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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2021.tde-12012022-164449
Documento
Autor
Nombre completo
Camila Zilli Palmeiro Fedalto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Toriyama, Aurea Tamami Minagawa (Presidente)
Leite, Adriana Moraes
Oliveira, Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de
Verissimo, Maria De La Ó Ramallo
Título en portugués
Percepção das mães sobre a escolha e a compra de alimentos e produtos para lactentes e crianças de primeira infância
Palabras clave en portugués
Aleitamento Materno
Enfermagem
Legislação em Saúde
Saúde da Criança
Resumen en portugués
Apesar dos reconhecidos benefícios do aleitamento materno, a indústria alimentícia e suas estratégias de marketing afetam negativamente as escolhas e decisões das mães sobre como alimentar seus filhos. O Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno foi adotado como norma pelo Ministério da Saúde em 1988, e a "Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras" (NBCAL) foi promulgada como lei em 2006 e regulamentada em 2015. Mesmo assim, a NBCAL nunca foi avaliada em território nacional. Além disso, conhecer como as mães escolhem os produtos abrangidos pela NBCAL pode indicar para a Enfermagem outras estratégias de promoção do aleitamento materno. Objetivos: Compreender a percepção das mães materna sobre a escolha, a compra e o consumo de produtos abrangidos pela NBCAL. Métodos: Este projeto fez parte de um estudo mais amplo (Multi-NBCAL), multicêntrico com triangulação de métodos quantitativos e qualitativos. Além de São Paulo (SP), os outros centros são: Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) (locais com coleta de dados quantitativos e qualitativos), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Belém (PA) e Ouro Preto (MG). Para o presente estudo, de caráter qualitativo exploratório, foram entrevistadas em São Paulo 17 mães de crianças menores de três anos frequentadoras de um centro educação infantil, que atende famílias de estratos sociais distintos. Também foi realizado grupo focal com 21 mães. As entrevistas e o grupo foram gravados e transcritos na íntegra. As transcrições foram analisadas por meio da Técnica de Análise de Conteúdo e a Teoria do Comportamento Planejado. Resultados: Todas as mães realizaram o comportamento de compra de algum produto abrangido pela NBCAL. Os definidores do comportamento de compra materno foram as Atitudes da mãe, refletidas nas crenças construídas durante a vida, com base na história, conhecimento e experiencias. As Normas Subjetivas evidenciam que as mães recebem influência da sociedade e de seus círculos sociais para a decisão final do comportamento. Por fim, o Controle Percebido, que retrata as facilidades e dificuldades na realização do comportamento. Conclusão: Estudos sobre a percepção materna sobre a influência do marketing de produtos abrangidos pela NBCAL podem contribuir no desenvolvimento de métodos de monitoramento da NBCAL acessível aos órgãos governamentais e da sociedade civil; na integração institucional entre academia, serviços de saúde e ONGs, e promover o aleitamento materno.
Título en inglés
MOTHERS' PERCEPTION ABOUT THE CHOICE AND PURCHASE OF FOOD AND PRODUCTS FOR INFANTS AND EARLY CHILDREN
Palabras clave en inglés
BreastFeeding
Child Health
Legislation as Topic
Nursing
Resumen en inglés
Despite the recognized benefits of breastfeeding, the food industry and its marketing strategies negatively affect mothers' choices and decisions on how to feed their children. The International Code for the Marketing of Breast Milk Substitutes was adopted as a standard by the Ministry of Health in 1988, and the "Brazilian Standard for the Marketing of Food for Infants and Early Childhoods, Nipples, Pacifiers and Bottles" (NBCAL) was promulgated as law in 2006 and regulated in 2015. Even so, NBCAL has never been evaluated in national territory. In addition, knowing how mothers choose the products covered by NBCAL may indicate other strategies for the promotion of breastfeeding for Nursing. Objectives: To understand the mothers' perception of the choice, purchase and consumption of products covered by NBCAL. Methods: This project was part of a larger study (Multi-NBCAL), multicentre with triangulation of quantitative and qualitative methods. In addition to São Paulo (SP), the other centers are: Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) (places with quantitative and qualitative data collection), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Belém (PA) and Ouro Preto (MG). For the present study, of an exploratory qualitative nature, 17 mothers of children under the age of three who attended a child education center, which serves families from different social strata, were interviewed in São Paulo. A focus group was also held with 21 mothers. The interviews and the group were recorded and transcribed in full. The transcripts were analyzed using the Content Analysis Technique and the Theory of Planned Behavior. Results: All mothers performed the purchase behavior of a product covered by NBCAL. The definers of maternal shopping behavior were the mother's attitudes, reflected in the beliefs constructed during her life, based on history, knowledge and experiences. The Subjective Norms show that mothers are influenced by society and their social circles for the final decision on behavior. Finally, the Perceived Control, which portrays the facilities and difficulties in carrying out the behavior. Conclusion: Studies on maternal perception of the influence of product marketing covered by NBCAL can contribute to the development of NBCAL monitoring methods accessible to government agencies and civil society; institutional integration between academia, health services and NGOs, and promoting breastfeeding.
 
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Fecha de Publicación
2023-01-20
 
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