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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.7.2020.tde-25022021-114516
Document
Auteur
Nom complet
Ana Clara Barreiros dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Peduzzi, Marina (Président)
Batista, Ruth Ester Assayag
Bernardes, Andrea
Meireles, Everson Cristiano de Abreu
Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da
Tronchin, Daisy Maria Rizatto
Titre en portugais
Gestão do trabalho em equipe com atenção centrada no paciente no contexto hospitalar: um estudo de método misto
Mots-clés en portugais
Administração hospitalar
Atenção centrada no paciente
Equipe de assistência ao paciente
Gestão
Hospital
Trabalho em equipe
Resumé en portugais
Introdução: O trabalho em equipe é um modo de organizar o trabalho para uma ACP, a partir do qual a gestão consegue estabelecer relações de trabalho mais horizontais. Objetivo: Analisar as relações entre trabalho em equipe com atenção centrada no paciente e modelo de gestão, no contexto hospitalar. Método: Estudo com desenho misto quantitativo-qualitativo, sequencial, explanatório. A coleta de dados foi realizada após autorização dos comitês de ética da EEUSP e da instituição. Ocorreu em duas fases: 1) fase quantitativa, realizada por meio da aplicação e validação dos instrumentos de medida de clima de trabalho em equipe e atenção centrada no paciente. Amostra foi de 193 profissionais e 31 equipes, ligados à assistência direta aos pacientes nas unidades hospitalares; 2) fase qualitativa, observação direta sistemática, com registro em diário de campo. Participaram quatro equipes multiprofissionais com escores de clima de equipe e atenção centrada no paciente contrastantes, coordenadores e supervisores dessas equipes. A descrição e análise de cada fase possibilitou a integração dos resultados das duas fases. Resultados: Os participantes compreenderam profissionais se saúde, sendo técnicos em enfermagem (n= 69; 35,8%) e enfermeiros (n= 41; 21,2%). Com relação ao gênero, 139 (72,0%) eram do sexo feminino. As análises fatoriais exploratória e confirmatória revelaram ajuste satisfatório para o modelo estrutural de quatro fatores (CFI = 0,93; TLI = 0,92, RMSEA = 0,07), bem como consistência do modelo unidimensional estimado ( = 0,72; CC = 0,73; VME = 0,36). A confiabilidade foi confirmada com alfa de Cronbach e coeficientes de CC. Os indicadores de VME também revelaram índices adequados nas duas escalas. Os escores das equipes foram calculados e relacionados às médias dos quatro fatores sendo identificado os fatores mais e menos favorecidos. Os climas mais e menos favoráveis estão relacionados às equipes multiprofissionais, setores críticos, com perfis diferentes de atendimento. Na integração das duas fases: as equipes são similares em sua conformidade, equipes com clima mais favoráveis têm mais colaboração para uma ACP e apoio da gestão, com relações mais horizontais e decisões de trabalho compartilhadas. Conclusões: É necessário capacitar gestores e profissionais de saúde para o trabalho em equipe com atenção centrada no paciente e instrumentalizar o paciente com conhecimento que lhe possibilite participar do planejamento do seu cuidado, bem como saber avaliar a qualidade e segurança da assistência prestada nos serviços de saúde.
Titre en anglais
Teamwork management with patient-centered care in the hospital context: a mixed method study
Mots-clés en anglais
Hospital
Hospital management
Management
Patient care team
Patient-centered care
Teamwork
Resumé en anglais
Introduction: Teamwork is a way of organizing work for a patient-centered care (ACP), from which management can establish more horizontal working relationships. Objective: To analyze the relations between teamwork with patient-centered care and the management model in the hospital context. Method: Study with mixed quantitative- qualitative design, sequential, explanatory. Data collection was carried out after authorization from the ethics committees of EEUSP and the institution. It occurred in two phases: 1) quantitative phase, performed through the application and validation of the measuring instruments for teamwork climate and patient-centered care. Sample consisted of 193 professionals and 31 teams, linked to direct assistance to patients in hospital units; 2) qualitative phase, direct systematic observation, written in a field diary. Participants was four multiprofessional teams with contrasting team climate scores and patient-centered care, coordinators and supervisors of those teams. The description and analysis of each phase made it possible to integrate the results of the two phases. Results: The participants comprised health professionals, including nursing technicians (n = 69; 35.8%) and nurses (n = 41; 21.2%). Regarding gender, 139 (72.0%) were female. Exploratory and confirmatory factor analyses revealed a satisfactory fit for the four-factor structural model (CFI = 0.93; TLI = 0.92, RMSEA = 0.07), as well as consistency of the estimated one-dimensional model ( = 0.72; CC = 0.73; VME = 0.36). The reliability of the analyses was confirmed with Cronbach's alpha and CC coefficients. The VME indicators also revealed adequate indexes on both scales. The scores of the teams were calculated and related to the means of the four factors, identifying the most and least favored factors. The most and least favorable climates are related to multiprofessional teams, critical sectors, with different assistance profiles. In the integration of the two phases: the teams are similar in their conformity; teams with a more favorable climate have more collaboration for an ACP, management support with more horizontal relationships and shared decision making. Conclusions: It is necessary to train managers and health professionals for teamwork with ACP and to equip the patient with knowledge that allows him/her to participate in the planning of his/her care, as well as knowing how to evaluate the quality and safety of the assistance provided in the health services.
 
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Date de Publication
2021-03-15
 
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