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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2023.tde-13102023-083942
Documento
Autor
Nome completo
Vanessa Fernandes de Almeida Porto
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Botazzo, Carlos (Presidente)
Ferreira, Léslie Piccolotto
Fischer, Frida Marina
Ribeiro, Mara Cristina
Título em português
Trabalho e voz no contexto docente: pesquisa-ação com professores da rede pública de ensino em Maceió, Brasil
Palavras-chave em português
Distúrbios da Voz
Professor
Saúde do Trabalhador
Trabalho
Voz
Resumo em português
Introdução: No decorrer dos anos, a mudança no trabalho e sua degradação proporcionaram o adoecimento de profissionais diversos. Essas expressões do adoecimento persistem até os dias atuais, visto que as características fundamentais do capital solicitam dos trabalhadores novas habilidades e saberes que necessitam de transformações comportamentais e adaptação à realidade atual. Nesse contexto, o professor, categoria que representa milhões de trabalhadores no Brasil, arca com novas funções, enfrenta uma sobrecarga de trabalho, sofre mais desgaste físico e mental, se submete a salários mais desvalorizados e têm se destacado como profissionais em potencial no desenvolvimento de distúrbios vocais. Objetivo: Compreender a relação do trabalho e do adoecimento vocal em professores da rede pública de ensino. Métodos: Foram realizados três sub estudos. O primeiro foi uma revisão narrativa sobre a comunicação e pesquisa-ação em tempos de pandemia do Covid-19, com ênfase nos desafios e novas possibilidades. O segundo estudo foi uma revisão de escopo sobre as evidências científicas quanto ao impacto do trabalho no adoecimento vocal docente. O terceiro estudo foi do tipo pesquisa-ação, realizado com professores de uma escola de ensino fundamental da cidade de Maceió-Alagoas. Foram realizados 13 seminários, com encontros on-lines pela plataforma google meet e presenciais, a maioria dos professores são do gênero feminino e possuem carga horária média de 40h/semanais. Além disso, foi realizada a gravação e o registro no diário de campo de todos os encontros pela pesquisadora, bem como a aplicação de questionários aos docentes. A análise das informações produzidas nos seminários se fundamentou no referencial teórico da Análise de Conteúdo. Resultados: A revisão narrativa permitiu refletir que na pandemia a tecnologia digital foi uma aliada efetiva na articulação da teoria com a prática, do conhecimento com a ação, bem como na busca da compreensão entre a relação do trabalho com o adoecimento vocal. No segundo estudo, foram encontrados 1374 artigos nas bases de dados, dos quais 18 foram incluídos na revisão. Os estudos, em sua maioria, foram realizados no Brasil, com predominância no estado de São Paulo. A amostra consistiu em 622 participantes, estando a faixa etária entre 20 e 65 anos, com predominância do gênero feminino e professores da educação básica. No terceiro estudo identificou-se as 05 principais causas relacionadas ao adoecimento vocal, dentre elas o alto índice de estresse é ocasionado por problemas emocionais, sobrecarga de trabalho, múltiplos papéis ocupados pela mulher na sociedade, presença de alunos com diferentes níveis de aprendizagem numa mesma classe. Já as condições inadequadas do ambiente de trabalho apontam condições desfavoráveis do ambiente escolar, ausência de recursos pedagógicos e multifatorialidade do adoecimento vocal. Considerações finais: os professores estão expostos a condições de trabalho precárias, tornando o cotidiano desses profissionais uma rotina desafiante de administrar, com maior risco para o distúrbio vocal. Evidencia-se que o adoecimento vocal é consequência da junção de diversos fatores, que vão além das questões predisponentes individuais e biológicas do professor, do ambiente e organização do trabalho, mas sim decorrentes da precarização do trabalho gerados pelas mudanças das atividades sem o necessário suporte social para a organização das exigências do trabalho.
Título em inglês
Work and voice in the teaching context: action research with public school teachers in Maceió, Brazil
Palavras-chave em inglês
Teacher
Voice
Voice Disorders
Work
Worker's Health
Resumo em inglês
Introduction: Over the years, the change in work and its degradation led to the illness of several professionals. These expressions of illness persist to the present day, as the fundamental characteristics of capital require new skills and knowledge from workers that require behavioral changes and adaptation to the current reality. In this context, the teacher, a category that represents millions of workers in Brazil, takes on new functions, faces an overload of work, suffers more physical and mental exhaustion, submits to more devalued wages and has stood out as potential professionals in the development of vocal disorders. Objective: To understand the relationship between work and voice illness in public school teachers. Methods: Three sub-studies were performed. The first was a narrative review on communication and action research in times of the Covid-19 pandemic, with an emphasis on challenges and new possibilities. The second study was a scope review of the scientific evidence regarding the impact of work on teachers' vocal illness. The third study was of the action-research type, carried out with teachers from an elementary school in the city of Maceió-Alagoas. 13 seminars were held, with online meetings through the google meet platform and face-to-face, most teachers are female and have an average workload of 40h/week. In addition, the researcher recorded and recorded in the field diary all the meetings, as well as the application of questionnaires to the professors. The analysis of the information produced in the seminars was based on the theoretical framework of Content Analysis. Results: The narrative review allowed us to reflect that, in the pandemic, digital technology was an effective ally in articulating theory with practice, between knowledge and action, as well as in the search for understanding between the relationship between work and vocal illness. In the second study, 1374 articles were found in the databases and information source, of which 18 were included in the review. Most of the studies were carried out in Brazil, predominantly in the state of São Paulo. The sample consisted of 622 participants, aged between 20 and 65 years, with a predominance of females and basic education teachers. In the third study, the 05 main causes related to vocal illness were identified, among them the high level of stress caused by emotional problems, work overload, multiple roles occupied by women in society, presence of students with different learning levels in the same class. Inadequate conditions in the work environment, on the other hand, point to unfavorable conditions in the school environment, lack of pedagogical resources and the multifactorial nature of vocal illness. Final considerations: teachers are exposed to precarious working conditions, making the daily lives of these professionals a challenging routine to manage, with a greater risk of vocal disorders. It is evident that vocal illness is a consequence of the combination of several factors, which go beyond the individual and biological predisposing issues of the teacher, the environment and work organization, but rather a result of the precariousness of work indicated by changes in activities without the necessary support social for the organization of work requirements.
 
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Data de Liberação
2025-08-23
Data de Publicação
2023-10-13
 
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