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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2021.tde-19102021-094716
Documento
Autor
Nome completo
Sofia Rafaela Máito Velasco
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Antunes, José Leopoldo Ferreira (Presidente)
Andrade, Flávia Reis de
Bastos, Roosevelt da Silva
Duarte, Danilo Antonio
Título em português
Alfabetismo em saúde bucal e comportamento de pais/cuidadores durante as refeições dos seus filhos: impactos na prevalência de cárie e qualidade de vida de pré-escolares em Diadema, São Paulo
Palavras-chave em português
Alfabetismo em Saúde Bucal
Cárie Dentária
Comportamento Alimentar
Epidemiologia
Qualidade de Vida
Saúde Bucal
Resumo em português
Introdução: O alfabetismo em saúde bucal é o grau em que os indivíduos têm a capacidade de obter, processar e compreender informações de saúde e utilizar os serviços básicos de saúde, para tomar decisões de saúde bucal apropriadas. Objetivos: 1) Avaliar a associação da cárie dentária em pré-escolares com o alfabetismo em saúde bucal (ASB) e o comportamento dos pais/cuidadores durante a refeição dos seus filhos 2) Avaliar a associação da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal (QVRSB) e cárie dentária das crianças e alfabetismo em saúde bucal dos pais. Métodos: Foi realizado um estudo transversal com crianças de 2 a 4 anos durante a Campanha Nacional de vacinação (setembro, 2017) em todas as 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Diadema, São Paulo, Brasil. O exame de 630 crianças teve como objetivo avaliar a prevalência de cárie dentária (índice ceo-d). Os pais foram entrevistados para obter informações sobre as condições sociodemográficas (idade parental, número de irmãos, renda familiar, nível de escolaridade dos pais e aglomeração domiciliar), comportamentos de saúde bucal (consumo de açúcar e frequência da escovação dentaria), comportamento dos pais durante a refeição (Parent Mealtime Action Scale PMAS) bem como o nível de alfabetismo em saúde bucal (ASB - Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry - BREALD-30). A avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) das crianças utilizou a Early Childhood Oral Health Impact Scale (ECOHIS). A análise utilizou modelos de regressão binomial negativa inflada de zeros (ZINB) para avaliar associações não ajustadas e ajustadas entre os desfechos do estudo e variáveis independentes. Resultados: No modelo ajustado, a cárie dentária foi mais prevalente entre crianças de 3 (RP = 1,85, IC 95% = 1,19-2,87) e 4 anos (RP = 2,43, IC 95% = 1,60-3,71), aquelas com um ou mais irmãos (RP = 1,66, IC 95% = 1,18-2,33). No entanto, crianças cujos pais / cuidadores recebiam 2 salários mínimos ou mais tiveram menos probabilidade de ter cárie dentária (RP = 0,66, IC 95% = 0,48-0,91). A dimensão Uso de Recompensas do PMAS associou-se diretamente à severidade da cárie dentária (RT = 0,90, IC 95% = 0,84-0,97). A qualidade de vida relacionada à saúde bucal das crianças não foi associada ao ASB. A cárie dentária teve impacto negativo na qualidade de vida das crianças (p <0,05). Um impacto positivo na qualidade de vida foi associado ao número de irmãos (RP = 0,70, IC 95% = 0,52-0,95) e a maior idade da mãe reduziu o impacto na QVRSB (RP = 0,72, IC 95% = 0,52-0,98). Conclusão: A idade dos filhos, número de irmãos, renda familiar e dimensão Uso de Recompensa estiveram associados à cárie dentária. O número de irmãos, a idade das mães e a cárie dentária foram associados à QVRSB das crianças. Este estudo não observou associação entre o alfabetismo dos pais, QVRSB das crianças e a cárie dentária.
Título em inglês
Oral health literacy and behavior of parents / caregivers during their children's meals: impacts on the prevalence of caries and quality of life in preschoolers in Diadema, São Paulo
Palavras-chave em inglês
Dental Caries
Eating Behavior
Epidemiology
Oral Health
Oral Health Literacy
Quality of Life
Resumo em inglês
Introduction: Oral health literacy is the degree to which individuals have the capacity to obtain, process and understand basic health information and using health services to make appropriate oral health decisions. Objectives: 1) Assess the association of dental caries in preschoolers with oral health literacy (OHL) and the behavior of parents / caregivers during their children's meal 2) Assess the association of children's oral health-related quality of life (OHRQoL) with dental caries and parents' oral health literacy. Methods: This cross-sectional population-based study was conducted with preschool children of 2 to 4 years old, during the national vaccination campaign (September 2017) in all the 18 health centers in Diadema, São Paulo, Brazil. The examination of 630 children aimed at assessing the prevalence of dental caries (dmft index). Parents were interviewed to obtain information on socio-demographic conditions (parental age, the number of siblings, family income, parental level of education and household crowding), oral health behavior (sugar daily intake and tooth brushing frequency), parents' behavior during the meal (Parent Mealtime Action Scale PMAS) and oral health literacy (OHL- Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry - BREALD-30). The evaluation of the children's oral health-related quality of life used the Early Childhood Oral Health Impact Scale (ECOHIS) The analysis used zero-inflated negative binomial regression (ZINB) models to assess unadjusted and adjusted associations between the study outcomes and covariates. Results: In the adjusted model, dental caries was more prevalent among 3 (PR=1.85, 95%CI=1.19-2.87) and 4-year-old children (PR=2.43, 95%CI=1.60-3.71), those with at least one sibling (PR= 1.66, 95%CI=1.18-2.33). However, children whose parents/caregivers gain 2 minimum wage or more were less likely to have dental caries (PR= 0.66, 95%CI=0.48-0.91). The Use of Rewards dimension of the PMAS was directed associated with dental caries severity (RR= 0.90, 95%CI=0.84-0.97). Children's OHRQoL was not associated with OHL. Dental caries had a negative impact on the children's quality of life (p<0.05). A positive impact on the quality of life was associated with the number of siblings (PR= 0.70, 95%CI=0.52-0.95). A higher age of the mother reduced the impact on the OHRQoL (PR= 0.72, 95%CI=0.52-0.98). Conclusion: Age of the children, number of siblings, family income and the Use of Reward dimension were associated with dental caries. Number of siblings, the mothers' age and dental caries were associated with the children's OHRQoL. This study found no association between parents' literacy, children's OHRQoL and dental caries.
 
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Data de Publicação
2021-10-19
 
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