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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.7.2010.tde-13012011-155234
Documento
Autor
Nome completo
Lara de Paula Eduardo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Egry, Emiko Yoshikawa (Presidente)
Carvalho, Maria das Graças Bomfim de
Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
Nakamura, Eunice
Oliveira, Maria Amelia de Campos
 
Título em português
Necessidades em saúde de escolares na perspectiva das instituições de ensino e saúde do território
Palavras-chave em português
Escolar
Integralidade
Intersetorialidade
Necessidades em saúde
Saúde coletiva
Resumo em português
Introdução: Na adolescência, existem muitas marcas prejudiciais ao desenvolvimento decorrentes dos processos deletérios de desgaste que os grupos populacionais mais subalternos vem sofrendo. Os escolares do ensino fundamental tornam-se, portanto, potenciais alvos para intervenções que possam prevenir ou amenizar esta realidade. As escolas são os loci privilegiados para encontrar este grupo social e, portanto, reconhecer e enfrentar as necessidades em saúde. Objetivo geral: Identificar as possibilidades das escolas no reconhecimento e enfrentamento das necessidades em saúde de sua população e a articulação com as demais instituições do território. Metodologia: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semidiretivas com roteiro previamente testado, com os trabalhadores das escolas municipais e unidades de saúde de São Paulo e tratados com o programa de análise lexical ALCESTE. Resultados: inexiste uma sistematização para o reconhecimento das necessidades de saúde do escolar, as ações de enfrentamento estão voltadas a atender emergências e encaminhamentos aos serviços de saúde. As necessidades reconhecidas e enfrentadas referem-se à adaptação dos alunos com necessidades educacionais especiais em meio a outros alunos, que ocorrem nas salas de aula, e menos em outros momentos da presença dos escolares na instituição. A relação entre escola, o setor saúde e os demais encontra-se desarticulada. Conclui-se ser imperativo monitorar as necessidades em saúde e as vulnerabilidades dos escolares que permitem verificar que existe um grande campo de atuação interdisciplinar na saúde coletiva.
 
Título em inglês
Health needs of students from perspective of educational and health institutions of the territory
Palavras-chave em inglês
Health needs
Intersectionality
Public health
Schooller
Wholeness
Resumo em inglês
Introduction: In adolescence, there are many brands affects the development of deleterious processes resulting from wear which population groups have suffered more underlings. The schoolchildren become therefore potential targets for interventions that could prevent or ameliorate this situation. Schools are privileged loci to meet this social group and, therefore, recognize and address the health needs. General Objective: To identify the opportunities for schools to recognize and cope with the health needs of its population and coordination with other institutions in the territory. Methodology: exploratory and descriptive, qualitative approach. Data were collected through interviews with semi-direct route previously tested, with workers at local schools and health units in Sao Paulo and treated with ALCESTE lexical analysis program. Results: does not exist a systematic method to the recognition of the needs of school health, coping actions are intended to meet emergencies and referrals to health services. Needs recognized and addressed relate to the adjustment of students with special educational needs among other students, that occur in classrooms, and less at other times the presence of students at the institution. The relationship between school, the health sector and the other is disjointed. It is imperative to monitor the health needs and vulnerabilities of the school verifying that there is a large field of interdisciplinary work in public health.
 
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Lara_Eduardo.pdf (6.82 Mbytes)
Data de Publicação
2011-02-22
 
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