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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.61.2022.tde-18012023-132457
Documento
Autor
Nome completo
Sávio Brandelero Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2022
Orientador
Banca examinadora
Dalben, Gisele da Silva (Presidente)
Costa, Tarcila Lima da
Dutka, Jeniffer de Cassia Rillo
Oliveira, Naiara Araújo de
Título em português
Desenvolvimento e validação de um manequim odontológico simulador da fissura labiopalatina
Palavras-chave em português
Educação em odontologia
Simulação de paciente
Treinamento por simulação
Resumo em português
A simulação vem sendo implementada como uma ferramenta de ensino em diversas áreas da saúde, inclusive na área odontológica. As práticas para aquisição de habilidades ocorrem, normalmente, em laboratórios de ensino antes que os estudantes iniciem as práticas curriculares com a prestação de cuidados a pacientes. A prática de laboratório estimula o raciocínio clínico e prático, porém, a ausência da simulação de condições peculiares e a falta de realismo podem tornar a prática clínica mais difícil, como no atendimento de indivíduos com fissuras labiopalatinas. Assim, foi proposta a elaboração de um manequim simulador de um indivíduo com fissura labiopalatina completa unilateral, que possa contribuir para o ensino e aprendizagem da prática reabilitadora odontológica de forma mais realista. A pesquisa se caracterizou pela utilização de múltiplos métodos. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico para uma revisão narrativa. Em seguida foi aplicado um questionário para avaliar a existência de simuladores e/ou treinamentos específicos para o atendimento de pacientes com fissura labiopalatina, com egressos das diversas especialidades odontológicas do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (USP). Apenas 39 deles (37,8%) tiveram algum treinamento para a realização de procedimentos odontológicos, específico para indivíduos com FLP. Noventa e nove (96,1%) consideram importante que seja realizado um treinamento prévio ao atendimento desses pacientes e que procedimentos clínicos podem ser simulados em um manequim (96,1%). A partir dos resultados destas fontes de dados, foi feita a compilação dos requisitos e necessidades para a confecção de um simulador com características específicas para o público em questão. Depois de pronto, o manequim foi avaliado por meio de uma simulação clínica (isolamento absoluto de um dente na área da fissura) por 40 especialistas (20 com experiência no atendimento de indivíduos com fissura labiopalatina e 20 sem experiência). Após a realização do procedimento, os especialistas responderam um questionário com o objetivo de avaliar o manequim confeccionado. Para a análise qualitativa do isolamento absoluto, foi utilizado o teste exato de Fisher. Para o tempo de realização do procedimento, foi aplicado o teste t de Student (p<0,05). O isolamento foi considerado satisfatório em 15% dos casos realizados pelo G1, e para 75% pelo G2, sendo estatisticamente significante (p<0,001). O tempo médio necessário para o G1 foi de 318 segundos, epara o G2 de 263 segundos, sem diferença significativa. O protótipo de um simulador de um indivíduo com fissura labiopalatina reproduziu as características anatómicas inerentes ao paciente, possibilitando assim a simulação de procedimentos clínicos.
Título em inglês
Development and validation of dental manikin simulator with cleft lip and palate
Palavras-chave em inglês
Education dental continuing
Patient simulation
Simulation training
Resumo em inglês
Simulation has been implemented as a teaching tool in several health areas, including dentistry. Skills acquisition practices typically take place in teaching laboratories before students begin curricular practices. Laboratory practice stimulates clinical and practical rationale. However, the absence of simulation of peculiar conditions, as in individuals with oral cleft, and the lack of realism can make clinical practice more difficult. Thus, we propose the development of a dental manikin simulator of an individual with complete unilateral cleft lip and palate, which can contribute to teaching and learning dental rehabilitation practice, in a more realistic manner. Initially, a literature survey was conducted for a narrative review. Then, a questionnaire was applied to assess the existence of simulators and/or specific training before dental practices of patients with cleft lip and palate, with former graduates of Specialization courses of the Hospital for Rehabilitation of Craniofacial Anomalies (USP). Only 39 (37.8%) had some training to perform dental procedures, specific for individuals with CLP. Ninety-nine (96.1%) consider important to perform training prior to the practice and clinical procedures. From the results of these data, a compilation of needs was made for performing a dental manikin simulator. Once ready, the manikin was evaluated by a clinical simulation (absolute isolation of a tooth in the cleft area) by 40 specialists (20 with experience in caring for individuals with cleft lip and palate and 20 without experience). After performing the procedure, the specialists answered a questionnaire to evaluate the manikin. The Fisher's exact test was used for qualitative analysis of rubber dam placement, and the Student's t test was applied for the duration of procedure (p<0.05). Isolation was considered satisfactory in 15% of cases performed by G1, and 75% by G2, being statistically significant (p<0.001). The average time required was 318 seconds for G1 and 263 seconds for G2, without significant difference. The prototype of a simulator of an individual with cleft lip and palate reproduced the anatomical characteristics inherent to the patient, thus enabling the simulation of clinical procedures.
 
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Data de Liberação
2024-09-29
Data de Publicação
2023-01-27
 
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