• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.60.2023.tde-01092023-144941
Documento
Autor
Nome completo
Ana Maria Rosa Freato Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Leonardo Régis Leira (Presidente)
Contezini, Silvana Nair Leite
Dantas, Rosana Aparecida Spadoti
Pinto, Maria Paula Panuncio
Título em português
Elaboração e validação de conteúdo de uma ferramenta para mensurar as barreiras e os facilitadores para a adesão à farmacoterapia em doenças crônicas
Palavras-chave em português
Adesão à medicação
Educação de pacientes como assunto
Inquéritos e questionários
Resumo em português
A adesão ao tratamento pode ser definida como o grau de semelhança entre o comportamento do paciente em relação às instruções prescritas por um profissional de saúde. Identificar a presença de fatores que interferem na adesão em um usuário de medicamentos é essencial para o sucesso na farmacoterapia do mesmo. Existem diversos instrumentos para mensurar a adesão à terapia medicamentosa, porém não foi encontrado na literatura um questionário para identificar as barreiras e os facilitadores para a adesão em pacientes com problemas de saúde crônicos. Em vista desses fatos, com o objetivo de preencher as lacunas encontradas ao mensurar a adesão na prática clínica, bem como em pesquisas em áreas afins, observa-se a relevância de desenvolver e validar um instrumento de estudo que visas identificar as barreiras e os facilitadores para a adesão. O estudo possui delineamento metodológico e caracteriza-se pela elaboração e validação de um instrumento para mensurar a as barreiras e os facilitadores para mensurar a adesão à farmacoterapia em pessoas com doenças crônicas; foi realizada uma revisão de escopo a fim de identificar as barreiras e facilitadores para a adesão em 144 estudos e ainda foram realizadas entevistas semiestruturadas com onze profissionais de saúde e dez pacientes com condições crônicas de saúde interpretadas segundo a análise de conteúdo; com os subsídios oriundos dessa etapas, os itens da primeira versão do Questionário para identificação das Barreiras e Facilitadores da para a adesão à farmacoerapia (BFAF) foram elaborados e submetido a avaliação de conteúdo pelos juízes o que resultou em um questionário com 30 itens e IVC relacionado á pertinência de 0,96 e relacionado à clareza de 0,92. O BFAF apresenta evidências da validação de conteúdo o que denota robustez no delineamento utilizado, e ainda, esse instrumento apresenta a capacidade de identificação da barreira ou do facilitador para a adesão, possibilitando ao profissional de saúde nortear a intervenção e promover a adesão ao tratamento.
Título em inglês
Development and contend validation ot a questionnaire to mesure barriers and facilitators for medication adherence in chronic disease
Palavras-chave em inglês
Medication adherence
Patient education as topic
Surveys and questionnaires
Resumo em inglês
Medication adherence can be defined as the degree of similarity between the patient´s behavor in relation to the instructions prescribed by a health professional. Identifying the presence os factors that interfere with medication adherence use ris essencial for successful pharmacoterapy. There are several instruments to measure medication adherence, but no questionnaire was found in the literature to identify barriers and facilitators for adhrence in patients with chronic health problems. In view of these facts, with the objective of filling the gaps found whem measuring adherence in clinical pratice, as well as in research in related áreas, the relevance of developing and validating a study instrument that aims to identify barriers and facilitators is observed. The study has a methodological design and is characterized by the development and validation of an instrument to measure the barriers and facilitators to measure adherence to pharmacotherapy in people with chronic diseases; a scope review was carried out in order to identify barriers and facilitators for adherence in 144 studies and semi-structured interviews were also carried out with eleven health professionals and ten patients with chronic health conditions interpreted according to content analysis. With the subsidies arising from these steps, the items of the first version of the Questionnaire to identify Barriers and Facilitators for adherence to pharmacotherapy (BFAF) were prepared and submitted to content evaluation by the judges, which resulted in a questionnaire with 30 items and IVC related to pertinence of 0.96 and related to clarity of 0.92. The BFAF presents evidence of content validation, which denotes robustness in the design used, and this instrument also presents the ability to identify the barrier or facilitator for adherence, enabling the health professional to guide the intervention and promote medication adherence.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Liberação
2025-04-26
Data de Publicação
2023-09-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.