• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.61.2011.tde-29062011-111922
Documento
Autor
Nombre completo
Márcia Regina Ferro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2011
Director
Tribunal
Maximino, Luciana Paula (Presidente)
Abramides, Dagma Venturini Marques
Neme, Carmen Maria Bueno
Título en portugués
Síndrome Del 22q11: estudo comportamental
Palabras clave en portugués
Comportamento
Psicologia
síndrome Velocardiofacial
Resumen en portugués
Objetivo: Investigar a competência social e a frequência de problemas afetivos e de comportamento em crianças e adolescentes com Síndrome Del 22q11. Investigar a frequência de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes com Síndrome Del 22q11. Modelo/Participantes: 13 sujeitos, 8 sexo Feminino e 5 Masculino. De 06 a 18 anos. Com diagnóstico da Deleção 22q11. Local de Execução: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) USP. Bauru SP. Instrumentos: (I) o Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência (CBCL), para pais de Achenbach (1991)- versão brasileira do instrumento (Bordin, Mari e Caeiro 1995) composto de 138 itens diferentes com questões estruturadas e semi-estruturadas, relativas à avaliação da competência social e de problemas de comportamento e (II) a Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School-Age Children-Present and Lifetime Version (K-SADS-PL)- versão brasileira (Brasil 2003) com questões semi-estruturadas para identificar distúrbios afetivos na faixa etária de 6 a 18 anos. (III) Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (1999), de 5 a 11 anos, Teste de Matrizes Progressivas, Escala Geral Séries, A, B, C, D e E, (Raven 2003) brasileiros com idade acima de 11 anos. Resultados: A Escala de Comportamento Total (comportamento Internalizante, Externalizante e Outros Problemas, houve indicação significativa de 9(70%) sujeitos para acompanhamento clínico. No estudo de saúde mental, três (23%) dos sujeitos foram classificadas com Transtorno de Déficit de Atenção, sendo uma adolescente e duas crianças do sexo feminino. Uma das crianças também com Transtorno de Oposição Desafiante. Conclusões: A investigação de frequência de problemas sócias, afetivos e comportamentais, se faz necessário, visto que essa população, apresenta índices significativos de problemas desta ordem. Os sujeitos com o diagnóstico da síndrome, devem ser investigados na infância, porque podem apresentar indícios de sintomas como, Transtornos de Atenção e Hiperatividade, Transtornos de oposição desafiante, Transtornos de ansiedade de separação, sendo estes sintomas paralelos ou as comorbidades. O tratamento deve ter inicio o mais cedo possível, devido a evolução para quadros de saúde mental mais graves.
Título en inglés
22q11 deletion syndrome: behavioral study
Palabras clave en inglés
Behavior
Psychology
Velocardiofacial syndrome
Resumen en inglés
Objective: To investigate the social competence and frequency of affective and behavioral disorders in children and adolescents with 22q11 deletion syndrome, and to investigate the frequency of mental health disturbances in children and adolescents with 22q11 deletion syndrome. Design/Participants: 13 individuals, being 8 females and 5 males, aged 6 to 18 years, diagnosed with 22q11 deletion syndrome. Setting: Hospital for Rehabilitation of Craniofacial Anomalies (HRAC) USP. Bauru, SP. Instruments: (I) Achenbach Child Behavior Checklist (CBCL) (1991), Brazilian version (Bordin, Mari e Caeiro 1995) composed of 138 different items with structured and semi-structured questions, addressing the evaluation of social competence and behavioral problems; (II) the Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School-Age Children-Present and Lifetime Version (K-SADS-PL) Brazilian version (Brasil 2003) with semi-structured questions to identify affective disorders in the age range 6 to 18 years; and (III) Ravens Progressive Matrices Test (1999) for 5 to 11 years, Progressive Matrices Test, General Scale Series, A, B, C, D and E, (Raven 2003), for Brazilian individuals aged more than 11 years. Results: According to the Global Behavior Scale (internalizing and externalizing behavior and other problems), there was significant indication of 9 (70%) individuals for clinical follow-up. In the mental health analysis, three (23%) subjects were classified as presenting Attention Deficit Hyperactivity Disorder (with predominance of inattentive type), being a teenager and two children of female gender, one of children whom also had Oppositional Defiant Disorder. Conclusions: Analysis of the frequency of social, affective and behavioral problems is necessary, since this population presented significant rates of these disorders. Subjects diagnosed with the syndrome should be investigated in childhood, because they may present signs of symptoms as Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Separation Anxiety Disorder, which may be parallel or associated to comorbidities. The treatment should be initiated as early as possible because of the possible evolution to more severe mental health disorders.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
DissMarciaFerroC.pdf (2.26 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-07-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.