Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.7.2007.tde-12062007-093304
Document
Auteur
Nom complet
Debora Cristina Alavarce
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Pierin, Angela Maria Geraldo (Président)
Gusmão, Josiane Lima de
Püschel, Vilanice Alves de Araujo
Titre en portugais
Elaboração de uma hipermÃdia educacional para o ensino do procedimento de medida de pressão arterial para utilização em ambiente digital de aprendizagem
Mots-clés en portugais
Determinação da pressão arterial
HipermÃdia
Tecnologia educacional
Resumé en portugais
A medida da pressão arterial é um procedimento simples e imprescindÃvel na avaliação do sistema cardiovascular, porém sua realização sofre influências de diversos fatores que podem comprometer os valores obtidos. As estratégias de ensino da técnica de medida da pressão arterial utilizam as aulas expositivas e filmes de treinamento, porém o ambiente digital ainda não foi explorado. O ambiente digital de aprendizagem tem-se constituÃdo em uma poderosa ferramenta do processo de ensino aprendizagem, pois acrescenta significado e concretude aos conteúdos que precisam ser aprendidos. A graduação em enfermagem tem sido beneficiada pelo uso da tecnologia de informação no ensino de seus procedimentos e técnicas, embora as iniciativas nesta área sejam ainda incipientes. O objetivo deste trabalho foi construir uma hipermÃdia educacional para o ensino da técnica de medida da pressão arterial para graduandos de enfermagem e descrever as etapas do processo de construção. O referencial pedagógico adotado para nortear a elaboração do conteúdo foi de Robert Gagné, e seguiu-se o modelo em três fases proposto por Price para a construção da hipermÃdia. O produto final contou com quatro tópicos, agrupando 12 módulos, no qual se apresenta todas as questões que envolvem a realização do procedimento de medida da pressão arterial, discorrendo sobre aspectos fisiológicos, métodos e técnica de medida. A hipermÃdia utiliza os recursos de áudio, vÃdeo, animações bidimensionais, fotos, ilustrações e simulações. A avaliação foi realizada simultaneamente por três grupos de juÃzes técnicos em informática; docentes de enfermagem e profissionais da saúde; e por alunos de graduação em enfermagem, utilizando instrumentos de avaliação especÃficos para cada grupo. Estas avaliações foram analisadas separadamente, os resultados apresentaram semelhanças entre os grupos que se detiveram em questões organizacionais, estéticas e informacionais. De maneira geral, os grupos avaliaram bem a hipermÃdia, com comentários positivos a respeito da estratégia e da qualidade final do ambiente desenvolvido. O uso da hipermÃdia e do ambiente digital de aprendizagem pode representar uma importante estratégia para o ensino da enfermagem, porém o desenvolvimento de ferramentas educacionais adequadas a este ambiente é um campo novo em franca expansão que necessita de avaliação e adequação periódicas
Titre en anglais
Development of an educational hypermedia to teach an arterial blood pressure measurement procedure, for digital learning environment utilization
Mots-clés en anglais
Arterial blood pressure determination
Educational technology
Hypermedia
Resumé en anglais
Arterial blood pressure measurement is a simple and essential conduct to evaluate the condition of the cardiovascular system; however, it is afected by several factors that can change the obtained results. Lectures and training movies are used as teaching strategies of blood pressure measurement technique, but digital environment has not been explored so far. Digital teaching environment is a powerful tool for the teaching-learning process, because it adds meaning and concreteness to the subjects to be learned. The use of information technology in the teaching of nursing procedures and techniques has benefit Nursing Undergraduate courses, although the iniciatives in this area are still incipients. This work intended to build an educational hypermedia to the arterial blood pressure measurement teaching for undergraduate nursing students, and to describe the steps of the building process. The development of the content used a pedagogical reference by Robert Gagné as guidance, and followed the three-phase model proposed by Price for the hypermedia construction. The final product has 12 modules within 4 topics, and presents all questions concerning the procedure to the arterial blood pressure measurement, considering methods, measurement technique and physiological aspects. Hypermedia uses resources as audio, video, two-dimensional animations, photos, pictures and simulations. The evaluation was made simultaneously by three groups of judges: computer science technicians; teachers of nursing and health professionals´ courses, and nursing undergraduate students, using specific evaluation tools for each group. The evaluations were analysed on an individual basis; the results showed some similarities, mainly in organizational, aesthetical and informational issues. On the whole, the groups made an approving evaluation of the hypermedia, with positive comments about the strategy and final quality of the developed environment. The use of hypermedia and digital learning environment can represent an important strategy to nursing teaching; however, the development of teaching tools that are suitable to this environment is a new and expanding field that requires periodical evaluation and adjustments
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-06-12
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées
cliquant ici.