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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2007.tde-30042021-152449
Document
Auteur
Nom complet
Daniela Moreira Nery
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Gallo, Paulo Rogério (Président)
Martinez, Maria Angelina Nardi de Souza
Novaes, Beatriz Cavalcante Albuquerque Caiuby
Oliveira, Elizabeth Siqueira de
Rosenburg, Cornelio Pedroso
Titre en portugais
Programa de saúde auditiva infantil: um relato sob a perspectiva dos familiares no processo de identificação/diagnóstico/intervenção da deficiência auditiva infantil
Mots-clés en portugais
Deficiência Auditiva
Intervenção
Saúde Auditiva
Saúde da Criança
Triagem Auditiva Neonatal
Resumé en portugais
Objetivo: Identificar, no relato dos familiares e na análise dos prontuários de crianças deficientes auditivas, características da acessibilidade às etapas de identificação, diagnóstico e intervenção de um Programa de Saúde Auditiva Infantil na DIA 23 na região de Sorocaba, nos últimos 5 anos. Métodos: Trata-se de um estudo de casos de características descritivas a partir de informações dos prontuários de crianças deficientes auditivas. Os familiares responderam questionários específicos para cada fase do programa. Resultados: 31 crianças e suas famílias foram analisadas. Destas, apenas 22,6% tiveram a fonte inicial de investigação audiológica a Triagem Auditiva. 54,8% das crianças iniciaram a intervenção em menos de 30 dias. Em 65,2% das crianças o processo da devolutiva do diagnóstico até o início do uso do aparelho foi menor que 90 dias. A escolaridade média das mães em torno de 11 anos esteve presente em 43,4%, entretanto 6,7% possuía menos de 4 anos de escolaridade e 50% das famílias tiveram renda familiar per capita menor que 1 salário mínimo. Entre as dificuldades para início e manutenção da intervenção, destacou-se a condição social, com ênfase nas dificuldades relativas ao transporte. Conclusões: Em relação aos familiares, o estudo pode mostrar envolvimento em todas as fases do processo de identificação / diagnóstico / habilitação e reabilitação da criança deficiente auditiva. Todas as crianças tiveram abordagem multi profissional em todas as etapas do processo. O transporte e a condição social apareceram como um importante obstáculo durante todas as etapas. É importante realçar que a APADAS desempenha um papel importante como referência de alta complexidade para a região; ao concentrar em seus programas a maior proporção de diagnósticos confirmados de deficiência auditiva e intervenção fonoaudiológica de vários municípios circunvizinhos.
Titre en anglais
lnfant hearing program: a report from families perspectives in the identification/diagnosis/intervention process of infant hearing impairment
Mots-clés en anglais
Child Health
Hearing Health
Hearing Loss
Intervention
Newborn Hearing Screening
Resumé en anglais
Objective: The aim of this paper is to identify, in families reports and children files, characteristics of accessibility in identification, diagnosis and intervention process of a infant hearing program in Sorocaba city, in the last 5 years. Methods: Case study of descriptives characteristics based on information files of hearing impaired children. Families answered specifics questionnaires for each program stage. Results: 31 children and families were analysed. 22,6% were referred from screening hearing program. 54,8% began early intervention within 30 days. 65,2% were fitted with hearing aids within 90 days. The mother's middle school education were 11 years for 43,4%, however, 6,7% had less than 4 years in the school. 50% of families had incomes smaller than 1 minimum wage. Families had problems to start and to support the intervention because of social problems with emphasis related to transport. Conclusions: The study showed family involvement in all program stages. All children had iríterdisciplinary approach during the process. Transport and social condition are important obstacles. lt's important to highlight that APADAS perform an important role as reference of high complexity for the region; once that concentrate the biggest proportion of confirmed diagnosis of hearing impairment and intervention in the area.
 
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DR_845_Nery_2007.pdf (48.92 Mbytes)
Date de Publication
2021-04-30
 
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