• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2022.tde-18032022-144945
Documento
Autor
Nombre completo
Cristina Hamamura Moriyama
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Leone, Cláudio (Presidente)
Mustacchi, Zan
Pires, Sandra Cristina Fonseca
Reis, Alberto Olavo Advincula
Título en portugués
Avaliação das habilidades funcionais de crianças e adolescentes com trissomia 21 (T21) e a relação com suas variáveis socioambientais e de saúde 
Palabras clave en portugués
Cuidadores
Habilidades Funcionais
PEDI
Saúde Coletiva
Síndrome de Down
Trissomia 21
Resumen en portugués
Introdução. A síndrome de Down (SD), também denominada trissomia 21 (T21), é a cromossomopatia mais frequentemente associada à deficiência intelectual. A informação sobre as potencialidades e dificuldades funcionais das crianças com T21 pode auxiliar pais, terapeutas, gestores da saúde e educadores, favorecendo serviços de apoio à saúde e educação dessa população. Objetivo. Avaliar as habilidades funcionais e a assistência prestada pelos pais de crianças e adolescentes com T21 em idade escolar e explorar a eventual influência de algumas características socioambientais. Método. Estudo observacional, analítico, transversal com amostra de conveniência composta por 44 crianças em idade escolar e adolescentes, parte de um estudo anterior, cujos dados foram coletados através da aplicação do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidades (PEDI) e respondidos pelos pais de crianças e adolescentes com T21 que aceitaram participar do estudo, após terem assinado o termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados. 45,5% eram crianças e adolescente com idade entre 7 anos e 7 meses a 12 anos e 54,5% entre 12 anos e 1 mês a 19 anos e 6 meses, predominando o sexo masculino (63,5%). 36,6% tiveram diagnóstico de cardiopatia congênita, 93,0% frequentavam escolas. Dos cuidadores 47,6% tinham apenas o primeiro grau incompleto. Quanto ao acompanhamento terapêutico algumas crianças e adolescentes ainda recebiam cuidados: por fisioterapeutas (9,1%), por fonoaudiólogos (31,8%) e por terapeutas ocupacionais (13,6%). Observou-se diferença estatisticamente significante (p<0,005) no domínio função social e o grau de assistência prestado pelo cuidador no mesmo. As demais relações entre o grau de desempenho da criança e o grau de atenção que o cuidador presta nos demais domínios não evidenciaram diferenças estatisticamente significantes. Quanto às outras variáveis apenas idade e frequência à escola da criança e do adolescente, bem como, receber assistência de Fisioterapia e Fonoaudiologia mostraram discrepâncias entre desempenho e o grau de cuidado prestado, de maneira significante estatisticamente no que se refere ao domínio de autocuidado e função social. Conclusão. A interpretação desses resultados revela haver um descompasso no domínio função social entre o desempenho das crianças e adolescentes e o grau de assistência prestada pelos cuidadores, que parece ser excessiva em relação às necessidades destas crianças e adolescentes. Com relação a outras variáveis apenas idade, frequência à escola e os cuidados de Fisioterapia e Fonoaudiologia mostraram que podem influenciar positiva ou negativamente o desempenho da criança e do adolescente e a relação entre estes e o cuidador, particularmente nos domínios de autocuidado e função social.
Título en inglés
Assessment of the functional abilities of children and adolescents with trisomy 21 (T21) and the relationship with their socio-environmental and health variables, 2021
Palabras clave en inglés
Caregivers
Down Syndrome
Functional Abilities
PEDI
Public Health
Trisomy 21
Resumen en inglés
Background. Down syndrome (DS), also called trisomy 21 (T21), is the most common chromosomal disorders associated with intellectual disability. Information about the potential and functional difficulties of children with T21 can help parents, therapists, health managers and educators, favoring health support services and education for this population. Objective. Evaluate the functional abilities and the care provided by parents of school-age children and adolescents with T21 and explore the possible influence of some socio-environmental characteristics. Method. Observational, analytical, cross-sectional study with a convenience sample of 44 school-age children and adolescents, part of a previous study, whose data were collected through the application of the Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) and answered by the parents of children and adolescents with T21 who agreed to participate in the study, after signing the informed consent form. Results. 45.5% were children and adolescents aged between 07 years old and 07 months to 12 years old, and 54.5% between 12 years old and 01 month to 19 years old and 06 months, predominantly male (63.5%). 36.6% were diagnosed with congenital heart disease, 93.0% attended schools. As per the caregivers, 47.6% had only an incomplete elementary school. As for therapeutic follow-up, some children and adolescents still receiving care: by physical therapists (9.1%), by speech therapists (31.8%) and by occupational therapists (13.6%). There was a statistically significant difference (p<0.005) in the social function domain and the degree of care assistance provided by the caregiver. The other relationships between the child's level of performance and the level of attention the caregiver pays in the different domains did not show statistically significant differences. As for the other variables, only the age and school attendance of the child and the adolescent, as well as the ones receiving physical therapy and speech therapy assistance, showed discrepancies between performance and the degree of care provided, in a statistically significant way concerning the domain of selfcare and social function. Conclusion. The interpretation of these results reveals a mismatch in the social function domain between the performance of the children and the adolescents and the degree of assistance provided by caregivers, which seems to be excessive to the needs of these children and adolescents. Regarding the other variables, only the age, the school attendance, and the Physical Therapy and Speech Therapy care showed that they can positively or negatively influence the performance of the child and the adolescent and the relationship between them and the caregiver, particularly in the domains of self-care and social function.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
MoriyamaCH_DR_O.pdf (8.68 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-03-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.