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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.60.2022.tde-21062022-112051
Document
Auteur
Nom complet
Carla Assad Lemos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2022
Directeur
Jury
Pereira, Leonardo Régis Leira (Président)
Contezini, Silvana Nair Leite
Rodrigues, Roberta Cunha Matheus
Titre en portugais
Estudo das demandas educacionais necessárias para a autogestão do diabetes de pessoas que utilizam a insulina: avaliação qualitativa e revisão sistemática
Mots-clés en portugais
Diabetes Mellitus
Insulina
Pesquisa qualitativa
Revisões sistemáticas como assunto
Resumé en portugais
Para que o tratamento com a insulina seja efetivo e seguro, seu usuário precisa dominar conhecimentos e habilidades importantes, além de ter atitudes positivas relacionadas ao seu uso. É importante que tais construtos sejam avaliados para que intervenções educativas sejam elaboradas com base nas necessidades educacionais da pessoa. Esse estudo objetivou compreender, a partir das perspectivas do usuário de insulina e do profissional da saúde, quais são as demandas educacionais na autogestão do diabetes, com a finalidade de selecionar um instrumento de medida adequado para avaliar as necessidades educacionais dos usuários de insulina. Entrevistas semiestruturadas com profissionais da saúde e pessoas que convivem com o diabetes, foram realizadas na modalidade online e avaliadas por meio da análise de conteúdo temática, utilizando-se como referencial teórico, o Modelo de Crenças em Saúde. Posteriormente, realizou-se uma revisão sistemática para identificar instrumentos que avaliam conhecimentos e/ou habilidades e/ou atitudes relacionadas ao diabetes, seguindo-se as recomendações do COSMIN methodology for systematic reviews of Patient-Reported Outcome Measures (PROMs). Dois revisores, de forma independente, rastrearam a elegibilidade dos artigos, extraíram os dados, avaliaram o risco de viés e a qualidade de evidência dos resultados. 11 pessoas com diabetes foram entrevistadas. 80% tinham DM1 e todos os participantes tinham nível de escolaridade superior. As categorias identificadas foram: 1. Entendimento sobre o diabetes. 2. Como lidar com o diabetes. 3. Dificuldades relacionadas ao uso da insulina. 4. Facilidades relacionadas ao uso da insulina. 5. Relacionamento com as pessoas de convivência. 6. Relacionamento com os profissionais da saúde. 7. Adaptação emocional. Dez profissionais da saúde foram entrevistados, entre eles, farmacêuticos, médicos, psicólogos, enfermeiros e nutricionista. As categorias identificadas foram: 1. Dificuldades no entendimento sobre o diabetes. 2. Dificuldades relacionadas ao uso da insulina. 3. Demandas educacionais necessárias para a autogestão do diabetes. 4. Relacionamento com os profissionais da saúde. 5. A influência das relações familiares na autogestão do diabetes. 6. A influência dos fatores emocionais na autogestão do diabetes. A percepção sobre a severidade do diabetes, receber apoio familiar, lidar emocionalmente bem com a doença e ter uma boa relação com o profissional da saúde parecem contribuir para uma autogestão bem sucedida do diabetes. A revisão identificou 38 instrumentos (26 avaliam conhecimento, cinco avaliam atitudes, seis avaliam as habilidades e um avalia os três construtos). 40% dos instrumentos apresentaram resultados satisfatórios para a validade de conteúdo, porém com qualidade de evidência muito baixa. Apenas um instrumento (QCD) apresentou resultados satisfatórios para a validade estrutural e consistência interna, com qualidade de evidência baixa e moderada, respectivamente. 78% dos instrumentos apresentaram resultados satisfatórios para validade de construto, porém com baixa qualidade de evidencia. 87% apresentaram resultados indeterminados para a confiabilidade. A responsividade foi avaliada para dois instrumentos (SKILLD e DKQ-24), para os quais os resultados foram satisfatórios, porém com baixa qualidade de evidência. Não foi encontrado nenhum instrumento que avalie conhecimentos, habilidades e atitudes sobre o uso da insulina abrangendo temas importantes para a população alvo do estudo, identificados no estudo qualitativo.
Titre en anglais
Study of the educational demands necessary for the self-management of diabetes in insulin-dependent patients: qualitative assessment and systematic review
Mots-clés en anglais
Diabetes Mellitus
Insulin
Qualitative research
Systematic review as topic
Resumé en anglais
For insulin treatment to be effective and safe, its user needs to dominate important knowledge and skills, as well as has positive attitudes towards its use. It is important that such constructs are assessed so that educational interventions can be designed based on the person's educational needs. This study aimed to understand, from the perspectives of insulin users and healthcare professionals, what are the educational demands in the diabetes self-management, in order to select a suitable measurement instrument to assess the educational needs of insulin users. Semistructured interviews with healthcare professionals and people living with diabetes were conducted online and evaluated through thematic content analysis, using the Health Belief Model as a theoretical foundation. Subsequently, a systematic review were carried out to find instruments that measure knowledge and/or skills and/or attitudes related to diabetes, following the recommendations of the COSMIN methodology for systematic reviews of Patient-Reported Outcome Measures (PROMs). Two reviewers independently assessed the eligibility of the retrieved articles, extracted data, evaluated the methodological quality and graded the quality of evidence. Eleven people with diabetes were interviewed. 80% had DM1 and all participants had higher education level. The categories identified were: 1. Understanding diabetes. 2. How to manage diabetes. 3. Difficulties related to the use of insulin. 4. Facilities related to the use of insulin. 5. Relationship with people you live with. 6. Relationship with health professionals. 7. Emotional adjustment. Ten healthcare professionals were interviewed, among them, pharmacists, physicians, psychologists, nurses and nutritionist. The categories identified were: 1. Difficulties in understanding diabetes. 2. Difficulties related to the use of insulin. 3. Educational demands to diabetes self-management. 4. Relationship with health professionals. 5. The influence of family relations on diabetes self-management. 6. The influence of emotional factors on diabetes self-management. The perception about diabetes severity, receiving family support, coping emotionally well with the disease and having a good relationship with health professionals seem to contribue to successful diabetes self-management. The review identified 38 instruments (26 measure knowledge, five measure attitudes, six measure skills and one measures all three constructs). 40% of instruments showed satisfactory results, but with very low quality evidence. Only one instrument (QCD) showed satisfactory results for structural validity and internal consistency, with low and moderate quality of evidence, respectively. 78% of the instruments showed satisfactory results for construct validity, but with low quality of evidence. 87% showed indeterminate results for reliability. The responsiveness were assessed for two instruments (SKILLD and DKQ-24), for which the results were satisfactory, but with low quality of evidence. No instrument was found to assess knowledge, skills and attitudes related to the use of insulin convering relevant themes to the target population of this study, identified in the qualitative study.
 
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Date de Libération
2024-04-12
Date de Publication
2022-06-22
 
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