtain the data, we used the phenomenological interview, with the following guiding questions: (1) how was it for you to participate in the program Young Mothers Caregivers?; (2) How did your interaction occur during home visits ?; (3) What expectations do nurses and mothers have regarding parenting and the construction of maternal roles? The statements were obtained after the project was approved by the Research Ethics Committee of the University of São Paulo (Opinion No. 1,397,051). Results: The interactional experiences of visiting nurses and teenage mothers in the Young Mothers Caregivers Program showed that they tend to re-signify their past experiences about the experience of being a mother and caring for the child. The experiences of participation in the program for adolescent mothers made them feel privileged to receive the care of the visiting nurse, in a unique, exclusive way, centered on their needs. This care sought to promote specific knowledge and skills in the different health needs that were presented during the prenatal period, the puerperium and the infant and child phase. The fact that mothers did not need to look for other health services and clinics to address their needs, had nurses' services at home was significant and convenient for them. This meant that there was someone to closely monitor the weaknesses and difficulties inherent in pregnancy and the child's health. In addition, home-based interventions established a positive interaction between them; This type of interaction allowed adolescent mothers to have appropriate parenting attitudes and to build the maternal role. Final considerations: The Young Caring Mothers Program has proved to be important for the adolescent mother, as it helps to have knowledge about the care with pregnancy, the puerperium and the child up to 2 years old. As selected at home, promote personal and professional growth in the visiting nurse. These were recognized as a source of support and social support by teenage mothers and members of their social network. Visiting nurse interaction experiences can be characterized as positive when mothers follow and replicate or take care of what was taught and approached during home visits. And, for teenage mothers, following or giving the visited nurse is justified by the confidence and security that young people place in professionals. The results of this study indicate that professionals should establish a positive interaction with the mother and family during home visits to improve the relationship and prove positive outcomes in the scenario of parenting, maternal role and early child development. Another contribution was pointed to the need for training of visitors of home visiting programs focusing on how they should act and establish a positive interaction in order to achieve the goals and objectives recommended by the program.
 
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Flavia_Dagostini.pdf (1.60 Mbytes)
Date de Publication
2021-02-25
 
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