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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2021.tde-09032021-165526
Documento
Autor
Nombre completo
Felipe Pereira Rocha
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Moreno, Claudia Roberta de Castro (Presidente)
Diniz, Eugênio Paceli Hatem
Mello, Marco Tulio de
Menegon, Fabrício Augusto
Título en portugués
Avaliação ergonômica dos locais de descanso de motoristas de caminhão e qualidade de sono
Palabras clave en portugués
Ergonomia
Local de Descanso
Motoristas de Caminhão
Sono
Resumen en portugués
Objetivo: Este estudo tem como objetivo geral avaliar os locais de descanso de motoristas de caminhão e sua associação com a qualidade do sono utilizando uma abordagem ergonômica. Para tal, discutiu-se fatores da organização de trabalho dos motoristas, a necessidade de uma política intersetorial e o desempenho do instrumento ergonômico adaptado Ergonomic Workplace Analysis (EWA) como avaliador dos locais de descanso. Métodos: A presente pesquisa foi realizada junto à motoristas de caminhão de uma transportadora de grande porte do estado de São Paulo. No primeiro artigo, foi elaborado um ensaio no qual se discutem as lacunas presentes na recente legislação da categoria, os possíveis efeitos na organização de trabalho e a necessidade de uma política intersetorial. No segundo artigo é realizado uma avaliação, mediante um instrumento adaptado denominado EWA, com intuito de analisar a associação entre a qualidade do sono, avaliado pelo Pittsburgh Sleep Questionnaire (PSQI), e a qualidade do local de descanso dos motoristas de caminhão. O terceiro artigo aborda mais detalhadamente a atividade dos motoristas, as variáveis avaliadas pelo EWA e sugestões de melhorias a partir da visão da Ergonomia da Atividade. Resultados: Os resultados obtidos pelo estudo estão dispostos sob a forma de três manuscritos. O primeiro notabiliza-se por trazer à tona um panorama atualizado dos principais fatores organizacionais aos quais prejudicam tanto a saúde e segurança quanto a qualidade do sono dos motoristas. Discute-se a legislação atual sugerindo a criação de uma política intersetorial. O segundo artigo aborda a hipótese principal do estudo, na qual a qualidade do local de descanso contribui para a piora da qualidade do sono dos motoristas de caminhão. O terceiro artigo revela um estudo no qual traz mais detalhadamente o fluxo de trabalho da transportadora, as variáveis utilizadas pelo instrumento adaptado do EWA e sugestões de melhorias quanto à avaliação do local de descanso dos motoristas. Conclusão: A política intersetorial se mostra indispensável para uma melhor uniformização das políticas públicas direcionadas aos motoristas de caminhão em prol de uma organização de trabalho saudável. Ademais, a qualidade do local de descanso, no presente estudo, aparentemente, possui pouca influência na qualidade do sono. Contudo, o instrumento do EWA se mostrou satisfatório na análise da qualidade do local de descanso, sendo, portanto, necessários novos estudos.
Título en inglés
Evaluation of truck driver rest locations and sleep quality
Palabras clave en inglés
Ergonomics
Rest Locations
Sleep
Truck Drivers
Resumen en inglés
Aim: This study aims to evaluate truck drivers' resting locations and their association with sleep quality using an ergonomic approach. To this end, factors of the drivers' work organization, the need for an intersectoral policy and the performance of the adapted ergonomic instrument Ergonomic Workplace Analysis (EWA) were discussed. Methods: This research was carried out with truck drivers of a large transportation company in the state of São Paulo. In the first highlighted article, an essay was elaborated in which the gaps present in the recent legislation of the category are discussed, the possible effects on the work organization and the need for an intersectoral policy. In the second article, an evaluation is performed, using an adapted instrument called EWA, in order to analyze the association between sleep quality, assessed by the Pittsburgh Sleep Questionnaire (PSQI), and the quality of the resting locations for truck drivers. The third article presents in more detail the activity of drivers, the variables assessed by the EWA and provide suggestions for improvements from the perspective of Ergonomic Work Analysis. Results: The results obtained by the study are arranged in the form of three manuscripts. The first is notable for bringing up to date an updated overview of the main organizational factors that harm both health and safety and the quality of sleep for drivers. Current legislation is discussed suggesting the creation of an intersectoral policy. The second article addresses the main hypothesis of the study, in which the quality of the resting place contributes to the worsening of the sleep quality of truck drivers. The third article reveals a study in which the transportation companie's workflow is explained in more detail, the variables used by the EWA's adapted instrument and suggestions for improvements regarding the assessment of the drivers' resting place. Conclusion: The intersectoral policy proves to be indispensable for a better uniformity of public policies aimed at truck drivers in favor of a healthy work organization. Furthermore, the quality of the resting place, in the present study, apparently, has little influence on the quality of sleep. However, the instrument EWA proved to be satisfactory in the analysis of the quality of the resting place. Therefore, further studies are needed.
 
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RochaFP_DR_R.pdf (4.29 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-03-09
 
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