• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.61.2007.tde-07022008-154931
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Beatriz Cardoso Domingues
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2007
Director
Tribunal
Vitto, Luciana Paula Maximino de (Presidente)
Santos, Marisa Aparecida Pereira
Tavano, Liliam D'Aquino
Título en portugués
Desempenho escolar de crianças com fissura labiopalatina na visão dos professores
Palabras clave en portugués
Desempenho escolar
ensino fundamental
fissura labiopalatina
relação professor-aluno
Resumen en portugués
Objetivo: Investigar, por meio da opinião dos professores de 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental de Bauru e região, o desempenho escolar de indivíduos com fissura labiopalatina sem anomalias associadas e correlacionar os possíveis fatores interferentes. Modelo: Análise retrospectiva de prontuários para caracterização dos alunos com fissura labiopalatina e análise prospectiva, através de questionários aos professores, para caracterização das escolas, dos professores, dos alunos e a participação da família no cotidiano escolar. Local de Execução: HRAC/USP e as Escolas de Ensino Fundamental de Bauru e região. Participantes: 61 indivíduos, com idade entre 7 e 14 anos, com fissura labiopalatina, sem anomalias associadas, regularmente matriculados em classes de 1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e seus respectivos professores. Intervenções: Análise documental e aplicação de questionário específico, abordando questões sobre a caracterização da escola, do professor e a opinião do mesmo sobre a sala de aula, o aluno pesquisado em comparação aos demais alunos e sobre a participação da família no cotidiano escolar do aluno. Conclusões: O desempenho escolar da maioria dos alunos com fissura labiopalatina sem anomalias associadas da amostra, na visão dos professores, foi apontado como satisfatório, ou seja, na média, considerando os demais alunos de sua sala de aula. Os fatores interferentes mais significativos dos alunos com fissura labiopalatina e desempenho escolar abaixo da média foram os aspectos da fala e o tipo de fissura.
Título en inglés
School performance of children with cleft lip and palate under the teachers' points of view
Palabras clave en inglés
Cleft lip and palate
elementary school
school performance
teacher-student relation
Resumen en inglés
Purpose: To investigate through the opinion of elementary school 1st to 8th grade teachers from Bauru and cities nearby the school performance of subjects with cleft lip and palate without associated anomalies and to correlate the possible interfering factors. Model: Retrospective analysis of prontuaries in order to characterize the students with cleft lip and palate and a prospective analysis, through the teacher's questionnaires, in order to characterize the schools, the teachers, the students and the family participation in the school routine. Place: HRAC/USP and the elementary schools from Bauru and the nearby cities. Participants: 61 subjects, aged from 7 to 14 years old, with cleft lip and palate without associated anomalies and regularly enrolled in elementary schools from the 1st to the 8th grade and their respective teachers. Interventions: Documental analysis and application of specific questionnaire concerning issues about the school and the teacher characterization, the teachers opinion about the classroom, the researched student compared to the other students and the family participation in the student school routine. Conclusions: The school performance of the sample students with cleft lip and palate without associated anomalies was considered satisfactory under the teachers opinion, that is, in the average concerning the other students in the classroom. The most significant interfering factors of the students with cleft lip and palate who presented a school performance below the average were the speech and kind of cleft factors.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2008-02-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.