• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.7.2013.tde-18072014-104305
Document
Auteur
Nom complet
Debora Maria Alves Estrela
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Fernandes, Maria de Fatima Prado (Président)
Leite, Maria Madalena Januario
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Titre en portugais
Gestão pedagógica administrativa em cursos profissionalizantes em Enfermagem
Mots-clés en portugais
educação profissionalizante.
enfermagem
Gestão administrativa
Resumé en portugais
Introdução: A gestão escolar está intrinsecamente relacionada à área educativa, e requer que o gestor dirija os trabalhos desenvolvidos pelos professores de forma a garantir melhores resultados possíveis em prol da formação dos alunos, visando à qualidade do processo ensino aprendizagem. Este estudo apresenta a relação entre o pedagógico e o administrativo da gestão escolar focada no gestor de escola profissionalizante em enfermagem. Objetivos: descrever como os gestores de escolas de ensino profissionalizante em enfermagem compreendem o papel do gestor e conhecer como se processa o trabalho da gestão pedagógica administrativa destes gestores. Método: realizado um estudo exploratório, descritivo de caráter qualitativo. Foram realizadas oito entrevistas com gestores escolares de escolas privadas e públicas. Utilizada a análise de conteúdo preconizada por Bardin. Após a análise surgiram quatro categorias: 1. Função Administrativa do Gestor; 2. Função Pedagógica do Gestor; 3. Formação Pedagógica e Administrativa do Gestor; 4. Cotidiano do Trabalho do Gestor. Resultados: os depoimentos mostraram como ocorre a relação entre o pedagógico e o administrativo na escola e como se processa a gestão. Conclusão: A Função Administrativa do Gestor está alicerçada por questões pedagógicas e políticas que devem prover recursos para a implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico. Na Gestão Pedagógica os gestores apresentaram algumas variáveis em suas funções, sinalizando que alguns profissionais assumem responsabilidades por múltiplas atividades e outros não. A formação pedagógica e administrativa do gestor traz como realidade o ser gestor ainda em construção. No cotidiano, os gestores devem estar atentos à organização do trabalho, principalmente o trabalho pedagógico que deve ser de responsabilidade de todos os profissionais envolvidos com o ensino.
Titre en anglais
Administrative pedagogic management in nursing technical courses
Mots-clés en anglais
Administrative management
nursing
technical education.
Resumé en anglais
Introduction: Schools management is intrinsically related to the educational area, and requires the manager to conduct work developed by teachers in a way to guarantee the best results possible toward students formation, keeping in mind learning process quality. This study presents the relation between pedagogy and administration in schools management focused in the technical nursing course manager. Objectives: Describe how technical school managers understand the managing role and to know how the administrative pedagogical management work processes. Method: Through an exploratory, descriptive and qualitative study, eight interviews with school managers were realized, both in private and public sectors, using content data analysis preconized by Bardin. After analysis four categories were considered: 1. Managers Administrative Function; 2. Managers Pedagogical Function; 3. Managers Pedagogical Formation; 4. Managers Daily Work. Results: Briefing showed how the relationship between pedagogy and administration works in school and how management is processed. Conclusion: Managers Administrative Function is grounded in pedagogical and political questions which must provide resources to the implementation and evaluation of the Pedagogical Political Project. In Pedagogical Management, managers present some variables in their functions, signalizing that some professionals assume responsibility of various activities while others dont. The pedagogical and administrative formation of the manager reveals it is own constructive aspect. On daily life, managers must be aware to work organization, mainly pedagogical work, which must be responsibility of all professionals involved in teaching.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-07-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.