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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-24092020-173537
Document
Auteur
Nom complet
Sandra Lorena Beltran Hurtado
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Vilela, Rodolfo Andrade de Gouveia (Président)
Figueiredo, Marcelo Gonçalves
Lima, Francisco de Paula Antunes
Nascimento, Maria Adelaide Araújo do
Titre en portugais
Desenvolvimento de intervenções formativas para a aprendizagem expansiva: avanços, contribuições e desafios de um método de análise e prevenção de acidentes
Mots-clés en portugais
Acidentes de Trabalho
Agência Transformativa
Análise de Acidentes
Aprendizagem Expansiva
Intervenção Formativa
Laboratório de Mudança
Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes
Prevenção de Acidentes
Saúde do Trabalhador
Resumé en portugais
Introdução - Este estudo aborda o tema de intervenções em saúde do trabalhador - ST, enquanto seu objeto de pesquisa se centra nas intervenções recentes em ST no Brasil e especificamente no desenvolvimento de um modelo para a análise e prevenção de acidentes de trabalho com as contribuições teóricas do Laboratório de Mudança: teoria da atividade histórico-cultural e teoria da aprendizagem expansiva. Objetivo - Desenvolver um modelo de análise e prevenção de acidentes de trabalho centrado no processo de aprendizagem expansiva. Método - Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa que articula uma revisão bibliográfica de escopo de 147 casos empíricos de intervenção em ST, três oficinas de análise e planejamento de um MAPAEX e um estudo de caso sobre a aplicação prática desse novo método em uma empresa ferroviária de transporte de passageiros. Resultados - Embora muitas intervenções em ST no Brasil estejam atuando em fatores da organização do trabalho, ainda predominam aquelas que têm como foco as mudanças nas ações dos indivíduos e nos instrumentos, com uma atuação baixa em outros mediadores do processo de trabalho como regras, comunidade e divisão de trabalho. O MAPA, em sua trajetória para tornar-se uma intervenção formativa centrada na aprendizagem expansiva, desenvolveu duas dimensões: sistêmica e de agência transformativa (protagonismo). O MAPA expandido incorporou novos mediadores para lidar com um novo objeto. Conclusões - Este estudo contribui com produção de conhecimento estratégico para o desenvolvimento de intervenções na ST, fornecendo conceitos e passos metodológicos que podem facilitar a aplicação prática das dimensões de sistematicidade e protagonismo dos trabalhadores na análise de acidentes.
Titre en anglais
Development of formative interventions for expansive learning: advances, contributions and challenges of a method for analysis and prevention of accidents
Mots-clés en anglais
Accident Analysis
Accident Prevention
Accidents at Work
Change Laboratory
Expansive Learning
Formative Intervention
Model of Accident Analysis and Prevention
Occupational Safety and Health
Transformative Agency
Resumé en anglais
Introduction - This study addresses the theme of occupational safety and health - OSH interventions. Its research object focuses on recent OSH interventions in Brazil, specifically on the development of a model for the analysis and prevention of occupational accidents with the theoretical contributions of the Change Laboratory: theory of cultural-historical activity and expansive learning theory. Aim - To develop a model for the analysis and prevention of occupational accidents - MAPA focused on the process of expansive learning. Method - This qualitative research articulates a bibliographic review of the scope of 147 empirical cases of intervention in OSH, three workshops for analysis and planning of a MAPAEX and a case study on the practical application of this new method in a passenger transport railway company. Results - Although many OSH interventions in Brazil are acting on factors of work organization, those that focus on changes in the actions of individuals and instruments still predominate, with low performance in other mediators of the work process such as rules, community, and division of labor. MAPA, in its trajectory to become a formative intervention focused on expansive learning, has developed two dimensions: systemic and transformative agency. The expanded MAPA has incorporated new mediators to deal with a new object. Conclusions - This study contributes to the production of strategic knowledge for the development of OSH interventions, providing concepts and methodological steps that can facilitate the practical application of the dimensions of systematicity and agency of workers in the analysis of accidents.
 
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Date de Publication
2020-09-24
 
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