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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.61.2017.tde-06102020-181123
Document
Auteur
Nom complet
Fabiana Ribas Ferreira
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Bauru, 2017
Directeur
Jury
Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi (Président)
Costa, Aline Roberta Aceituno da
Pereira, Rafael Antonio Silva
Siécola, Melina Evangelista Whitaker
Titre en portugais
Influência da inteligibilidade de fala nas pré-competências cognitivas para a alfabetização de crianças com fissura labiopalatina
Mots-clés en portugais
Aprendizagem
Cognição
Fala
Fissura
Neuropsicologia
Resumé en portugais
As fissuras labiopalatinas (FLP) são ocasionadas por falhas no desenvolvimento ou na maturação dos processos embrionários, originando a malformação facial congênita. Pelo fato de no momento do desenvolvimento embrionário as fissuras serem originadas no mesmo período da formação do Sistema Nervoso Central (SNC), fundamental para o aprendizado, e devido às alterações de fala decorrentes, o objetivo deste estudo foi identificar a influência da inteligibilidade de fala nas pré-competências para alfabetização de crianças com fissura transforame e pós-forame. A amostra foi composta por 66 participantes com idades entre 4 e 7 anos, ambos os sexos, na fase pré-escolar ou no 1º ano do ensino fundamental, organizados em três grupos: G1, formado por 20 crianças com fissura transforame reparada; G2, composto por 20 crianças com fissura pós-forame reparada; e G3, como grupo comparativo, com 26 crianças sem anomalias craniofaciais ou outras alterações do desenvolvimento. Para a coleta de dados foram utilizados: o Teste de Habilidades e Conhecimento Pré-Alfabetização, a Escala de Maturidade Mental Columbia, as Figuras Complexas de Rey e o Protocolo Demográfico Socioeconômico. Em Habilidades Percepto-motoras (70%), em Linguagem (60%) e em Pensamento Quantitativo (70%) dos participantes com fissura transforame obtiveram classificação abaixo da média. A dificuldade dos participantes com fissura pós-forame foi maior que o outro grupo apenas na Atenção Concentrada; 35% tiveram classificação abaixo da média esperada. Ao relacionar as pré-competências com a inteligibilidade de fala, as mesmas habilidades demonstraram-se prejudicadas. Considerando que a oralidade influencia a linguagem, as dificuldades na fala podem manifestar atraso no desenvolvimento típico da Linguagem, em níveis variados de gravidade. O G1 evidenciou maiores comprometimentos, comparativamente, evidenciando discrepâncias relevantes nas habilidades cognitivas, fundamentais para o desempenho acadêmico. Portanto, o estudo demonstrou numa amostra estratificada de participantes com fissura labiopalatina, que as dificuldades relacionadas à inteligibilidade da fala não correlacionaram aos déficits das pré-competências cognitivas avaliadas, sugerindo prejuízos primários dos aspectos cognitivos da linguagem, e não secundários ou co-existentes aos problemas de fala
Titre en anglais
Influence of speech intelligibility in cognitive pre-competences for the literacy of children with cleft lip and palate
Mots-clés en anglais
Cleft
Cognition
Learning
Neuropsychology
Speech
Resumé en anglais
The clefts lip and palate (CLP) originate from failures in the development or maturation of the embryonic processes, which cause congenital facial malformation. The embryonic development of the clefts originate in the same period of the formation of the Central Nervous System (CNS). Because the CNS is fundamental for learning, and due to the resulting speech alterations caused by the CLP, the objective of this study was to identify the influence of speech intelligibility in pre-competences for the literacy of children with transforamen and post-foramen clefts. The sample consisted of 66 participants aged 4 to 7 years, both genders, in the preschool or 1st year of elementary school, organized in three groups: G1, consisting of 20 children with repaired transforamen cleft; G2, composed of 20 children with repaired post-foramen cleft; And G3, as a comparative group, with 26 children without craniofacial anomalies or other developmental abnormalities. For data acquisition, the Pre-literacy Knowledge and Skills Test, the Columbia Mental Maturity Scale, the Rey Complex Figures and the Socioeconomic Demographic Protocol were used. Perception-motor skills (70%), language (60%) and quantitative thinking (70%) of the participants with transforamen cleft obtained a below-average rating. The difficulty of the participants with post-foramen cleft was greater than the other group, only in Concentrated Attention; 35% were below the expected average. By relating pre-skills to speech intelligibility, the same skills were shown to be impaired. Considering that orality influences language, speech difficulties may manifest a delay in the typical development of language at varying levels of severity. G1 evidenced greater impairments, comparatively, evidencing relevant discrepancies in cognitive abilities, fundamental for academic performance. Therefore, the study demonstrated in a stratified sample of participants with cleft lip and palate that the difficulties related to speech intelligibility did not correlate with the deficits of the cognitive pre-competences evaluated, suggesting primary impairments of the cognitive aspects of the language, and not secondary or co-existent to the speech problems
 
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Date de Publication
2020-10-14
 
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