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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2020.tde-17022021-182317
Document
Author
Full name
Tarsis de Mattos Maia
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2020
Supervisor
Committee
Jaime, Patrícia Constante (President)
Andrade, Douglas Roque
Frutuoso, Maria Fernanda Petroli
Sato, Priscila de Morais
Title in Portuguese
Experiências na qualificação da força de trabalho e produção do cuidado em nutrição para a alimentação saudável na atenção primária
Keywords in Portuguese
Alimentação Saudável
Atenção Primária
Guias Alimentares
Pessoal de Saúde
Treinamento em Serviço
Abstract in Portuguese
Introdução: A qualificação da força de trabalho em alimentação saudável (AS) na atenção primária (AP) é tema de interesse na agenda da saúde pública. Objetivo: Analisar as experiências de qualificação da força de trabalho em promoção da AS na AP e suas influências na produção do cuidado em Nutrição. Método: Utilizou-se duas estratégias metodológicas. A primeira, uma revisão de literatura do tipo "scoping review", para explorar as experiências de qualificação de trabalhadores na AP voltadas a promoção da alimentação saudável. A busca foi estruturada em três eixos (treinamento, alimentação saudável e atenção primária) e conduzida em 5 bases de dados (Embase, Eric, Cinhal, Lilacs e Medline). Considerou-se apenas estudos originais nos idiomas inglês, espanhol e português publicados entre os anos de 1998 a 2019. A segunda estratégia, em formato de estudo de caso qualitativo, foi assumida como base empírica complementar ao estudo de revisão estando vinculada a uma experiência local de qualificação da força de trabalho na AP sobre o Guia Alimentar para população brasileira (GAB). Objetivou compreender a influência do GAB na produção do cuidado em nutrição de equipes multiprofissionais de AP. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e observação de campo. Utilizou-se de análise temática com abordagem indutiva para produção dos temas, que foram complementados com os dados da observação. Resultados: Quanto a revisão, encontrou-se 2996 registros dos quais 21 artigos foram incluídos. A maior concentração de artigos ocorreu em publicações latinas, especialmente brasileiras. Enfermeiros, seguidos de médicos e agentes comunitários de saúde (ACS) foram as categorias mais presentes como público-alvo. Encontrou-se quatro principais eixos dos treinamentos: Alimentação Saudável (AS), Alimentação complementar; Doenças crônicas e Obesidade. A referência a utilização de Guias Alimentares nacionais esteve presente em todos os eixos, à exceção do eixo obesidade. Os treinamentos apresentaram abordagens predominantemente centradas em alimentos e também abordagens mistas, com enfoque em nutrientes. Quanto ao estudo de caso qualitativo, a utilização do Guia possibilitou ampliação do referencial dos entrevistados ao abordarem a AS, entendida como próxima ao contexto de vida dos usuários do serviço e passível de ajustes segundo possibilidades do usuário ou em função da vivência do profissional. As experiências relatadas consideraram a alimentação em dimensões ligadas a escolha dos alimentos e que os momentos que em torno da refeição seriam formas de cuidado em nutrição, favorecendo a aproximação dos núcleos profissionais dos diferentes especialistas. Conclusão: Os estudos sobre qualificação da força de trabalho encontrados na revisão exploraram temáticas de promoção da AS e prevenção de agravos. Destacaram necessidade de oferta de treinamentos que incorporem abordagens mais compreensivas, capazes de considerar os diferentes olhares sob a alimentação e que considerem diferentes níveis de intervenção, do individual ao macrossocial. Quanto a qualificação da força de trabalho, o presente estudo de caso acrescenta evidências aos estudos de implementação de Guias alimentares a partir de treinamento em serviço na AP. Os relatos das experiências com uso do guia brasileiro parecem favorecer aos diferentes profissionais apropriar-se do cuidado em nutrição, enxergando-se como contribuintes ativos dentro da produção do cuidado em nutrição.
Title in English
Experiences in healthy diet workforce qualification and nutrition care production at primary care
Keywords in English
Food Guides
Health Personnel
Healthy Diet
In-Service Training
Primary Care
Abstract in English
Introduction: The Healthy diet (HD) workforce qualification in primary care (PC) is a topic of interest on the public health agenda. Objective: To analyze the workforce qualification in promoting a healthy diet in primary care and its influences in the nutrition care development. Method: Two methodological strategies were used. The first one was a "scope review" to explore the qualification experiences of PC workers regarding promoting healthy eating. The search was structured in three axes (training, healthy diet and primary care) and conducted in 5 databases (Embase, Eric, Cinhal, Lilacs and Medline). It considered only original studies in English, Spanish, and Portuguese, published from 1998 to 2019. The second strategy, a qualitative case study, was adopted as a complimentary empirical basis for the scoping review. It was directed to a local PC workforce qualification experience based on the Dietary Guidelines for the Brazilian population (DGB) regarding the nutrition care. Data were collected through semi-structured interviews and field observation. Thematic analysis with inductive approach was used to produce themes, which were complemented with the observational data. Results: From 2996 records found, 21 articles were included in the review. The largest concentration of articles occurred in Latin publications, especially Brazilian. Nurses, followed by doctors and community health workers (CHW) were the most categories to attend. Four main training axes were found: healthy diet; complementary feeding; chronic diseases and obesity. A reference to the use of national dietary guidelines was found in all axes, except the obesity one. The trainings described predominantly food-based approaches and also address mixed, nutrient-focused approaches. At the qualitative case study, the use of the DGB allowed respondents to expand their nutrition references when addressing HD, understood as close to the context of life of the service users and subject to adjustments according to the users' opportunities or the experience of the professional. The reported actions considered food in dimensions linked to the choice of food and the understanding that the moments around the meal are forms of care in nutrition, favoring the approximation of the different professional nuclei of specialists to the context of food. Conclusion: Studies on workforce qualification found in the current review explored healthy diet promotion and disease prevention. It supports the needs to deliver trainings that incorporates broader approaches that includes different views of food and nutrition and to consider different levels of intervention, from the individual to the macrosocial level. Regarding the workforce qualification from the BDG, this case study added information regarding implementation of food-based guides from an in-service training in the PC. Reports of experiences with the use of the DGB seemed to favor the nutrition care to be appropriated by the different health professionals, been seeing as active contributors within the production of nutrition care.
 
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Publishing Date
2021-02-17
 
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