• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2011.tde-02032012-123644
Document
Auteur
Nom complet
Daniele Soares Carlin
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Fernandes, Maria de Fatima Prado (Président)
Barrientos, Dora Mariela Salcedo
Peres, Heloisa Helena Ciqueto
Titre en portugais
Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal
Mots-clés en portugais
Educação
Enfermagem.
Ensino
Estudo e ensino
Resumé en portugais
As relações interpessoais são essenciais em todos os segmentos da vida humana. Nas escolas de enfermagem estas relações posicionam-se como elementos fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e para sua formação profissional na área da saúde. Este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo analisar a percepção dos professores acerca da relação interpessoal professor-aluno no ensino profissional técnico em enfermagem. O cenário constituiu-se de uma Escola de ensino profissional técnico em enfermagem localizada no município de São Paulo. A coleta de dados realizou-se com grupo focal e empregou-se a análise de conteúdo. Os achados apontaram quatro categorias: Relacionamento interpessoal Professor-Aluno, Atitudes de Professores e Alunos, Perfis de Professores e Alunos e Compromisso com Aprendizagem. Os resultados mostraram que os professores vivenciam a relação interpessoal professor-aluno, com atenção voltada para um aprofundamento na própria prática pedagógica, contudo nem sempre como um processo educativo pautado em princípios e valores. Também referem que são escassos os espaços para diálogos e reflexões acerca de questões relativas à qualidade da relação interpessoal entre professores e alunos. Os professores apontaram que muitas vezes o perfil do aluno não condiz como aquele que busca ser um profissional da saúde e reconheceram o impacto que o relacionamento interpessoal e suas atitudes têm na formação dos alunos do ensino técnico profissional em enfermagem. Conclui-se que a atitude do professor e sua influência no aprendizado atitudinal do aluno foi evidenciada nos achados repercutindo no futuro profissional, bem como os professores reconhecem que sua percepção na relação professor-aluno é pautada em posturas individuais e essencialmente subjetivas e de difícil reconhecimento no desenvolvimento do processo educativo
Titre en anglais
Interpersonal relationship between teacher and student in the nursing vocational education: regarding attitudinal learning
Mots-clés en anglais
Interpersonal Interaction.
Nursing
Nursing Education
Study and Teaching
Vocational Education
Resumé en anglais
Interpersonal relationships are essential to all segments of any human life. At nursing vocational schools these relationships are positioned as necessary factors to the students development and to their professional growth in the healthcare area. This qualitative study aimed to analyze the perceptions of teachers about the interpersonal relationship between teacher-student in nursing vocational education. The scenario consisted of a nursing vocational school at the city of São Paulo. The data collection was conducted with a focal group and the technique of content analysis was used to analyze it. The present findings indicate four categories: Interpersonal relationship between teacher and student; Teachers and Studentss Attitudes; Teachers and students profiles; and Students and their commitment to learning. The results showed that teachers experience the interpersonal relationship between teacher-student, with their attention toward deepening in their own teaching practice, though not always as an educational process guided by principles and values. They also noted that there are few spaces for dialogue and reflection about issues concerning the quality of interpersonal relationships between teachers and students. Teachers pointed out that often the student's profile is not consistent as the one who seeks to be a health professional and recognized the impact that their interpersonal relationships and attitudes in the formation of students in nursing vocational education. Its conclude is that the teacherss attitudes and their influence on students attitudinal learning was evidenced in the findings, impacting the future professional, and the teachers recognize that their perception in the teacher-student relationship is grounded at individual attitudes that are essentially subjectives and difficult to recognize in the development of the educational process
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Daniele_Carlin.pdf (1.10 Mbytes)
Date de Publication
2012-03-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.