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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2022.tde-08062022-134639
Documento
Autor
Nombre completo
Izabela Gonçalves Terra
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Ianni, Aurea Maria Zöllner (Presidente)
Deslandes, Suely Ferreira
Duarte, Newton
Leonello, Valéria Marli
Título en portugués
A lógica de mercado no cotidiano das instituições de ensino superior: um estudo de cursos de graduação em enfermagem
Palabras clave en portugués
Capitalismo Contemporâneo
Enfermagem
Ensino Superior
Resumen en portugués
Introdução - Destaca o cenário de formação no ensino superior em enfermagem brasileiro sob o contexto das influências de mercado nos moldes do capitalismo contemporâneo. Objetivo - Compreender e caracterizar a prática social de alunos e professores de cursos de graduação em enfermagem em relação à lógica mercadológica que vigora das instituições de ensino superior. Métodos - Foram entrevistados nove discentes e oito docentes dos cursos de graduação em enfermagem de duas instituições públicas de ensino superior, localizadas no Estado de São Paulo. O cotidiano das instituições foi investigado por meio de observação participante nos ambientes acadêmicos frequentados pelos sujeitos em pesquisa. Resultados - O conteúdo das entrevistas foi organizado em seis categorias de análise: Motivação para o ingresso; Formação acadêmica; Relação entre ensino e mercado; Relações sociais; Sensações; Atitudes. Contatou-se que a forma como a dinâmica social se estabelece dos campos em estudo caracteriza a existência de uma limitação do reconhecimento dos efeitos da mercantilização da formação acadêmica. A maior parte de atitudes empreendidas pelos sujeitos se direcionam no sentido de adaptação à lógica mercadológica que impera na universidade. As ações movidas no sentido contrário a essa consolidação foram esparsas, individualizadas e frágeis. Conclusões - O panorama que se institui no ensino superior brasileiro e na formação acadêmica em enfermagem é pouco reconhecido e contestado pelos sujeitos em estudo. A reduzida manifestação de ações direcionadas para a transformação desse cenário possibilita o destaque de práticas orientadas à manutenção do modo de produção capitalista no ensino superior. As perspectivas de transformação pressupõem organização coletiva e o compartilhamento de conteúdos contra hegemônicos capazes de despertar consciências para a realidade social vigente.
Título en inglés
The market logic in the daily life of higher education institutions: a study of undergraduate nursing courses
Palabras clave en inglés
Capitalism
Higher Education
Nursing
Resumen en inglés
Introduction - This study Highlights the Brazilian nursing higher education under the context of the marker influences shaped by the contemporary capitalism. Objective - To understand and characterize the social practice of students and professors of undergraduate nursing courses in relation to the marketing logic that prevails in higher education institutions. Method - Nine nursing undergraduate students and eight professors from public higher education, located in the state of São Paulo, were interviewed. The daily life of these institutions was investigated through participant observation in the academic environments frequented by the target subjects. Results - The content of the interviews was organized under six analysis categories: Motivation for career choice; Academic education; Relationship between teaching and Market; Social Relationships; Sensations; Attitudes. It was observed that the way social dynamics of the fields under study are established characterizes the existence of a limited awareness of the effects of the commodification of academic education. The majority of the subjects' attitudes are driven towards to the marketing logic that prevails in the university. The actions taken in the opposite sense to these consolidations were sparse, of individual nature and fragile. Conclusions - the scenario that is established on the Brazilian higher education and nursing academic education has limited awareness by the target subjects and are rarely contested by them. The reduced manifestation of actions aimed at transforming this scenario makes it possible to highlight practices aimed at maintaining the capitalist mode of production in higher education. The perspectives of transformation presuppose collective organization and the sharing of counter-hegemonic contents capable of awakening consciences to the current social reality.
 
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TerraIG_DR_Rev.pdf (2.36 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-06-13
 
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