• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.7.2020.tde-08042021-115101
Documento
Autor
Nombre completo
Daniele Soares Carlin
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Fernandes, Maria de Fatima Prado (Presidente)
Fonseca, Ariadne da Silva
Garbin, Mônica Cristina
Kobayashi, Rika Miyahara
Rangel, Flaminio de Oliveira
Vaz, Débora Rodrigues
Título en portugués
Metodologias de ensino na educação à distância em ciência da saúde: formação lato sensu
Palabras clave en portugués
Ciências da Saúde
Curso de Especialização
Educação a Distância
Métodos de Ensino
Resumen en portugués
Introdução: Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação a maneira como as pessoas buscam conhecimento e se relacionam têm se modificado de forma rápida. Esse avanço trouxe novas ferramentas que permitiram a expansão dos cursos na modalidade de Educação a Distância EaD que viabiliza aos estudantes e profissionais de saúde, a possibilidade de se especializarem (lato sensu), quando um curso presencial não cabe em sua rotina, proporcionando um maior acesso à especialização, sobretudo no âmbito das ciências da saúde. As metodologias de ensino utilizadas no uso dessas ferramentas são essenciais para viabilizar a qualidade do processo de ensino aprendizagem. Objetivo: Identificar o papel das metodologias de ensino utilizadas em cursos lato sensu na modalidade EaD nas áreas das Ciências da Saúde no Brasil. Método: pesquisa qualitativa descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram professores/coordenadores de cursos lato sensu nas áreas da saúde oferecidos na modalidade de EaD. Estes preencheram um formulário acerca das ferramentas e metodologias de ensino utilizadas nesses cursos e participaram de entrevista semiestruturada com questões norteadoras pertinentes ao tema. Para análise dos dados utilizou-se o método de análise de conteúdo sob os conceitos da teoria sócio- interacionista de Vygotsky Resultados: a análise dos dados resultou em quatro categorias pertinentes ao objeto de estudo. Reflexões acerca dos cursos oferecidos na modalidade EaD; Acesso aos cursos de especialização; O papel das Tecnologias de Informação e comunicação; e, com destaque para A importância das metodologias de ensino para os cursos lato sensu das áreas da saúde. Conclusões: A EaD traz uma nova realidade para a expansão e aprofundamento de conhecimento. Existe uma preocupação com a qualidade do ensino, direcionada a necessidade de atualização e adequação das metodologias aplicadas ao uso das ferramentas utilizadas nos cursos oferecidos nessa modalidade. A EaD proporciona a ampliação do acesso à qualificação dos profissionais pela maior adesão a essa modalidade de ensino, visando a melhoria da assistência de saúde para a população.
Título en inglés
E-learning teaching methodologies in health sciences: lato sensu academic training
Palabras clave en inglés
E-learning
Health Scienses
Specialization Classes
Teaching Method
Resumen en inglés
Introduction: With the advancement of Information and Communication Technologies, the way people search knowledge and relate has changed quickly. This improvement has brought new tools which have allowed the expansion of e-learning which enables students and health professionals the possibility of specializing (lato sensu), when a presencial class does not fit in their routine, providing greater access to specialization, especially in the health sciences. The teaching methodologies used in the use of these tools are essential to enable the quality of the teaching-learning process. Objective: To identify the role of teaching methodologies used in lato sensu classes of e-learning in the Health Sciences areas at Brazil. Method: descriptive qualitative research. The research subjects were professors/coordinators of lato sensu courses in the health areas offered in e-learning modality. They completed a form about the teaching tools and methodologies used in these classes and participated in a semi-structured interview with guiding questions pertinent to the subject. For data analysis was used the content analysis method under the concepts of Vygotsky's socio-interactionist theory. Results: Data analysis resulted in four categories pertinent to the object of study. Observations on the classes offered in the distance education modality; Access to specialization classes; The role of information and communication technologies; and, especially, the importance of teaching methodologies for lato sensu classes in health areas. Conclusions: E-learning brings a new reality to the expansion and deepening of knowledge. There is a concern with the quality of teaching, directed to the need to update and adapt the methodologies applied to the use of tools used in the classes offered in this modality. E-learning provides the widening of access to the qualification of professionals by greater adherence to this education way, aiming at improving health care to population.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Daniele_Carlin.pdf (917.69 Kbytes)
Fecha de Publicación
2021-04-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.