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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.7.2020.tde-16122019-200036
Documento
Autor
Nome completo
Magali Hiromi Takashi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Freitas, Genival Fernandes de (Presidente)
Caverni, Leila Maria Rissi
Mecone, Márcia Cristina da Cruz
Oguisso, Taka
Pereira, Irene Mari
Prado, Claudia
Título em português
Ensino de administração na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo: décadas de 1940 a 1970
Palavras-chave em português
Administração de Serviços de Saúde
Ensino
História da Enfermagem
Resumo em português
Introdução: O ensino de Administração em Enfermagem foi construído, ao longo dos anos, pelos docentes e pesquisadores da Escola de Enfermagem da USP. O currículo de Enfermagem tem passado por modificações desde sua criação. O pressuposto desse estudo é de que os conteúdos de Administração em Enfermagem favoreceram a identidade do enfermeiro por meio do ensino do gerenciamento em Enfermagem na formação generalista do enfermeiro (bacharelado). Objetivos: Compreender os espaços de luta, mudanças e construção política do ensino de Administração em Enfermagem, a partir do currículo da EEUSP, no período de 1940 a 1979; Descrever o contexto sócio-político das décadas de 1940 a 1970 (mais especificamente no Estado de São Paulo) e sua influência sobre a Enfermagem e o ensino da Administração nessa área; Analisar as forças políticas, agentes e mudanças na organização do currículo no ensino teórico e prático da Administração na EEUSP, nas décadas de 1940 a 1970; Compreender e analisar as lutas, conquistas e embates dos agentes no campo do ensino da Administração em Enfermagem na EEUSP, nas décadas estudadas. Método: Estudo de natureza qualitativa histórico- social com abordagem da história oral temática. O objeto de estudo foi o ensino de Administração em Enfermagem na EEUSP e o recorte temporal foi da década de 1940 a 1970. A coleta deu-se por meio de entrevistas empregando-se roteiro semiestruturado realizado com docentes que ministraram a disciplina de Administração em Enfermagem e que tenham condições de saúde para realizarem seus depoimentos. Os dados foram interpretados à luz das teorias dos sociólogos Pierre Bourdieu e Claude Dubar. Optou-se pela utilização de duas técnicas: uma para coleta (História Oral) e outra para análise, Triangulação de método desenvolvida por Maria Cecília de Souza Minayo. Resultados: Dos depoimentos analisados emergiram seis categorias centrais: 1. Principais referências e influências para a Administração sob a ótica docente; 2. Representação e contribuições do Ensino da Administração em Enfermagem na formação identitária do enfermeiro; 3. Expectativas dos docentes com relação aos estudantes/enfermeiros com o conhecimento da Administração na graduação; 4. Relacionamentos interpessoais das docentes do ensino de Administração; 5. Estratégias e mudanças realizadas pelas docentes na disciplina de Administração em Enfermagem; 6. Resultados com a inserção do Ensino da Administração em Enfermagem na visão das docentes. Foram construídas, ainda, 14 subcategorias. Considerações finais: Os relatos das docentes se destacam pelo empenho na formação, incluindo formação no exterior, e relações próximas com corpo docente e autoridades institucionais e governamentais, agregando força política, que também se deu por meio de intensa participação nas atividades, em níveis nacional e internacional, em entidades de classe e eventos científicos. O resultado da dedicação dessas docentes repercutiu na referência do ensino de Administração em Enfermagem da EEUSP como modelo adotado por muitas instituições de Enfermagem, em nível superior, do país e favoreceu na identidade do enfermeiro em sua maneira de atuar, pensar e agir, tanto nas práticas gerenciais, quanto nas práticas assistenciais.
Título em inglês
Teaching of Administration in the School of Nursing of the University of São Paulo: decades of 1940 to 1970
Palavras-chave em inglês
Health Services Administration
History of Nursing
Teaching
Resumo em inglês
Introduction: The teaching of Nursing Administration was built, over the years, by the faculty and researchers of the School of Nursing of USP. The nursing curriculum has undergone changes since its inception. The assumption of this study is that Nursing Administration content favored the identity of the nurse through the teaching of Nursing management in the general education of nurses (baccalaureate). Objectives: To understand the spaces of struggle, changes and political construction of Nursing Administration teaching, based on the EEUSP curriculum, from 1940 to 1979; Describe the socio-political context of the 1940s to 1970s (more specifically in the State of São Paulo) and its influence on nursing and management education in this area; To analyze the political forces, agents and changes in the organization of the curriculum in the theoretical and practical teaching of the Administration in EEUSP, in the 1940 to 1970; Understand and analyze the struggles, achievements and clashes of the agents in the field of Nursing Administration teaching at EEUSP, during the decades studied. Method: A qualitative and social-historical study with a thematic oral history approach. The object of study was the teaching of Administration in Nursing in the EEUSP and the temporal cut was from the decade of 1940 to 1970. The collection was made through interviews using a semi-structured script realized with teachers who ministered the discipline of Administration in Nursing and who have health conditions to make their statements. The date were interpreted in the light of the theories of sociologists Pierre Bourdieu and Claude Dubar. Two techniques were used: one for collection (Oral History) and another for analysis, Triangulation of a method developed by Maria Cecília de Souza Minayo. Results: Six main categories emerged from the interviews: 1. Main references and influences for Administration under the teaching perspective; 2. Representation and contributions of the Nursing Administration Teaching in the identity formation of the nurse; 3. Teachers' expectations regarding the students /nurses with the knowledge of the Administration in graduation; 4. Interpersonal relationship of the teachers of the teaching of Administration; 5. Strategies and changes made by the teachers in the discipline of Administration in Nursing; 6. Results with the insertion of the Teaching of the Administration in Nursing in the vision of the teachers In addition, 14 subcategories were constructed. Final considerations: Teachers' reports stand out for the commitment to training, including training abroad, and close relations with faculty and institutional and governmental authorities, adding political force, which also occurred through intense participation in activities at national and international levels, in class entities and scientific events. The result of the dedication of these teachers reflected in the reference of the Nursing Administration teaching of the EEUSP as a model adopted by many Nursing institutions in the higher level of the country and favored in the identity of the nurses in their way of acting, thinking and acting, both in managerial practices and in care practices.
 
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Data de Publicação
2020-03-03
 
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