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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.61.2007.tde-12112007-145751
Documento
Autor
Nome completo
Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2007
Orientador
Banca examinadora
Feniman, Mariza Ribeiro (Presidente)
Abramides, Dagma Venturini Marques
Penna, Sílvia Helena Alvarez Piazentin
Saes, Sandra de Oliveira
Vitto, Luciana Paula Maximino de
Título em português
Desempenho de crianças com perda auditiva leve no teste da habilidade de atenção auditiva sustentada - THAAS
Palavras-chave em português
Atenção
perda auditiva condutiva
perda auditiva neurossensorial
Resumo em português
Objetivo: Verificar o desempenho de crianças diagnosticadas com deficiência auditiva, de grau leve, condutiva e sensorioneural, no Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS) visando constatar se este teste sofre influência da presença de uma deficiência auditiva. Modelo: Estudo do Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada-THAAS em três grupos: grupo 1 (G1) grupo controle, formado por crianças com audição normal; grupo 2 (G2) crianças com deficiência auditiva sensorioneural bilateral de grau leve e grupo 3 (G3) composto por crianças com perda auditiva condutiva bilateral de grau leve. Local: Divisão de Saúde Auditiva ? Hospital de Reabilitação de Aanomalias Craniofaciais ?Universidade de São Paulo (HRAC/USP). Participantes: 90 crianças com idade entre 7 e 11 anos de idade, sendo 30 de cada grupo. Intervenções: Audiometria Tonal Limiar, Imitanciometria e THAAS Resultados: não houve indícios estatisticamente significativos entre sexo e idade, em todos os grupos estudados. Os grupos sensorioneural e condutivo apresentaram desempenho inferior ao grupo controle, em todas as respostas do THAAS. Conclusões: o teste THAAS sofreu influência das perdas auditivas de grau leve, condutivas e sensorioneurais na população estudada, sendo o pior comprometimento para perdas sensorioneurais.
Título em inglês
Performance of children with a mild hearing loss in Sustained Auditory Attention Ability Test.
Palavras-chave em inglês
Attention
conductive hearing loss
sensorineural hearing loss
Resumo em inglês
Objective: To verify the performance of children diagnosed with a hearing loss of mild degree, conductive and sensorineural, at Sustained Auditory Attention Ability Test (SAAAT), aiming to observe if this test suffers the influence of the presence of a hearing loss. Model: A study of the Sustained Auditory Attention Ability Test ? SAAAT in three groups: group 1 (G1) control group comprising children with normal hearing, group 2 (G2) children with a bilateral sensorineural hearing loss of a mild degree and group 3 (G3), comprising children with a bilateral conductive hearing loss of a mild degree. Place: Division for Hearing Health ? Craniofacial Anomaly Rehabilitation Hospita, University of São Paulo (HRAC/USP). Participants: 7 to 11 year old children, 30 for each group. Interventions: Pure Tone Audiometry, Immitance Acoustic and SAAAT. Results: There were not any statistically significant indications between sex and age in all studied groups. Sensorineural and conductive groups showed a lower performance related to control group in all answers for SAAAT. Conclusions: SAAAT test suffered the influence of conductive and sensorineural hearing losses of light degree in studied population, the worse compromise occurring for sensorineural losses.
 
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Data de Publicação
2008-01-30
 
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