• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.61.2016.tde-18102016-173747
Documento
Autor
Nombre completo
Tarcila Lima da Costa
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2016
Director
Tribunal
Dutka, Jeniffer de Cassia Rillo (Presidente)
Akerman, Marco
Bamonte, Joedy Luciana Barros Marins
Imbrizi, Jaquelina Maria
Mendes, Rosilda
Título en portugués
Cuidado em saúde e arte na percepção de estudantes de fonoaudiologia
Palabras clave en portugués
Arte
Cuidado em saúde
Educação
Fonoaudiologia
Humanização da Assistência
Resumen en portugués
No âmbito do Cuidado em Saúde, a Arte tem sido vista como potencial meio para a sensibilização de estudantes e profissionais implicados na prática de cuidado. O presente trabalho teve como objetivo principal investigar e analisar a percepção de estudantes de fonoaudiologia a respeito das relações entre cuidado em saúde e arte. O estudo ocorreu de forma interdisciplinar e intersetorial, a partir da proposta de experiência da Sala de Arte durante o Programa de Fonoterapia Intensiva (PFI) para correção de alterações de fala relacionadas à fissura labiopalatina e disfunção velofaríngea. Para tanto foram traçados os seguintes objetivos específicos: 1- Descrever as atividades realizadas na Sala de Arte no PFI e 2 Identificar registros que emergiram da experiência proposta pela Sala de Arte que abordem concepções e reflexões a respeito dos seguintes aspectos (analisadores): a) cuidado em saúde; b) arte; c) arte como cuidado; d) cuidado como arte. O estudo de características qualitativas valeu-se da cartografia associada à análise documental, tendo como objeto de pesquisa os registros produzidos por estudantes o curso de graduação em fonoaudiologia durante a ocorrência da Sala de Arte. Sustentados por princípios da arte-educação, os dados produzidos foram organizados considerando os analisadores propostos para este estudo e em seguida categorizados e confrontados com bibliografia pertinente. De acordo com os resultados, a percepção dos estudantes indica que há em sua formação, predomínio do caráter hegemônico, centrado em produção de procedimentos. Os resultados também indicam haver carência de espaços voltados para o diálogo, para a reflexão sobre sua prática de cuidado, assim como, espaços de escuta e interpretação, no âmbito da integralidade. Conclui-se assim, que a proposta de experiência da Sala de Arte, oportunizou espaço aos estudantes para reflexão a respeito de cuidado em saúde e arte, dessa forma contribuindo para sua percepção e prática de saúde de forma integral e sensível.
Título en inglés
Healthcare and arts as perceived by speech-language pathology students
Palabras clave en inglés
Arts
Education
Healthcare
Humanized Care
Speech-Language Pathology
Resumen en inglés
When considering Healthcare, Art has been proposed as a tool to prepare students and professional to implement more effective and sustainable actions in health. The present study had the objectives of investigating and analyzing the perception of Speech-Language Pathology Students regarding to the relationship between healthcare and art. This proposal was conducted in an interdisciplinary and intersectoral way within the Arts Room experience, during the Intensive Speech Therapy Program (ISTP) for correction of speech disorders related to cleft lip and palate and velopharyngeal dysfunction. The following specific objectives were addressed: 1- To describe the activities conducted in the Arts Room at the ISTP and 2- To identify the written records registered by the students while experiencing the Arts Room, that addressed the following aspects (analysers): a) healthcare; b) arts; c) arts as healthcare; d) healthcare as art. The qualitative feature study was based in cartography associated to documental analysis, using as research subject records of Speech-Language Pathology students within the Arts Room. Supported by the principle of art-education, the produced data has being organized considering proposed analyzers for this study and then categorized and confronted with pertinent literature. The findings indicate that the students are prepared within a hegemonic model with emphasis in procedures. There is a lack of spaces focused on the dialogical interaction, to reflect on their care practice, as well as listening and interpretation spaces, at comprehensive health scope. The Arts Room experience, therefore, provided opportunities to the students to think about healthcare and art, contributing for their health perception and practice in a whole, sensitive manner.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-10-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.