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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.7.2010.tde-13012011-151430
Documento
Autor
Nome completo
Fatima Aparecida Cotrim Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Zoboli, Elma Lourdes Campos Pavone (Presidente)
Gryschek, Anna Luiza de Fatima Pinho Lins
Oliveira, Luzia Aparecida
Título em português
Influência da capacitação em bioética na percepção dos profissionais para os problemas éticos na atenção básica
Palavras-chave em português
Ação educativa
Bioética clínica
Deliberação moral
Resumo em português
Pesquisa qualitativa, que se caracterizou como um estudo do tipo antes e depois. Teve como objetivo principal analisar o impacto de uma ação educativa em bioética clínica e deliberação moral aplicadas à atenção básica, com vistas a identificar se a percepção de problemas éticos se modificaria e se esta ação traria contribuições com aportes para lidar com as questões éticas na prática. A ação educativa foi desenvolvida com enfermeiros e médicos da Estratégia Saúde da Família, Santo André, SP, e calcou-se no enfoque problematizador e na bioética deliberativa, para apresentar o itinerário da deliberação como subsídio para o manejo de problemas éticos. Para avaliar a mudança na percepção de problemas éticos, foi aplicado um instrumento para inventariar tais situações, antes, depois e no meio da intervenção. Para avaliar a utilidade da ação educativa, foram feitas perguntas abertas, cujas respostas foram tratadas com análise de conteúdo. Houve mobilização positiva da sensibilidade ética dos participantes. Eles avaliaram a deliberação como um instrumental adequado para lidar com as questões éticas que vivem. A problematização mostrou-se efetiva como estratégia educativa na formação contínua em bioética deliberativa.
Título em inglês
Influence of training in bioethics to professionals in the perception of ethical problems in primary care
Palavras-chave em inglês
Clinical bioethics
Deliberative action
Moral deliberation
Resumo em inglês
Qualitative research, which was characterized with a kind of study before and after. The main objective was analyzing the impact of an educational intervention in clinical bioethics and moral decision applied to primary care, aiming to identify the perceived ethical problems would change and if this action would bring with subsidiary contributions to deal with ethical issues in practice. The educational activity was developed with nurses and medical doctors from the Family Health Strategy, Santo André, SP. The educational activity trod on the problem-posing approach and deliberative bioethics, to present the itinerary of the determination as to subsidize the management of ethical issues. To evaluate the usefulness of educational activities open-ended questions were made whose answers were dealt with content analysis. There was positive mobilization of ethical sensitivity of the participants. They evaluated the decision as an appropriate instrument to deal with ethical issues which they live. The problem-posing education strategy showed effective in continuous training in deliberative bioethics.
 
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Fatima_Cotrim.pdf (3.28 Mbytes)
Data de Publicação
2011-02-22
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • SOARES, F. A. C., e Zoboli ELCP. Capacitação em bioética para profissionais da Saúde da Família do município de Santo André, SP [doi:10.1590/S0080-62342012000500029]. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online], 2012, vol. 46, p. 1248-1253.
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