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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2000.tde-24012024-112915
Documento
Autor
Nome completo
Maria Teresa Cera Sanches
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Buralli, Keiko Ogura (Presidente)
Lewis, Doris Ruthi
Murahovschi, Jayme
Título em português
Dificuldades iniciais na amamentação: enfoque fonoaudiológico
Palavras-chave em português
Amamentação
Dificuldades Iniciais na Mamada
Dificuldades no Padrão de Sucção
Fonoaudiologia
Recém-Nascido
Resumo em português
Introdução: A amamentação é a melhor forma de alimentação para o recém-nascido e lactente no início da vida. Algumas barreiras no estabelecimento do aleitamento materno referem-se às dificuldades iniciais no período puerperal, que envolvem tanto a mãe e o recém-nascido isoladamente, como o binômio mãe-filho: Objetivo: O presente estudo teve por objetivo caracterizar o padrão de aleitamento materno dentre os recém-nascidos (RN) do alojamento conjunto do Hospital Guilherme Álvaro; em Santos; verificando dificuldades iniciais para o seu estabelecimento e descrevendo alguns fatores relacionados às alterações de pega e ordenha dos recém-nascidos na amamentação. Métodos: O estudo transversal abrangeu 409 duplas de mães/recém-nascidos, as quais não apresentaram impedimentos orgânicos e psíquicos que interferissem na amamentação e foi realizado no período de agosto a dezembro de 1997, em 3 etapas: 1) Coleta de dados da mãe e recém-nascido a partir do prontuário médico; 2) Entrevista com a mãe; 3) Observação estruturada de uma única mamada entre as 24 a 48 primeiras horas de vida. Para verificação de significância dos fatores associados à dificuldade inicial da amamentação, utilizou-se o teste X2, assim como a análise multivariada - regressão logística. Resultados: Das 409 duplas de mães/recém-nascidos estudadas, 54 casos (13%) apresentaram dificuldades iniciais na amamentação. Na análise univariada, em relação à- mãe, os fatores associados a essas dificuldades iniciais foram: idade da mãe (OR=2,12; IC=1,10-4,09), escolaridade (OR=0,45; IC=0,23-0,87), e orientação da mãe no pré-natal sobre aleitamento materno (OR=2,13; IC=1,65-2,65). Em relação ao recém-nascido, houve significância estatística para as variáveis: idade (OR=1,88; IC=1,00-3,53), força de sucção (OR=7,33; IC=3,78-14,18), comportamento do recém-nascido na mamada (OR=7,03; IC=3,61-13,70) e número de sucções por pausa na mamada (OR=2,51; IC=1,35-4,69). Quanto aos fatores relacionados à dupla mãe/recém-nascido, mediante a análise multivariada, o "comportamento do RN na amamentação" (OR=7,08; IC=3,30-15,05) e "força da sucção" (OR=7,70; IC=3,66-16,16) mostraram-se associados à mamada insatisfatória. Conclusões: Para o diagnóstico precoce das dificuldades na amamentação é importante uma avaliação detalhada quanto aos aspectos globais que envolvem não só fatores básicos como posicionamento, pega, ordenha, mas também comportamento do RN, interação mãe-filho e desempenho dos reflexos orais do RN, mesmo que esses aparentem boas condições orgânicas para tal funcionamento. Quanto ao padrão de sucção do RN, sugere-se também uma avaliação oral detalhada, incluindo o teste da sucção não nutritiva e observação específica de todo o sistema estomatognático durante os movimentos exigidos para pega e ordenha na amamentação.
Título em inglês
Early difficulties in breast-feeding: a viewpoint from the speech therapist
Palavras-chave em inglês
Breast-Feeding
Early Sucking Difficulties
Newborn
Speech Therapy
Sucking Pattern Difficulties
Resumo em inglês
Introduction: Breast-feeding is the best way to nourish a child in his/her first months of life. Some barriers to initiate breast-feeding are related to early difficulties which occur soon after maternity, involving either the newborn, the mother, or the pair mother-baby. Objective: This study aims to characterize breast-feeding among newborns who were born at Guilherme Alvaro Hospital in Santos; trying to characterize early difficulties to initiate effective sucking. In addition, a description of some disturbances in the way that newborns take the breast and establish the sucking technique was performed. Methods: This is a horizontal prospective study including 409 pairs mother-baby who did not present any clinical or psychological problem that could have disturbed breast-feeding. The study was performed between August to December, 1997 in three stages, as follows: 1) Data collection from medical records of mothers and newborns; 2) Interview with the mothers; 3) Structured observation of one episode of breastfeeding occurring between 24 to 48 hours of newborn's life. In order to verify statistical significance of the factors involved with difficulties to initiate effective sucking, X2 test was used, as well as logistic regression (multivariate analysis). Results: From the 409 mother-newborn pairs studied, 54 cases (13%) exhibited early difficulties in breast-feeding. In the univariate analysis regarding the mother, the factors associated with the difficulties were: age (OR=2.12; Cl=1.10-4.09), scholarship (OR=0.45; CI=0.23-0.87) and instruction received about breast-feeding before maternity (OR=2.13; CI=1.65-2.65). With regard to the newborn the following factors achieved statistical significance: age (OR=1.88; CI=1.00-3.53), sucking strength (OR=7.33; CI=3.78-14.18), behaviour of the newborn during breast-feeding (OR=7.03; CI=3.61-13.70), and number of sucking movements during the period between a burst of suctions and a pause (OR=2.51; CI=1.35- 4.69). In the multivariate analysis concerning the pair mother-newborn, sucking strength (OR=7.70; CI=3.66-16.16) and behaviour of the newborn during breastfeeding (OR=7.08; CI=3.30-15.05) were the variables that exhibited statistical significance. Conclusions: In order to establish a precocious diagnosis of breastfeeding difficulties it is necessary to perform a detailed evaluation, which typically should involve not only basic aspects as positioning of the pair mother-newborn, take of the breast and sucking technique. Behaviour of the newborn during breastfeeding, mother-newborn interaction and oral reflexes integrity, even in normal newborns, should be part of the evaluation. With regard to newborn sucking pattern, a detailed assessment should be performed, including non-nutritive sucking test, and also a precise observation of the oral structures during the movements involved in the take of breast and sucking.
 
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Data de Publicação
2024-01-24
 
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