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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2022.tde-19092022-161136
Documento
Autor
Nome completo
Jussara Lisboa Viana
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Akerman, Marco (Presidente)
Germani, Ana Claudia Camargo Gonçalves
Marques, Maria Cristina da Costa
Souza, Elizabethe Cristina Fagundes de
Título em português
As múltiplas inter-relações entre o bacharel em saúde coletiva e os mundos do trabalho
Palavras-chave em português
Covid-19
Ensino
Prática Profissional
Sistema Único de Saúde
Valores Sociais
Resumo em português
Analisar as múltiplas inter-relações entre o bacharel em Saúde Coletiva e os mundos do trabalho é o objetivo principal desta tese. A expressão "os mundos do trabalho" faz referência à diversidade, à pluralidade e à heterogeneidade de práticas dos sanitaristas considerando os elementos que os influenciam ao longo do tempo. Há uma historiografia da Saúde Pública brasileira no sentido de reconhecer os projetos ou diretrizes para a formação de profissionais sanitaristas, com destaque para elementos contextuais e categorias analíticas que representam seis períodos históricos distintos, desde 1889. A pesquisa de natureza qualitativa é realizada entre 2019 e 2021, o que inclui o contexto da pandemia de Covid-19. A produção dos dados se dá pela observação participante de um sanitarista em uma SES de um estado brasileiro, por três meses, em 2019; pela análise de 16 experiências de bacharéis em Saúde Coletiva que atuaram no enfrentamento à pandemia, disponíveis em plataformas digitais, em 2020; e pela entrevista de 12 bacharéis em Saúde Coletiva que também atuaram no combate à Covid-19, em 2021. Minha atuação como apoiadora técnica no enfrentamento à Covid-19, durante seis meses, e outras características pessoais reforçam a reflexividade como corrente de pensamento e contribuem para a análise dos dados, assim como a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2006). Produzimos uma sistematização da rotina de trabalho de um sanitarista: atividades, meios, articulação, mudanças e desafios; debatemos sobre a prática do bacharel em Saúde Coletiva no enfrentamento à Covid-19: atividades, militância lúcida, desafios e saúde do trabalhador; e debatemos sobre a formação em Saúde Coletiva: aspectos positivos, negativos e outros apontamentos. A título de considerações, a graduação em Saúde Coletiva apresenta rupturas e permanências de saberes e práticas de outros projetos formativos em Saúde Pública no Brasil. A formação de sanitaristas em nível de graduação recebe influências da luta pelo Direito à Saúde, outras pautas do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira e se ancora em bases valorativas. Identificamos uma formação que vai além do conteúdo, de técnicas e de ferramentas, mas muito mais voltada para o "saber ser" do estudante, para que seja estimulado a criar/pensar, analisar e avaliar métodos. Percebemos que a atuação do sanitarista é influenciada pelo projeto formativo e por elementos contextuais macro e micro do seu local de trabalho: a condução da política de saúde, a cultura institucional, a disponibilidade de recursos financeiros, a institucionalização e a organização da Saúde Pública, a situação econômica, as características do território, as disputas políticas, as relações de poder, as relações trabalhistas, o modelo de gestão, o momento sanitário do país e os fatores sociais desigualdade e iniquidades, por exemplo. Essas influências fazem o sanitarista ter uma autonomia relativa ao trabalho e pode gerar sofrimento mental. Por outro lado, a presença de militantes lúcidos no trabalho, dá um tom de esperança, apesar da adversidade, eles conseguem atuar a partir da defesa do direito à saúde e por um sistema universal de saúde público e de qualidade que defenda a promoção da vida e da saúde.
Título em inglês
The multiple interrelationships between public health bachelors and the worlds of labor
Palavras-chave em inglês
Covid-19
Professional Practice
Social Values
Teaching
Unifed Health System
Resumo em inglês
The analysis of the multiple interrelations between the Public Health Bachelor and the "worlds of labor" is the main objective of this doctoral dissertation. The expression "worlds of labor" regarding health professionals refers to elements that are influence this activity over time such as diversity, plurality, and heterogeneity. Brazilian Public Health historiography acknowledges projects or guidelines for the education of health professionals that emphasize contextual elements and analytical categories that represent six different historical periods since 1889. This research is of qualitative nature and was carried out between 2019 and 2021 and included the Covid-19 pandemic. Data collection was done through participant observation of a health professional´s practice in a State Health Department in a Brazilian state during three months in 2019. The research also considered the analysis of 16 experiences of bachelors in public health workers who fought against the pandemic as well as data available on digital platforms in 2020 and information retrieved from an interview with 12 public health bachelors during the pandemic in 2021. Data analysis that was done considering Bardin's (2006) content analysis technique The researcher´s role as a technical worker in the fight against Covid-19 for six months, and other personal characteristics, reinforce possible reflexivity and the current of state of thought on the subject. The work documented and discussed the systematization of the work routine of a sanitarian: their activities, means, necessary articulation, alterations and challenges, active militancy, and worker's health, debating positive and negative aspects of Public Health education, amongst other issues. Graduation in Public Health presents ruptures and knowledge permanence, considers practices of prior Public Health educational endeavors in Brazil. The training of health professionals at the undergraduate level is influenced by the struggle for the Right to Health, other guidelines of the Brazilian Sanitary Reform Movement and is anchored in evaluative bases. It goes beyond educational contents, it deals with tools and is aimed at focused on the student's "knowing how to be", so that they are encouraged to create/think, analyze and evaluate methods. It was seen that the health worker's performance is influenced by their educational project, by macro and micro contextual elements in their workplace such as health policy conducts, institutional culture, availability of financial resources, institutionalization and organization of Public Health, economy, territorial characteristics, political disputes, power and labor relations, management models, the country's sanitary moment and social factors inequality and inequities. These influences make the health worker produce relative autonomy at work but can generate mental suffering. On the other hand, the presence of active role militants in this environment, generate hope amongst the adversity. Workers manage to defend the right to health and for a universal public and quality health system that considers the promotion of life and health as a whole.
 
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Data de Liberação
2024-08-30
Data de Publicação
2022-09-19
 
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