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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.61.2018.tde-06102020-143539
Documento
Autor
Nome completo
Luiza Souza Bukvic
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2018
Orientador
Banca examinadora
Marques, Ilza Lazarini (Presidente)
Maximino, Luciana Paula
Salmen, Isabel Cristina Drago Marquezini
Takegawa, Bonifácio Katsunori
Título em português
Habilidades do desenvolvimento de crianças com sequência de Robin isolada tratadas exclusivamente com intubação nasofaríngea
Palavras-chave em português
Deficiências do desenvolvimento
Desenvolvimento infantil
Fatores de risco
Síndrome de Pierre Robin
Resumo em português
Objetivo: Verificar as habilidades do desenvolvimento infantil de crianças com sequência de Robin isolada, tratadas exclusivamente com intubação nasofaríngea. Método: após cumprir os aspectos éticos foi realizado um estudo transversal, englobando dois grupos, o grupo de crianças com sequência de Robin isolada (GSRI) composto por 8 crianças de 2 a 5 anos, que tiveram exame de polissonografia alterado quando lactentes, e o grupo comparativo (GC) composto por 16 crianças eutróficas provenientes das escolas e igrejas do Município de Bauru e região, pareadas quanto ao sexo e idade cronológica. A avaliação foi composta pela ficha de anamnese, Questionário Socioeconômico e Teste de Screening do Desenvolvimento Denver II (TSDD-II). As avaliações ocorreram entre 2017 e 2018. Para análise estatística foram utilizados os testes de Mann Whitney, Qui quadrado, Exato de Fisher e Correlação de Spearman. Resultados: o risco para o desenvolvimento global segundo o TSDD-II foi de 37,5% nas crianças de ambos os grupos. Não foram observadas diferenças significativas quando comparado as idades em meses do GSRI com GC das habilidades adquiridas nas áreas pessoalsocial (p=0,57), motor fino adaptativo (p=0,74), linguagem (p=0,26) e motor grosso (p=0,92). Descritivamente a área da linguagem foi a mais prejudicada nas crianças do GSRI. Não houve diferença significativa ao comparar o desenvolvimento global por meio do TSDD-II com o período de tempo em dias do uso da sonda nasogástrica (p=0,07), intubação nasofaríngea (p=0,39), com o índice de apneia-hipopneia no início do tratamento sem intubação nasofaríngea (IAH1) (p=0,57), com o índice de apneia-hipopneia após o tratamento com retirada definitiva da intubação nasofaríngea (IAH-PÓS) (p=1). Em relação ao IAH-PÓS observou-se média correlação com a área da linguagem (r=59, p= 0,102). Referente o desenvolvimento global das crianças do GSRI com os riscos ambientais foram observadas descritivamente que nenhuma criança apresentou risco para o desenvolvimento quando a classificação socioeconômica era média inferior e quando o pai e/ou mãe tinham ensino superior completo. As crianças das mães com idade mais avançada tiveram melhores desempenhos no TSDD-II. Conclusão: A prevalência de risco para o desenvolvimento de crianças com sequência de Robin foi de 35,5% no TSDD-II. Na comparação entre o grupo de crianças com sequência de Robin e crianças do grupo comparativo, quanto ao desempenho nas áreas pessoal-social, motor fino adaptativo, linguagem e motor grosso não houve diferenças estatísticas. Embora os dados não apresentem tal diferença à área da linguagem foi inferior nas crianças com sequência de Robin isolado. As crianças que fizeram uso prolongado da sonda nasogástrica tiveram maior risco para o desenvolvimento, o que não foi observado com o uso prolongado da intubação nasofaríngea. Os resultados sugerem que os índices de apneia-hipopneia das crianças com sequência de Robin isolada quando lactentes não interferiram em suas habilidades atuais. O nível socioeconômico mais elevado, a idade avançada das mães e o nível de escolaridade superior dos responsáveis podem influenciar positivamente no desenvolvimento das crianças com sequência de Robin isolada
Título em inglês
Child developmental skills of children with isolated Robin sequence (IRS) treated exclusively with nasopharyngeal intubation
Palavras-chave em inglês
Child development
Developmental disabilities
Pierre Robin Syndrome
Risk factors
Resumo em inglês
Objective: To verify the child developmental skills of children with isolated Robin sequence (IRS) treated exclusively with nasopharyngeal intubation. Method: after perform ethical aspects, a cross-sectional study was carried out, comprising two groups: the group of children with isolated Robin sequence (GIRS) composed of 8 children of 2 to 5 years old, who had altered polysomnography as infants, and the comparative group (CG) composed of 16 typical children from the schools and churches of the Municipality of Bauru and region, matched about the sex and chronological age. The evaluation was composed by anamnesis form, Socioeconomic Questionnaire and Denver Developmental Screening Test II (DDSTII). Evaluations occurred between 2017 and 2018. For statistical analysis were used the tests of Mann Whitney, Chi-square, Fisher's Exact and Spearman Correlation. Results: the overall developmental risk according to DDST-II was 37.5% in children of both groups. Differences were not observed when compared to ages in GIRS with GC of adaptations acquired in the social-personal areas (p = 0.57), adaptive fine motor (p = 0.74), language (p = 0.26) and motor (p = 0.92). Descriptively, the area of language was more prejudiced in GIRS children. There was no significant difference when comparing the overall development by means of the DDST-II with the time period in days of nasogastric tube use (p = 0.07), nasopharyngeal intubation (p = 0.39), apnea-hypopnea index at the start of treatment without nasopharyngeal intubation (AHI1) (p = 0.57), with apnea-hypopnea index after treatment with definitive withdrawal of nasopharyngeal intubation (AHI-POS) (p = 1). In relation to the AHI-POS, were observed a mean correlation with the area of language (r = 59, p = 0,102). Regarding the children overall development of GIRS with environmental risks, it was observed descriptively that no child presented developmental risk when the socioeconomic classification was lower average and when the father and / or mother had completed higher education. The children of older mothers performed better on DDST-II. Conclusion: The prevalence of risk for the development of children with IRS was 35.5% in DDST-II. Comparing the performance among GIRS and GC children, regarding personal-social development, adaptive fine motor, language and gross motor, there were no statistical differences. Although the data did not present such a difference to the language area was lower in children with isolated Robin sequence. Children who had prolonged use of the nasogastric tube had a higher risk for development, which was not observed with the prolonged use of nasopharyngeal intubation. The results suggest that the apnea-hypopnea indices of children with isolated Robin sequence when infants did not interfere with their current abilities. The higher socioeconomic status, the advanced age of the mothers and the higher level of schooling of those responsible can positively influence the development of children with isolated Robin sequence
 
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LuizaSouzaBukvic.pdf (1.04 Mbytes)
Data de Publicação
2020-10-14
 
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