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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2002.tde-18062021-181805
Documento
Autor
Nome completo
Maria Cecilia Leite de Moraes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Gallo, Paulo Rogério (Presidente)
Pereira, Isabel Maria Teixeira Bicudo
Donato, Ausonia Favorido
Magalhães, Lívia de Castro
Schor, Néia
Título em português
A capacidade diagnóstica do professor de educação infantil: um caminho para o conhecimento da terapia ocupacional
Palavras-chave em português
Educação Infantil
Percepção
Serviços de Saúde Escolar
Terapia Ocupacional
Resumo em português
O presente trabalho teve como objetivo primeiro identificar a percepção do professor da escola de educação infantil sobre o aluno considerado, sob sua ótica, "diferente" do grupo, e conhecer o tipo de atuação do professor em relação a este aluno. Outro aspecto contemplado neste trabalho foi divisar o conhecimento do professor da escola de educação infantil acerca da Terapia Ocupacional e suas funções. Para tais intentos optou-se por um estudo de corte qualitativo utilizando como instrumental a Análise do Discurso do Sujeito Coletivo (Lefevre, 1999). A pesquisa foi feita junto a trinta professoras de pré-escola pertencentes a rede pública de ensino do Município de Taboão da Serra. A investigação trouxe informações bastante significativas destacando-se: a diversidade de percepção/conceituação sobre o que é uma criança "diferente", a complexidade nas abordagens quando da presença da criança "diferente" e o desconhecimento sobre a Terapia Ocupacional e suas funções. De posse destas considerações salienta-se a importância de continuidade do trabalho tanto para a contribuição no processo de formação do professor de educação infantil nas diferenças observáveis no aluno, como no tocante a divulgação do trabalho da Terapia Ocupacional junto a estes. Cabe o destaque ao papel e função do professor da escola de educação infantil no que tange o desenvolvimento/aprendizagem da criança pequena. Constata-se que o papel do professor da escola de educação infantil deve incorporar formas de ensino não convencionais, do ponto de vista da cultura, um trabalho permeado pela flexibilidade e não somente na rotina estabelecida.
Título em inglês
Primary school teacher's perception: a way to the knowledge of occupational therapy
Palavras-chave em inglês
Child Rearing
Occupational Therapy
Perception
School Health Services
Resumo em inglês
The present work aimed to identify the primary school teacher's perception of the student considered, in his/her view, "different" from the group, and to investigate the teacher's attitudes in relation to this student. Another aspect that was focused by this study was the primary school teacher's knowledge of Occupational Therapy and its functions. To accomplish the objectives mentioned above, a qualitative study was carried out by means of the Collective Subject Discourse Analysis (Lefevre, 1999). The research was conducted with thirty primary school teachers belonging to public schools in the municipality of Taboão da Serra, state of São Paulo. The investigation provided significant data concerning: the di verse perceptions/conceptualizations of what a "different" child is; the complexity of the approaches when a "different" child is present; and the lack of knowledge relating to Occupational Therapy and its functions. In light of this, the study emphasizes the importance of the continuity of the work, both to the process of education of the primary school teachers regarding observable differences in the student, and to familiarize them with Occupational Therapy. The study highlights the role and function of the primary school teacher in the small child's development/learning. It is concluded that the primary school teacher's role must incorporate unconventional teaching forms from the point of view of culture, a work that is pervaded by flexibility and cannot be limited to the established routine.
 
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Data de Publicação
2021-06-18
 
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