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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2013.tde-05062013-131516
Documento
Autor
Nome completo
Aline Fagnani Pereira Pineda
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Maeda, Sayuri Tanaka (Presidente)
Chiesa, Anna Maria
Silva, Roberto da
Título em português
Atendimento à parada cardiorrespiratória por leigos: estudo de caso de um processo educativo
Palavras-chave em português
Desfibrilador externo automático
Educação em saúde
Parada cardíaca
Promoção da saúde
Resumo em português
Pesquisa de abordagem qualitativa que consistiu em avaliar o potencial de leigos para atuar como circunstantes nos procedimentos de reanimação cardiorrespiratória e no manejo do desfibrilador externo automático (DEA). Teve como objetivos: descrever o perfil dos participantes; realizar um processo de capacitação dos participantes sobre os primeiros atendimentos à PCR, utilizando o protocolo de atendimento à PCR da AHA para leigos; destacar as habilidades apontadas por eles e analisar suas percepções sobre o processo de atendimento inicial à PCR e o manejo do DEA. Pela especificidade do objeto de estudo, a metodologia utilizada foi pesquisa-ação. A investigação foi realizada na cidade de Marília/SP. O local foram selecionados por meio de mapeamentos específicos e de acordo com a legislação estadual e municipal sobre quais deveriam atender as exigências ao disponibilizar pessoas com capacitação específica, além da manutenção do dispositivo DEA. Selecionou-se um local público, o Terminal de Transporte Urbano de Marília/SP, segundo o número de circulação de pessoas por dia. Os sujeitos deste estudo foram pessoas voluntárias, leigas, trabalhadores de diversas categorias profissionais e ocupacionais do Terminal. Os sujeitos participaram de reuniões informativas sobre a pesquisa e a importância dos procedimentos iniciais à PCR. Realizou-se-se o curso de capacitação e, em seguida, um grupo focal para coleta de dados. Focou-se nas percepções dos participantes sobre o atendimento inicial à PCR, os sentimentos e habilidades relatadas em relação ao processo preconizado como um todo, incluindo o manejo dos materiais envolvidos nessa situação simulada. Posterior à coleta, os dados foram categorizados, tendo sido usada a técnica de análise de conteúdo descrita por Bardin. Os dados foram analisados e discutidos à luz dos referenciais teóricos e pedagógicos propostos por Paulo Freire, a teoria do modelo de crenças em saúde do campo da promoção da saúde e o papel do Estado democrático. Como resultados obteve-se os Grupos 1 e 2, compostos por 11 participantes, em sua maioria constituído de homens. Observaram-se diferenças relacionadas a escolaridade, capacidade comunicativa e intensidade na participação. As principais categorias empíricas foram: as percepções sobre cidadania; as vivências antes do curso; a percepção sobre o processo de capacitação e a não operacionalização do preceito legal. Em síntese, verificou-se o desconhecimento sobre a existência do arcabouço legal, assim como direito de acesso aos serviços e bens públicos decorrentes dos princípios normativos no resgate à cidadania. Emergiram expressões inusitadas de medo de agir por desconhecimento e por temer consequências do insucessos enfrentamento de processos judiciais, em contraste à solidariedade. Sobre habilidade antes do curso de simulação, os participantes relataram alguma vivência na preparação para o advento mal súbito, sobressaindo a insuficiência no aprendizado das habilidades manuais. Após a simulação, houve relatos de possibilidade e de enfrentamento da situação como circunstante, valorizando a oportunidade de aprendizado e apontando a necessidade de maior tempo para a assimilação de conteúdo, com foco nas habilidades em massagem cardíaca e segurança na condução da situação. Quanto à tecnologia DEA, foram unânimes quanto à facilidade interativa com o circunstante. Enfatizaram a necessidade de implementar processos de capacitação para leigos com o uso do DEA, condicionados à mobilização da sociedade civil n a operacionalização dos dispositivos legais por meio de reordenamento das políticas públicas locais.
Título em inglês
Compliance with cardiac arrest by laypersons: a case study of an educational process
Palavras-chave em inglês
Automated External Defibrillator
Cardiac arrest
Health education
Health promotion
Resumo em inglês
Qualitative research, which was to assess the potential for laymen to act as bystanders in CPR procedures and management of the automated external defibrillator (AED). Aimed to describe the profile of the participants, conduct a training process with the participants on the first calls to PCR using the PCR protocol compliance with AHA for laymen; highlight the skills mentioned by participants and analyze the perceptions of participants about the process of initial care and management of the PCR DEA. The specificity of the object of study, the methodology was action research and the test was performed in the city of Marilia / SP. The sites were selected through specific mappings and in accordance with state law and city where they should meet the requirements to provide people with specific training in addition to maintaining the device DEA. We selected the public place, Terminal Urban Transport Marilia/SP according to the number of movements of people per day. The subjects of this study were secular groups, made up of volunteers / workers of various professional and occupational this Terminal. Proceeded methodological following routes: the subjects participated in briefings on the research procedures and the importance of the initial PCR. Proceeded to the training course and programming focus group data collection. Focused on participants' perceptions about the initial care to PCR, feelings and skills reported in relation to the process advocated as a whole, including the handling of the materials involved in this situation simulated. After collection, the data were categorized, relying on the technique of content analysis described by Bardin. Data were analyzed and discussed in the light of theoretical / pedagogical proposed by Paulo Freire's, theory of health belief model in the field of health promotion and the role of the democratic state. The results obtained Groups 1 and 2, comprising 11 participants, mostly consisting of men. Observed among members, differences related to education: communication ability and intensity of participation. The main categories were: perceptions of citizenship; experiences before the course, the perception about the training process and not operationalize the legal precept. In summary there was ignorance about the existence of the legal framework for the majority, as well as right of access to public goods and services resulting in the rescue of normative principles to citizenship. Emerged unusual expressions of fear to act by ignorance and/or fear the consequences of failure to act and facing lawsuits contrast with the predominance of either solidarity. About skills before the course simulation, emerged on experience in preparation for the event sudden illness, highlighting the inadequacy of learning with regard to craftsmanship. After the simulation showed reports of chance and face the situation as bystander, valuing the learning opportunity and pointing the need for more time in the assimilation of content focusing on skills in CPR and driving safety of the situation. As for technology DEA was unanimous to its ease interactive with the bystander. It was emphatically the need to implement the processes of training lay people using the DEA, conditioned the mobilization of civil society in the operationalization of legal devices through reorganization of local public policies.
 
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Data de Publicação
2013-06-17
 
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