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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.7.2011.tde-18082011-131146
Document
Auteur
Nom complet
Isabel Yovana Quispe Mendoza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Peniche, Aparecida de Cassia Giani (Président)
Galvao, Cristina Maria
Püschel, Vilanice Alves de Araujo
Sampaio, Lucimar Aparecida Barrense Nogueira
Turrini, Ruth Natalia Teresa
Titre en portugais
Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia para aprendizagem em centro cirúrgico
Mots-clés en portugais
Aprendizagem
Enfermagem Perioperatória
Hipotermia
Resumé en portugais
A hipotermia ainda é um problema que responde por uma proporção de complicações no período pós-operatório que podem ser preveníveis. Apesar da melhora nas técnicas anestésico-cirúrgicas, estima-se que ocorre em mais de 70% dos pacientes no período perioperatório, sendo uma preocupação para a equipe de saúde. Frente a isso, melhorias no treinamento dos profissionais de enfermagem com relação à hipotermia se faz necessário. Os objetivos do estudo foram: Avaliar a influência de intervenções educativas sobre o conhecimento da hipotermia dos Auxiliares de Enfermagem e da assistência de enfermagem no período intraoperatório, identificar a diferença do conhecimento sobre hipotermia do Auxiliar de Enfermagem, após a intervenção educativa e comparar a assistência de enfermagem prestada ao paciente cirúrgico, antes e após a intervenção educativa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem metodológica quantitativa, quase experimental, com um grupo de comparação antes e depois. Participaram do estudo 35 auxiliares de enfermagem. Para a coleta de dados, elaborou-se um questionário e um roteiro de observação da assistência direta ao paciente que foram validados pela técnica Delphi. Do total dos profissionais, 91% eram do sexo feminino, 65,7% tinham se formado em instituição privada; 45,7% pertenciam à faixa etária de 20 a 30 anos, 48,6% com tempo de formação entre 1 a 5 anos e 91,4% com tempo de atuação no Centro Cirúrgico entre 1 a 5 anos. O teste t mostrou diferença estatisticamente significante em relação ao conhecimento (p=0,00) e observação direta (p=0,00) após a intervenção educativa; entretanto, o teste de análise de variância para medidas repetidas não mostrou diferença significativa do conhecimento e na assistência direta ao paciente, após a intervenção educativa quando relacionado às variáveis sociodemográficas estudadas. Pelo teste t, todos os itens do questionário referente ao conhecimento sobre hipotermia e ao roteiro de assistência direta ao paciente mostraram diferença significativa, após a intervenção educativa. Concluiu-se que, apesar das limitações deste estudo, se pôde inferir que a intervenção educativa foi efetiva, visto que a diferença nas médias do conhecimento e na assistência direta aumentaram após a intervenção, uma vez que os conceitos sobre hipotermia foram ancorados, ampliados e modificados na estrutura cognitiva dos profissionais de enfermagem, conforme a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel.
Titre en anglais
Educational intervening on hypothermia: A learning strategy in the Surgical Center.
Mots-clés en anglais
Hypothermia
Learning
Periperative Nursing
Resumé en anglais
Hypothermia is still a problem that responds for a percentage of the complications in the post operatory period that can be preventable. Despite the improvement in the anesthesia surgery techniques, it is estimated that it happens in more than 70% of the patients in the peri operatory period, being a worrying for the health team. Because of this, improvements in the nursery professionals training in relation to hypothermia are necessary. The goals of this study were: to evaluate the influence of the educational interventions over the hypothermia knowledge of the Nursery Assistants and the nursery assistance in the intra-operatory period, to identify the difference of knowledge over hypothermia of the Nursery Assistance, after the educational intervening and compare the nursery assistance given to the surgical patient, before and after the educational intervening. For such, a research was held with a quantitative methodological approach, nearly experimental, with a comparison group before and after. 35 nursery assistants participated on the study. For the data survey, a questionnaire was elaborated and a script for observation of the direct assistance to the patient which was validated by the Delphi Technique. From the total of the professionals, 91% were female, 65.7% were graduated from a private institution, 45.7% were between 20 and 30 years of age, 48.6% have been graduated for 1 to five years and 91.4% have been acting in the Surgical Center for 1 to 5 years. The t test shows statistical meaningful difference of knowledge (p=0.00) and of direct observance (p=0.00) after the educational intervening as for the socio-demographical variants studied. By the t test, all the items in the questionnaire referring to the knowledge in hypothermia and to the script in the direct assistance to the patient showed meaningful difference, after the educational intervening. It was concluded that, in spite of the limitations of this study, it is possible to infer that the educational intervening was effective, given that the difference in the averages of knowledge and in the direct assistance increased after the intervening, once the concepts on hypothermia were anchored, broadened and modified in the cognitive structure of the nursery professionals, according to the meaningful learning theory from David Ausubel.
 
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Isabel_Yovana.pdf (446.18 Kbytes)
Date de Publication
2011-08-18
 
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