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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2023.tde-11122023-113539
Documento
Autor
Nome completo
Alan da Silva Menezes de Assis
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Yara Maria de (Presidente)
Hellmann, Fernando
Schveitzer, Mariana Cabral
Título em português
Benefícios da meditação para a saúde mental de universitários: uma revisão sistemática
Palavras-chave em português
Ansiedade
Estresse
Meditação
Saúde Mental
Universitários
Resumo em português
INTRODUÇÃO: Atualmente a ansiedade, o estresse e a depressão são os principais sintomas de problemas na saúde mental apresentados pelos universitários, estima-se que cerca de um terço desta população apresenta algum desses sintomas. OBJETIVO: Analisar as evidências clínicas sobre os benefícios da meditação na saúde mental de universitários através de uma revisão sistemática. METODOLOGIA: Foram identificados ensaios clínicos randomizados sobre os efeitos da meditação na saúde mental de estudantes universitários, redigidos em português, inglês e espanhol, e publicados entre 2018 e 2022. Foram excluídos ensaios quase randomizados, ensaios não randomizados, estudos observacionais, protocolos de ensaios clínicos, estudos preliminares, estudos que não tem a meditação como intervenção principal, reportagens e artigos sem acesso ao texto completo. As buscas foram realizadas em novembro de 2022, nas bases de dados: Embase; LILACS; MedLine/PubMed; SciELO e; The Cochrane Library. A ferramenta RoB 2 foi utilizada para avaliar o risco de viés e os artigos foram submetidos a uma análise de síntese qualitativa. RESULTADOS: Foram selecionados 19 artigos, sobre práticas de mindfulness, com 2054 participantes. A maioria dos estudos analisou os desfechos sobre o estresse, depressão, ansiedade e atenção plena, e os outros sobre qualidade de vida, satisfação com a vida e autocompaixão. Os estudos foram divididos em três categorias temáticas: intervenções assíncronas (8); intervenções online síncronas (4); intervenções presenciais (7). DISCUSSÃO: De forma geral, os resultados exprimem melhoras nos sintomas clínicos de estresse, ansiedade e depressão, além de promover atenção plena nos universitários. A meditação é uma prática de saúde que pode promovida por videochamadas, podcasts ou vídeos e podendo alcançar alunos da modalidade de ensino a distância, já que as iniciativas online parecem ter eficácia muito próxima das intervenções presenciais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados desta revisão contribuem para as evidências de que a meditação, principalmente o mindfulness, podem beneficiar a saúde mental de universitários, reduzindo os sintomas de estresse, ansiedade e depressão, além de melhorar a atenção plena. Estes resultados aparentam ser próximos tanto através encontros presenciais ou online, de forma síncrona ou assíncrona. Isso possibilita uma grande gama de possibilidades de aplicação na saúde de estudantes universitários. Mais estudos são necessários para avaliar os efeitos a médio e longo prazo, além de analisar e comparar as características, eficácia e aplicabilidade da meditação aplicada de forma presencial, online síncrona ou assíncrona.
Título em inglês
Benefit of meditation for the mental health of university students: a systematic review
Palavras-chave em inglês
Anxiety
Meditation
Mental Health
Stress
University Students
Resumo em inglês
INTRODUCTION: Anxiety, stress and depression are currently the main symptoms of mental health problems presented by university students, it is estimated that about one third of this population presents some of these symptoms. OBJECTIVE: To analyse the clinical evidence on the benefits of meditation on the mental health of university students through a systematic review. METHODOLOGY: We identified randomised controlled trials on the effects of meditation on mental health in university students, written in Portuguese, English and Spanish, and published between 2018 and 2022. We excluded quasi-randomised trials, non-randomised trials, observational studies, clinical trial protocols, preliminary studies, studies that do not have meditation as the main intervention, reports and articles without access to the full text. The searches were conducted in November 2022, in the databases: Embase; LILACS; MedLine/PubMed; SciELO and; The Cochrane Library. The RoB 2 tool was used to assess the risk of bias and the articles were subjected to a qualitative synthesis analysis. RESULTS: Nineteen articles were selected on mindfulness practices with 2054 participants. Most studies analysed outcomes on stress, depression, anxiety and mindfulness, and the others on quality of life, life satisfaction and self-compassion. The studies were divided into three thematic categories: asynchronous interventions (8); synchronous online interventions (4); face-to-face interventions (7). DISCUSSION: In general, the results express improvements in clinical symptoms of stress, anxiety and depression, as well as promoting mindfulness in university students. Meditation is a health practice that can be promoted by video calls, podcasts or videos and can reach distance learning students, since online initiatives seem to be very effective compared to face-to-face interventions. FINAL CONSIDERATIONS: The results of this review contribute to the evidence that meditation, especially mindfulness, can benefit the mental health of university students by reducing symptoms of stress, anxiety and depression, as well as improving mindfulness. These results appear to be forthcoming whether through face-to-face or online encounters, synchronously or asynchronously. This allows for a wide range of application possibilities in the health of university students. Further studies are needed to evaluate the medium- and long-term effects, as well as to analyse and compare the characteristics, effectiveness and applicability of meditation applied in person, online synchronously or asynchronously.
 
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AssisASM_MTR_O.pdf (1.70 Mbytes)
Data de Publicação
2023-12-11
 
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