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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.60.2011.tde-20092011-210914
Document
Author
Full name
Talita Pizza Anunciato
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2011
Supervisor
Committee
Rocha Filho, Pedro Alves da (President)
Baby, André Rolim
Silva, Vânia Rodrigues Leite e
Title in Portuguese
Nutricosméticos
Keywords in Portuguese
cosmecêuticos
nutracêuticos
nutricosméticos
Abstract in Portuguese
O mercado de cosméticos é altamente dinâmico, com o lançamento de novos produtos em velocidade acelerada. Nos últimos anos, novos conceitos também foram surgindo, como é o caso dos cosmecêuticos e, mais recentemente, dos nutricosméticos. A presente pesquisa teve como objetivo explorar o conceito dos nutricosméticos e, por meio de uma pesquisa exploratória, torna-se evidente que os mesmos são apresentados como a última tendência da indústria da beleza. Eles são o resultado da convergência entre as indústrias de cosméticos e alimentos, e são caracterizados pela ingestão de alimentos ou suplementos com o propósito de melhorar aspectos estéticos da pele e apêndices (antirrugas, antiacne, anticelulite, entre outros). São conhecidos como pílulas da beleza, cosméticos orais ou nutracêuticos cosméticos, cujo destaque é a beleza de dentro para fora. O principal apelo é o efeito antienvelhecimento, reduzindo a formação de rugas por combaterem os radicais livres. Verifica-se que a comunidade científica tem se esforçado em apresentar esclarecimentos e comprovações sobre os efeitos dos produtos com este conceito. Outra parte da pesquisa objetivou contribuir para o estudo do comportamento do consumidor, por meio de um survey, apresentando análises que buscam pontos comuns entre a fundamentação teórica e os dados resultantes relacionados a fatores que influenciam no planejamento e ação de compra dos consumidores. As respostas do questionário aplicado em uma amostra de pessoas do campus da USP de Ribeirão Preto, São Paulo, mostraram que 26% dos entrevistados conheciam previamente o termo nutricosmético, e apenas 20% relataram o uso. Verificou-se que existe uma grande parcela de consumidores que tem interesse em usar tais produtos, e a quase unanimidade dos entrevistados acreditam nos benefícios dos nutrientes ingeridos no dia a dia como impactantes na saúde e na beleza, o que justifica uma atitude favorável em relação a esses produtos. O caráter multidisciplinar desta pesquisa apresenta uma visão geral do conceito de nutricosméticos, representando uma grande contribuição para a literatura técnico científica do setor de cosméticos.
Title in English
Nutricosmetics
Keywords in English
cosmeceuticals.
nutraceuticals
nutricosmetics
Abstract in English
The market of cosmetics is highly dynamic and new product launches happen at a fast rate. Over the last years, new concepts have also been rising, as in the case of cosmeceuticals and more recently, nutricosmetics. This study aimed to explore the concept of nutricosmetics and, through exploratory research, it becomes evident that they are presented as the latest trend in the beauty industry. They are the result of the convergence of cosmeceuticals and nutraceuticals, characterized as oral supplementation of nutrients formulated and marketed specifically for beauty purposes (anti-wrinkles, anti-acne, anti-cellulite, among others). Nutricosmetics are also known as beauty pills, nutraceutical cosmetics, oral cosmetics, highlighting the beauty from within concept. The major claim is the anti-aging effect, reducing wrinkles by fighting free radicals generated by solar radiation. The scientific community has made efforts to clarify and to prove the effects of products with the nutricosmetic concept. The second part of this research aimed to contribute to the consumer behavior study, through a survey, showing analyses with common point between theoretical basis and data from factors influencing consumer behavior. The answers of the questionnaire applied to a sample of USP, campus of Ribeirão Preto, showed that 26% of respondents knew the term nutricosmetics previously, and only 20% reported the use. It was found that there is a large portion of consumers who are interested in using such products, and a significant portion believe in the benefits of nutrient intake on a daily basis as impacting on health and beauty, which justifies a positive attitude to these products. The multidisciplinary character of this research presents a favorable attitude regarding nutricosmetics, showing a great contribution to technical scientific literature in the cosmetic sector.
 
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ANUNCIATO_TP.pdf (684.46 Kbytes)
Publishing Date
2011-11-10
 
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