• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2022.tde-08062022-134639
Document
Auteur
Nom complet
Izabela Gonçalves Terra
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Ianni, Aurea Maria Zöllner (Président)
Deslandes, Suely Ferreira
Duarte, Newton
Leonello, Valéria Marli
Titre en portugais
A lógica de mercado no cotidiano das instituições de ensino superior: um estudo de cursos de graduação em enfermagem
Mots-clés en portugais
Capitalismo Contemporâneo
Enfermagem
Ensino Superior
Resumé en portugais
Introdução - Destaca o cenário de formação no ensino superior em enfermagem brasileiro sob o contexto das influências de mercado nos moldes do capitalismo contemporâneo. Objetivo - Compreender e caracterizar a prática social de alunos e professores de cursos de graduação em enfermagem em relação à lógica mercadológica que vigora das instituições de ensino superior. Métodos - Foram entrevistados nove discentes e oito docentes dos cursos de graduação em enfermagem de duas instituições públicas de ensino superior, localizadas no Estado de São Paulo. O cotidiano das instituições foi investigado por meio de observação participante nos ambientes acadêmicos frequentados pelos sujeitos em pesquisa. Resultados - O conteúdo das entrevistas foi organizado em seis categorias de análise: Motivação para o ingresso; Formação acadêmica; Relação entre ensino e mercado; Relações sociais; Sensações; Atitudes. Contatou-se que a forma como a dinâmica social se estabelece dos campos em estudo caracteriza a existência de uma limitação do reconhecimento dos efeitos da mercantilização da formação acadêmica. A maior parte de atitudes empreendidas pelos sujeitos se direcionam no sentido de adaptação à lógica mercadológica que impera na universidade. As ações movidas no sentido contrário a essa consolidação foram esparsas, individualizadas e frágeis. Conclusões - O panorama que se institui no ensino superior brasileiro e na formação acadêmica em enfermagem é pouco reconhecido e contestado pelos sujeitos em estudo. A reduzida manifestação de ações direcionadas para a transformação desse cenário possibilita o destaque de práticas orientadas à manutenção do modo de produção capitalista no ensino superior. As perspectivas de transformação pressupõem organização coletiva e o compartilhamento de conteúdos contra hegemônicos capazes de despertar consciências para a realidade social vigente.
Titre en anglais
The market logic in the daily life of higher education institutions: a study of undergraduate nursing courses
Mots-clés en anglais
Capitalism
Higher Education
Nursing
Resumé en anglais
Introduction - This study Highlights the Brazilian nursing higher education under the context of the marker influences shaped by the contemporary capitalism. Objective - To understand and characterize the social practice of students and professors of undergraduate nursing courses in relation to the marketing logic that prevails in higher education institutions. Method - Nine nursing undergraduate students and eight professors from public higher education, located in the state of São Paulo, were interviewed. The daily life of these institutions was investigated through participant observation in the academic environments frequented by the target subjects. Results - The content of the interviews was organized under six analysis categories: Motivation for career choice; Academic education; Relationship between teaching and Market; Social Relationships; Sensations; Attitudes. It was observed that the way social dynamics of the fields under study are established characterizes the existence of a limited awareness of the effects of the commodification of academic education. The majority of the subjects' attitudes are driven towards to the marketing logic that prevails in the university. The actions taken in the opposite sense to these consolidations were sparse, of individual nature and fragile. Conclusions - the scenario that is established on the Brazilian higher education and nursing academic education has limited awareness by the target subjects and are rarely contested by them. The reduced manifestation of actions aimed at transforming this scenario makes it possible to highlight practices aimed at maintaining the capitalist mode of production in higher education. The perspectives of transformation presuppose collective organization and the sharing of counter-hegemonic contents capable of awakening consciences to the current social reality.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
TerraIG_DR_Rev.pdf (2.36 Mbytes)
Date de Publication
2022-06-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.