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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.7.2020.tde-09122019-135905
Document
Auteur
Nom complet
Larissa Bertacchini de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Püschel, Vilanice Alves de Araujo (Président)
Adamy, Édlamar Kátia
Carbogim, Fábio da Costa
Crossetti, Maria da Graça Oliveira
Cruz, Dina de Almeida Lopes Monteiro da
Gallani, Maria Cecilia Bueno Jayme
Titre en portugais
Ensino do pensamento crítico para estudantes de Enfermagem: abordagens, desenho e teoria de uma intervenção educativa
Mots-clés en portugais
Enfermagem
Ensino Superior
Estudantes de Enfermagem
Pensamento Crítico
Resumé en portugais
Introdução: Formar profissionais críticos, reflexivos, capazes de tomar decisões complexas e baseadas em evidências científicas, é uma exigência cada vez mais premente na atualidade. Sendo assim, é importante que o estudante de Enfermagem desenvolva e/ou aprimore suas habilidades e disposições de pensamento crítico (PC), para que sejam profissionais competentes para atuarem nos complexos sistemas de saúde e ensino. Objetivos: Avaliar como tem se dado o ensino do PC nos cursos de graduação em Enfermagem na literatura científica e nas instituições de ensino; identificar a perspectiva de docentes e discentes sobre o ensino de PC; analisar o conceito de PC; desenhar uma intervenção educativa e desenvolver uma teoria para o ensino explícito de disposições e habilidades de PC para estudantes de graduação em Enfermagem. Método: Estudo de método misto, baseado em um modelo de desenvolvimento de intervenções complexas em Enfermagem. Para compreender o problema, realizamos inicialmente, na abordagem teórica, uma revisão de escopo para identificar como tem se dado o ensino e quais os referenciais teóricos utilizados nos estudos para o desenvolvimento do PC em estudantes de graduação em Enfermagem. Na fase de abordagem empírica, desenvolvemos uma análise do conceito de PC. Na fase de abordagem experiencial, realizamos estudos observacionais descritivos e de abordagem quantitativa e qualitativa para avaliar a inserção do ensino do PC nos currículos dos Cursos de Graduação em Enfermagem das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras e para identificar a perspectiva de estudantes e docentes a respeito do conceito de PC, da importância do ensino de PC no curso e métodos de avaliação. Os dados foram obtidos por meio de questionários, grupo focal e entrevistas com estudantes e docentes de cursos de graduação em Enfermagem. A análise dos dados oriundos das entrevistas e grupo focal foi realizada por meio da análise de conteúdo, da qual se originaram os elementos conceituais do modelo teórico. Na sequência, definimos os ingredientes ativos, objetivos, estratégias, modo de entrega e a dose da intervenção, que embasaram a criação da Teoria do Ensino Explícito do Pensamento Crítico (TEEPC). Resultados: Foram incluídos na revisão de escopo 50 estudos. A maioria dos estudos utilizou metodologia experimental e foi desenvolvida na China. As estratégias mais avaliadas foram o Problem-Based Learning e mapa conceitual, comparados a palestras, e utilizados instrumentos para avaliar disposições e habilidades de PC. Na análise de conceito identificamos os fatores relacionados, atributos, antecedentes, consequentes e implicações do conceito de PC. Na perspectiva de docentes e discentes, o estudo de caso foi a estratégia mais citada como promotora do PC. Além disso, os docentes mencionaram a dificuldade em abordar o ensino do PC e os discentes fizeram uma crítica importante sobre o modelo de ensino tradicional, enfatizando a necessidade do ensino explícito do PC. O desenho da intervenção foi realizado considerando como ingredientes ativos as disposições e habilidades de PC e compreendeu as metas (objetivos e resultados esperados da intervenção), as atividades (estratégias de ensino e avaliação), o modo de entrega (formato e contexto) e a dose (frequência e duração). A TEEPC foi desenvolvida com base nos resultados da compreensão do problema e do desenho da intervenção. Conclusões: O ensino do PC para estudantes de Enfermagem é uma atividade complexa, porém necessária e premente. As abordagens teórica, empírica e experiencial possibilitaram o desenvolvimento do desenho e da teoria da intervenção educativa que deverá ser implementada e avaliada. Com base no desenho da intervenção educativa e na TEEPC será possível ensinar PC para estudantes de graduação em Enfermagem com embasamento consistente e instrumentalizar docentes para o ensino da temática de PC, visando ao alcance do perfil de enfermeiro com formação crítica e reflexiva.
Titre en anglais
Tuition of critical thinking to nursing students: approach, sketch and theory of an educational intervention
Mots-clés en anglais
Critical thinking
Education Higher
Nursing
Nursing students
Resumé en anglais
Developing professionals that are not only critical and reflexive but also able to make complex decisions based on scientific evidence is becoming more compelling each day. Therefore, it is important that the nursing student builds up and/or enhances his/her abilities and provisions of critical thinking (CT) in a way that he/she becomes a skilled professional to act in complex systems as the health and educational ones. Objectives: Assessing how the teaching of CT in the nursing graduation courses has been happening not only through scientific literature but also in educational institutions; identifying the perspective of both professors and students regarding the tuition of CT; analyzing the concept of CT; sketching an educational intervention and developing a theory for the explicit teaching of dispositions and skills of CT for students taking a degree in nursing. Method: Assessment of mixed method, based on a model of development of complex intervention in nursing. In order to shed light on the issue we have initially reviewed the scope in the theoretical approach to identify how the tuition has been happening and which theoretical support has been used in the research for the development of CT in nursing students. In the phase of empirical approach, we have developed an analysis of the CT concept. In the experiential approach, we have performed observational descriptive studies as well as a qualitative and quantitative approach to assess the insertion of the tuition of CT in the syllabuses of Brazilian public courses of Bachelor in Nursing (higher education) and to identify the perspective of students and professors regarding the concept of CT, the importance of teaching CT in the courses and its assessment methods. Data has been obtained through questionnaires, a focus group and interviews with students and professors of nursing graduation courses. The analysis of data collected through interview and the focus group has been done through content analysis, in which concept elements of the theoretical model have been originated. After that, we have defined the active ingredients, goals, strategies, submitting form and the amount of intervention, which have all substantiated the formation of the Tuition Theory of Explicit Critical Thinking (TTECT). Results: Fifty researches were included in the scope review. The majority of the researches made use of experimental methodology and were developed in China. Problem-Based Learning and conceptual map were the most assessed strategies, they were compared to lectures, and instruments were used to measure dispositions and CT skills. In the analysis of concept we identified the correlated factors, traits, preceding and resulting factors, as well as the implications in the concept of CT. In the perspective of professors and students, the case study was the strategy most often mentioned as the fosterer of CT. Besides that, the professors mentioned the difficulty in addressing the tuition of CT and students made important criticism regarding the traditional teaching, highlighting the need of explicit tuition of CT. The intervention sketch was made taking into consideration as active ingredients the provisions and skills of CT and incorporated the goals (objectives and expected results of the intervention), the activities (teaching and assessing strategies), the submitting form (format and context) and the amount (frequency and length). TTECT was developed according to the results of problem understanding and the intervention sketch. Conclusions: The tuition of CT for nursing students is a complex activity although necessary and urgent. The theoretical, empirical and experiential approaches have made possible the development of the sketch and theory of educational intervention which should be implemented and assessed. According to the sketch of educational intervention and TTECT it will be possible to teach CT to graduation nursing students, with a consistent basis and to enable professors to the teaching of the CT topic, aiming at the nurses figure reach, with critical and reflexive education.
 
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Date de Publication
2020-01-08
 
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