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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.7.2011.tde-17082011-100316
Documento
Autor
Nombre completo
Michelly Christiny Marcondes Nunes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Hoga, Luiza Akiko Komura (Presidente)
Campos, Edemilson Antunes de
Gualda, Dulce Maria Rosa
Título en portugués
Entre o idealizado e o possível: limites da assistência ao parto no Centro de Parto Normal de uma maternidade pública
Palabras clave en portugués
Etnografia
Humanização
Maternidades
Parto normal
Parto-assistência
Profissionais de saúde
Resumen en portugués
As transformações no modelo de assistência ao parto e nascimento e a criação de Centros de Parto Normal (CPN) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) remetem à importância de explorar a assistência ao parto neste contexto. O presente estudo teve o objetivo de compreender e descrever as crenças e os valores que norteiam as práticas dos profissionais em um CPN. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa e o método etnográfico em um CPN de uma maternidade pública localizada na cidade de Osasco, Estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por meio do processo de observação participante e de entrevistas etnográficas. Foram entrevistados todos os membros da equipe profissional, composta por enfermeiro obstetra, técnico de enfermagem, médico obstetra e médico neonatologista, que estavam diretamente envolvidos na assistência ao parto, e os gestores da instituição. A análise indutiva e interpretativa dos dados resultou em quatro subtemas culturais, que correspondem a cada uma das categorias profissionais: Enfermeira obstetra: Este CPN não é como deveria ser: inúmeros obstáculos dificultam a prestação da assistência humanizada ao parto; Técnicas de enfermagem: Fazendo o que é possível: satisfação com a assistência que é prestada mediante superação de muitas dificuldades; Médico obstetra: Um árduo cotidiano que impede o desenvolvimento da assistência desejada; Médico neonatologista: Dificuldades existem porque são comuns no serviço público, mas há satisfação em relação à assistência prestada no CPN. Destes subtemas culturais emergiu o tema cultural Entre o idealizado e o possível: os limites na assistência humanizada ao parto, que representa o cotidiano da assistência ao parto no CPN que foi foco desta pesquisa. As limitações para o desenvolvimento da assistência humanizada ao parto estavam relacionadas, não somente aos problemas relativos à precariedade da estrutura física e de recursos humanos ou aos déficits provocados pelo financiamento insuficiente da assistência ao parto. Estavam envolvidos também as crenças e os valores dos profissionais e o seu grau de envolvimento com a filosofia de humanização da assistência ao parto. Contatou-se que a efetivação da assistência humanizada ao parto, como preconizada pelos organismos nacionais e internacionais, depende da superação das inúmeras dificuldades descritas neste estudo. Um grande desafio deste âmbito está representado pela necessidade de articulação entre a grade curricular dos cursos da área da saúde com os fundamentos da Medicina Baseada em Evidências Científicas. Portanto, é de fundamental importância a existência de serviços exemplares, que prestam assistência humanizada ao parto, para os estudantes de graduação e para os profissionais.
Título en inglés
Between the idealized and the possible: the boundaries of the deliveries in a birth center
Palabras clave en inglés
Birth-care
Childbirth
Ethnography
Health professionals
Humanization
Maternity
Resumen en inglés
The transformation in the model of childbirth assistance and the creation of Birth Centers within the Brazilian Unified Health System referred to the importance of exploring the delivery assistance. This study aimed to understand and describe the beliefs and values that guide the practice of professionals in a Birth Center. We used a qualitative research approach and ethnographic method was developed in a Birth Center in a public hospital at the city of Osasco, São Paulo, Brazil. Data were obtained through the process of participant observation and ethnographic interviews. We interviewed all members of the professional team consisting of nurse midwife, technical nurse assistant, obstetrician and neonatologist physician, who were directly involved in delivery care and management of the institution. The inductive analysis and interpretation of data resulted in four sub-cultural themes, which correspond to each of the professions: nurse midwife: "The Birth Center is not as it should be, many obstacles interfere on a humanized assistance of a childbirth; Technical nurse assistant: "Doing what is possible: satisfaction with the giving assistance throught overcoming many difficulties"; Obstetrician Doctor: "A hard routine restrains the development of a good assistance; Medical neonatologist:" Difficulties exist because they are common in the public service, but there is a satisfaction in relation to the assistance provided at the Birth Center. " From sub-cultural themes emerged a cultural theme "Between the idealized and the possible: the limits in the humanized delivery care", which represents the everyday care delivery in the Birth Center that was the focus of this research. The limitations for the development of humanized childbirth were related not only to problems related to the precarious physical infrastructure and human resources or deficits caused by insufficient funding of childbirth care. They were also involved in the beliefs and values of professionals and their degree of involvement with the philosophy of humanization of childbirth care. It was noted that the effectiveness of humanized delivery care, as recommended by national and international organizations, depends on overcoming the several difficulties described in this study. A major challenge in this context is represented by the need to articulate the courses academic subjects in the health field with the fundamentals of Scientific Evidence-Based Medicine. Therefore it is very importante to the existence of exemplary service to the graduate students and professionals.
 
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Fecha de Publicación
2011-08-18
 
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