• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2020.tde-08122020-130840
Documento
Autor
Nombre completo
Victor Hugo Silva Teixeira
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Moreno, Claudia Roberta de Castro (Presidente)
Ulhôa, Melissa Araújo
Fischer, Frida Marina
Rotenberg, Lúcia
Título en portugués
Autopercepção da gestão do tempo de lazer e sua associação com a satisfação, felicidade e estresse ocupacional em orientadores da Pós-Graduação
Palabras clave en portugués
Estresse
Felicidade
Gestão do Tempo
Saúde Ocupacional
Tempo de Lazer
Resumen en portugués
Introdução: A docência em geral é considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) uma atividade estressante devido à exposição a fatores de risco advindos da excessiva carga horária de trabalho somada às cobranças institucionais e pouca valorização social da ocupação. O trabalho se excede, tende a invadir o horário que deveria ser destinado às atividades de lazer e essa má gestão do tempo pode impactar o estresse e a felicidade do professor. Objetivo: Verificar a autopercepção da gestão do tempo de lazer, da satisfação, do estresse ocupacional e felicidade em orientadores de programas da Pós-Graduação de uma universidade pública estadual. Métodos: A amostra foi composta por 205 orientadores que completaram o Questionário Sociodemográfico, Laboral e de Saúde (QSLS) e a Escala de Satisfação no Trabalho (OSI). Destes, 66 professores (32,2%) preencheram durante dez dias consecutivos Protocolos de Atividades Diárias (PAD) sobre gestão do tempo de sono, trabalho, tempo de lazer, dentre outras atividades diárias; e Escalas Visuais Analógicas (EVA) sobre autopercepção de estresse, felicidade e da qualidade do lazer. Resultados: Realizar atividades de lazer em companhia de alguém tem correlação positiva moderada com a autopercepção de felicidade (ρ=0,43) principalmente quando realizada com familiares (ρ=0,40). A realização de atividades de lazer com os outros apresenta correlação positiva moderada com a autopercepção de felicidade (ρ=0,43) e correlação negativa fraca com a autopercepção de estresse (ρ=0,26). A correlação também aumenta quando o lazer é em família (ρ=0,40). Também houve correlações positivas moderadas quando analisados o tempo de lazer com os amigos (ρ=0,32) e quando analisado o lazer sozinho (ρ=0,38). Conclusões: O tempo de lazer com os outros ou sozinho aumentou significativamente a autopercepção de felicidade dos orientadores, reduzindo a autopercepção do estresse.
Título en inglés
Self-perception of leisure time management and association with satisfaction, happiness and occupational stress in graduate advisors
Palabras clave en inglés
Happiness
Leisure Time
Occupational Health
Stress
Time Management
Resumen en inglés
Introduction: Teaching in general is a stressing job according International Labor Organization (ILO) due to exposure to risks factors arising from excessive workload coupled with institutional charges and low social value of the occupation. Due at overwork, it tends to invade the time that should be reserved for leisure activities and this poor time management can impact the stress and happiness of the advisors. Purpose: To verify the self-perception of leisure time management, satisfaction, occupational stress and happiness in advisors of graduate programs at a public state university. Methods: The sample was composed by 205 advisors who completed the Sociodemographic, Labor and Health Questionnaire (SLHQ) and the Occupational Stress Index (OSI). Of these, 66 advisors (32.2%) filled out for ten consecutive days Daily Activity Protocols (DAP) about time management of sleep, daily activities, work, and leisure time; and also answered a Visual Analog Scales (VAS) on self-perception of stress, happiness, and quality of leisure. Results: Performing leisure activities with others has a positive moderate correlation with self-perception of happiness (ρ=0.43), mainly when the leisure time was performed with family (ρ=0.40). Leisure activities with others have a positive moderate correlation with self-perception happiness (ρ=0.43), and a negative weak correlation wig self-perception stress (ρ=0.26). The correlation also increases when leisure is with family (ρ=0.40). There were also positive moderate correlation when analyzed leisure time with friends (ρ=0.32) and leisure alone (ρ=0.38). Conclusions: Leisure time with others or alone improved the self-perception of happiness of advisors, reducing the self-perception of stress.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
TeixeiraVHS_MTR_R.pdf (4.42 Mbytes)
Fecha de Publicación
2020-12-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.