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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.7.2017.tde-10052017-143617
Document
Auteur
Nom complet
Rejane Maria Dias de Abreu Gonçalves
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Oliveira, Marcia Aparecida Ferreira de (Président)
Fernandes, Heloísa Garcia Claro
Fernandes, Ivan Filipe de Almeida Lopes
Pedrosa, Leila Aparecida Kauchakje
Pinho, Paula Hayasi
Titre en portugais
Avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas do estado de Minas Gerais
Mots-clés en portugais
Avaliação de resultados
Avaliação de serviços de saúde
Enfermagem psiquiátrica
Serviços de saúde mental
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
Resumé en portugais
Introdução: A literatura da área tem apontado a relevância da participação dos usuários, familiares e profissionais como parte integrante no processo de avaliação da qualidade do cuidado (dimensões de estrutura, processo e resultado) nos serviços de saúde mental. Apesar de estudos internacionais indicarem a importância dessa avaliação na perspectiva destes atores, no Brasil, os estudos estão apenas começando, na avaliação de resultado da percepção de mudança pelos usuários de substâncias psicoativas em função do tratamento recebido nos Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPSad), justificando a necessidade deste estudo. Objetivo: Avaliar a estrutura, processo e o resultado das práticas assistências desenvolvidas em uma amostra de CAPSad do Estado de Minas Gerais junto aos profissionais, usuários e familiares, bem como a mudança percebida pelos usuários no tratamento e as variáveis associadas. Método: Estudo transversal que foi conduzido em 13 CAPSad, com abordagem Donabediana, entre 2014 e 2015. A amostra constituiu-se de 862 participantes divididos entre 257 profissionais, 330 usuários e 275 familiares. A amostragem foi realizada por aleatorização simples sem reposição e a coleta de dados por meio de entrevistas, com instrumento contendo dados sobre o perfil dos participantes, a Escala de Avaliação da Satisfação em Serviços de Saúde Mental e a Escala de Mudança Percebida para usuários e familiares. Foi feito análise estatística descritiva dos instrumentos e regressão linear de mínimos quadrados ordinários com a mudança percebida dos usuários e os fatores associados. Resultados: Na dimensão estrutura foi evidenciada inconformidades nos aspectos da área física e da ventilação, bem como na ausência dos equipamentos de proteção coletiva. Quanto ao processo, as atividades desenvolvidas foram heterogêneas, com predomínio dos atendimentos individuais e grupais e com pouca ênfase nas atividades externas aos serviços com os recursos do território e no matriciamento da atenção básica. Em relação aos resultados, os usuários e familiares mostraram níveis mais elevados de satisfação (escore médio 4,32 e 4,26) com o serviço, enquanto que os profissionais, o grau de satisfação apresentou-se mais voltado para a indiferença do que a satisfação (3,42). O escore médio global de percepção de mudança foi de 2,62 para os usuários e de 2,50 de seus familiares, ambos perceberam melhora na vida em geral dos usuários, desde o início do tratamento. Conclusões: Os resultados indicaram uma relação significativa da melhora percebida com fatores relacionadas a características sociodemográficas e dos serviços entre os usuários com maior idade, escolaridade e renda, que frequentam o CAPSad e estão satisfeitos, se comparado aos demais. Por outro lado, as mulheres percebem menos melhora do que os homens, bem como os usuários que consumiram bebida alcoólica e droga ilegal recentemente, uso de psicofármaco, com histórico de internação e intercorrências durante o tratamento. Portanto, esses achados demonstram que o tratamento está sendo efetivo e que os CAPSad podem estar contribuindo positivamente na transformação do cuidado voltado para a diminuição do uso abusivo de drogas na vida dos sujeitos. Desse modo, espera-se que este estudo subsidie ações que contribuam em estratégias para melhor acompanhamento dos usuários nestes serviços.
Titre en anglais
Evaluation of Psychosocial Care Centers on Alcohol and Other Drugs in Minas Gerais
Mots-clés en anglais
Health services evaluation
Mental health services
Outcome assessment
Psychiatric nursing
Substance-related disorders
Resumé en anglais
Introduction: The literature has pointed the importance of the participation of patients, family members and professionals in the evaluation process of the quality of care (structure dimensions, process and outcome) in mental health services. International studies indicate the importance of this evaluation from the perspective of these actors. However, in Brazil such studies are just starting when it comes to the outcome evaluation of the perceived change by psychoactive substance users, regarding the treatment received in the Center of Psychosocial Care for Alcohol and Other drugs (CAPSad), justifying the need for this study. Objective: To evaluate the structure, process and outcome of the care practices developed in a sample of the CAPSad in the state of Minas Gerais with professionals, patients and family members. In addition, the change perceived by the users in treatment and the associated variables. Method: A cross-sectional study conducted in 13 CAPSad units between 2014 and 2015 with Donabedian approach. The sample consisted of 862 participants divided among 257 professionals, 330 patients and 275 family members. Sampling was done by simple randomization without replacement. Data collection was through interviews using an instrument containing data on the profile of participants, an Evaluation Scale of Satisfaction in Mental Health Services, and the Scale of Perceived Change for patients and family members. The descriptive statistical analysis of the instruments was carried out, as well as the linear regression of ordinary least squares with the perceived change of users and associated factors. Results: In the structure dimension, were observed non-conformities in the aspects of physical space, ventilation, and the absence of collective protection equipment. In relation to process, the activities developed were heterogeneous, with predominance of individual and group assistance, and little emphasis on activities in areas outside the services location (external) using the territorys resources and the matricial support of primary care. Regarding the outcome, patients and family members showed higher levels of satisfaction with the service (mean score 4.32 and 4.26), while among professionals, the degree of satisfaction was closer to indifference than to satisfaction (3.42). The overall mean score of perceived change was 2.62 for patients and 2.50 for their family members. Both have perceived improvement in the life of patients in general since the beginning of treatment. Conclusions: The results indicated a significant relationship of perceived improvement with factors related to sociodemographic characteristics. There was also a relation of the services among patients with greater age, educational level and income who attend the CAPSad and are satisfied, compared to the others. On the other hand, women perceive less improvement than men, as well as patients who consumed alcohol and illegal drugs recently, used psychotropic drugs, with hospitalization history and complications during treatment. Therefore, these findings demonstrate that treatment is being effective and the CAPSad can be contributing positively to the transformation of care focused on reducing drug abuse in the lives of individuals. Thus, it is expected that this study subsidizes actions which contribute with strategies for better monitoring the patients of these services.
 
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Date de Publication
2017-05-16
 
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