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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2022.tde-11042022-151227
Documento
Autor
Nombre completo
André Kuniyoshi
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Assunção, João Vicente de (Presidente)
Abrantes, Rui de
Borsari, Vanderlei
Título en portugués
Potencial da utilização de sensoriamento remoto para complementar inspeções de veículos do ciclo diesel no Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
High Emitters
Poluição Atmosférica
Saúde Ambiental
Sensoriamento Remoto
Resumen en portugués
As emissões de poluentes atmosféricos causam um grande problema à saúde. A maior parte da poluição gerada no Estado de São Paulo é proveniente de veículos automotores, que são responsáveis pela emissão de 96% do CO, 73% de HC, 62% de NOX e 40% de MP10, sendo os veículos diesel os maiores responsáveis pelas emissões de MP e NOX no Estado. No Brasil, as medidas tomadas pelo PROCONVE, que visam a mitigação da poluição causada por veículos, se mostram eficazes para homologação de veículos novos, porém requerem que a continuidade do trabalho seja realizada com inspeções dos veículos em uso. A tecnologia de sensoriamento remoto, desenvolvida no final dos anos 1980, tem sido amplamente utilizada para de monitoramento de frotas, assim como em programas de Inspeção e Manutenção em diversos locais do mundo. Os resultados alcançados são satisfatórios e, de forma geral, indicam grandes reduções nos níveis de emissão de poluentes. Estudos apontam que as emissões de NOX foram as que tiveram menores reduções reais entre fases das regulamentações. O Estado de São Paulo possui controle de poluentes de veículos do ciclo diesel em uso através de fiscalizações por opacidade, Escala de Ringelmann e sistema SCR. O sistema de sensoriamento remoto mostra-se como um bom complemento ao que é realizado atualmente. Foram propostos dois sistemas de legislação de inspeções veiculares que contemplam o SR como ferramenta de seleção dos veículos diesel. Além disso, foi mostrado como poderiam ser escolhidos limites para high e low emitters, assim como procedimentos para escolha dos pontos de instalação do sistema.
Título en inglés
Potential of the use of remote sensing to complement inspections of diesel vehicles in the State of São Paulo
Palabras clave en inglés
Air Pollution
Environmental Health
High Emitters
Remote Sensing
Resumen en inglés
Emissions of air pollutants cause a big health problem. Most of the pollution generated in the State of São Paulo comes from motor vehicles, which are responsible for the emission of 96% of CO, 73% of HC, 62% of NOX, and 40% of PM10, with diesel vehicles being the biggest responsible for the emissions of PM and NOX in the state. In Brazil, the actions taken by PROCONVE, aimed at mitigating pollution caused by vehicles, prove to be effective for the approval of new vehicles but require that the continuity of the work be carried out by inspections of in-use vehicles. Remote sensing technology, developed in the late 1980s, has been widely used for fleet monitoring, as well as in Inspection and Maintenance programs in many locations around the world. The results achieved are satisfactory and, in general, indicate large reductions in pollutant emission levels. Studies show that NOX emissions were the ones that had the smallest real reductions between phases of regulations. The State of São Paulo controls in-use diesel vehicles pollutants by inspections of opacity, Ringelmann Scale, and SCR system. The remote sensing system proves to be a good complement to what is currently performed. Two systems of procedures for diesel vehicle inspections were proposed, which include the SR as a tool for the selection of diesel vehicles. In addition, it was shown how limits for high and low emitters could be chosen, as well as procedures for selecting the system installation points.
 
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KuniyoshiA_MTR_R.pdf (3.59 Mbytes)
Fecha de Publicación
2022-04-11
 
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