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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.7.2010.tde-20052010-110404
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Marques da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Peduzzi, Marina (Presidente)
Leite, Maria Madalena Januario
Matumoto, Silvia
Mishima, Silvana Martins
Soares, Cassia Baldini
Título em português
Processo de trabalho e atividades educativas de trabalhadores de enfermagem em hospitais públicos
Palavras-chave em português
Educação continuada
Recursos humanos de enfermagem
Serviços hospitalares
Trabalho
Resumo em português
O estudo tem como tema central a educação dos trabalhadores de enfermagem e a sua articulação com o cotidiano de trabalho. Foi desenvolvido com os objetivos de analisar as concepções dos enfermeiros sobre as relações existentes entre atividades educativas de trabalhadores e processo de trabalho de enfermagem, e as possibilidades de mudança nessa relação na perspectiva da integralidade da saúde, da educação permanente em saúde e do trabalho em equipe, conceitos que compõem o referencial teórico. Na pesquisa de campo foram realizadas 22 entrevistas semi-estruturadas com enfermeiros de dois hospitais públicos, 14 em hospital de ensino e 8 em hospital municipal. Os sujeitos foram selecionados com a utilização da técnica de bola-de-neve, iniciando com a gerente da área de enfermagem de cada hospital estudado. Os resultados mostraram que nos dois hospitais o processo de trabalho dos enfermeiros se compõe de duas dimensões complementares: gerencial e assistencial. Na primeira predominam atividades de gerenciamento de recursos humanos e, na segunda, a sistematização da assistência de enfermagem. Contudo, no hospital de ensino a atuação dos enfermeiros na sistematização da assistência de enfermagem refere-se à execução do cuidado e ao gerenciamento do cuidado e, no hospital municipal, apenas ao gerenciamento do cuidado. Há, em ambos os serviços, uma estreita relação entre processo de trabalho e atividades educativas de trabalhadores de enfermagem, porém, de caráter instrumental, técnico; e os enfermeiros têm a expectativa que as atividades educativas sejam realizadas pela área de educação continuada. Foram identificadas possibilidades de mudanças nas relações entre o processo de trabalho e a atividade educativa, em experiências voltadas a gestão participativa e ao trabalho em equipe, porém uma frágil presença de tematização da integralidade e da educação permanente em saúde. Conclui-se pela necessidade de construção de mudanças do modelo assistencial e das atividades educativas de trabalhadores nos hospitais, na perspectiva da atenção integral à saúde contemplando para além do biológico, também as dimensões da vida social, cultural e emocional.
Título em inglês
Work process and educational activities for nursing personnel in public hospitals
Palavras-chave em inglês
Continuing
Education
Hospital services
Nursing
Nursing staff
Work
Resumo em inglês
The study is focused on nursing workers education and the relationship with the daily work. It was developed with the purpose of analyzing the nursess views on the relationship between educational activities for workers and work processes of nurses, and the possibilities for change in this relationship in perspective for integration of health, of continuing health education and teamwork concepts which constitute the theoretical framework. In the field research were carried out as follows: 22 semi-structured interviews with nurses from two hospitals, 14 in educational hospital and 8 in the public hospital. The subjects were selected using the snowball technic, starting with the nurse area manager at each hospital. The results showed that both hospitals nurses work processes is composed by two complementary dimensions: management and care. The first activities are mostly of human resource management and, second, the nursing care systematization. However, in educational hospital the nurses work in nursing care systematization refers to the care implementation and care management and in public hospital, just care management. In both services, we found a close relationship between work processes and educational activities nursing workers, however of instrumental character, technical; though nurses have the expectation that the educational activities be done by the educational area. We identified opportunities for change in relations between the work processes and educational activities, in experiments aimed at participatory management and teamwork, but a weak presence of thematizing completeness and continuing health education. It is needed to change the assistencial model and educational activities for workers in hospitals, in view of the comprehensive health care in addition to addressing the biological, also the dimensions of social, cultural and emotional.
 
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Adriana_Marques.pdf (1.81 Mbytes)
Data de Publicação
2010-05-24
 
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  • SILVA, Adriana Marques, e PEDUZZI, Marina. Caracterização das atividades educativas de trabalhadores de enfermagem na ótica da educação permanente. Revista Eletrônica de Enfermagem [online], 2009, vol. 11, p. 518-526. Dispon?vel em: http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n3/v11n3a08.htm.
  • TRONCHIN, Daisy Maria Rizatto, et al. Educação permanente de profissionais de saúde em instituições públicas hospitalares [doi:10.1590/S0080-62342009000600011]. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online], 2009, vol. 43, p. 1210-1215.
  • PEDUZZI, Marina, SILVA, Adriana Marques, e Lima, Maria Alice Dias da Silva. Enfermagem como prática social e trabalho em equipe. In SOARES Cássia B, e CAMPOS, Célia MS. Fundamentos de Saúde Coletiva e o cuidado de enfermagem. Organizador. Barueri - SP : Manole, 2013{Volume}. cap. 1, p. 217-243.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7136/tde-20052010-110404/
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