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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2008.tde-14122023-162449
Documento
Autor
Nome completo
Tarcis Prado Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Gallo, Paulo Rogério (Presidente)
Batista, Leandro Leonardo
Westphal, Márcia Faria
Título em português
A rádio comunitária como instrumento de promoção da saúde
Palavras-chave em português
Promoção de Saúde
Rádio Comunitária
SUS
Resumo em português
Introdução - Trata-se de um estudo na área da saúde pública sobre o uso das Rádios Comunitárias para promoção de saúde. Objetivo Geral - Analisar a estrutura organizacional das Rádios Comunitárias examinando as possibilidades que as mesmas têm de atuar como promotoras de saúde. Objetivos Específicos - Identificar e caracterizar a organização de Rádios Comunitárias no Estado de São Paulo; e verificar se a estrutura organizacional das Rádios Comunitárias abre a possibilidade de participação social. Método - Trata-se de uma pesquisa transversal, estruturada a partir de um formulário de coleta de dados sobre as características e aspirações de 20 Rádios Comunitárias do Estado de São Paulo. Resultados - a) 35% das Rádios Comunitárias entendem defender a saúde por meio da divulgação de notícias; b) 60% dos dirigentes das Rádios Comunitárias são do sexo masculino; c) 40% das decisões na Rádio Comunitária são tomadas por seus diretores; d) 45% das Rádios Comunitárias tem parcerias com escolas e universidades; e) 55% das Rádios Comunitárias tem parcerias com igrejas; f) 35% das Rádios Comunitárias decidem sua programação junto com a comunidade; g) 50% das Rádios Comunitárias atingem um raio de até 10 km com suas transmissões; h) 25% das Rádios Comunitárias aspiram prestar serviços à comunidade; g) 1 0% das Rádios Comunitárias preencheram incorretamente a questão sobre uso do e-mail. Conclusões - a) as Rádios Comunitárias entendem como defesa da saúde a divulgação de notícias sobre as mesmas; b) a mulher parece não ter ainda participação plena nas Rádios Comunitárias estudadas; c) as Rádios Comunitárias não atuam como uma mídia explicitamente comunitária; d) as Rádios Comunitárias ainda não estabeleceram uma relação organizacional de parceria com escolas e universidades.; e) é estreita a relação entre as Rádios Comunitárias e a religião; f) do ponto de vista da hipótese da pesquisa não pudemos constatar a plena participação da comunidade em todo o processo de gestão da rádio; g) muitas Rádios Comunitárias possuem transmissores mais potentes que os estabelecidos por lei; h) a maior aspiração das rádios é a prestação de serviços à comunidade focalizando as questões do bairro e da cidade em sua programação o que reforça a possibilidade de a Rádio Comunitária atuar como instrumento de promoção de saúde; j) quanto ao uso das ferramentas de computação e internet os responsáveis pelas Rádios Comunitárias mostraram dificuldades por ocasião das respostas. Recomendações - maior união entre os movimentos em defesa das Rádios Comunitárias; capacitação dos responsáveis pelas Rádios Comunitárias para a comunicação em saúde; reforço do conselho comunitário das emissoras de radiodifusão comunitária.
Título em inglês
The community radio as a tool for health promotion
Palavras-chave em inglês
Communitarian Radio
Health Promotion
SUS
Resumo em inglês
lntroduction - This research is about a study in the area of the public health on the use of the Communitarian Radios for health promotion. General objective To analyze the organizacional structure of the Communitarian Radios being examined the possibilities that the same ones have to act as promotional of health. Specific objectives - To identify and to characterize the organization of Communitarian Radios in the State of São Paulo; to verify if the organizacional structure of the Communitarian Radios open the possibility of social participation. Method- One is about a transversal research, structuralized from a form of collection of data on the characteristics and Communitarian aspirations of 20 Radios of the State of São Paulo. Results - a) 35% of the Communitarian Radios understand to defend the health by means of the spreading of notice; b) 60% of the controllers of the Communitarian Radios are of the masculina sex; c) 40% of the decisions in the Communitarian Radio are taken by its directors; d) 45% of the Communitarian Radios have partnerships with schools and university; e) 55% of the Communitarian Radios have partnerships with churches; f) 35% of the Communitarian Radios decide its programming together with the community; g) 50% of the Communitarian Radios reach a area of up to 10 km with its transmissions; h) 25% of the Communitarian Radios inhale to give services to the community; g) 10% of the Communitarian Radios had incorrectly filled the question on use of the email. Conclusions - a) the Communitarian Radios understand as of the health the spreading of notice prohibited on the same ones; b) the woman seems not to still have full participation in the studied Communitarian Radios; c) the Communitarian Radios do not act as an explicit communitarian media; d) the Communitarian Radios had not yet established a organizacional relation of partnership with schools and university; e) is too close the relation between the Communitarian Radios and the religion; f) of the point of view of the hypothesis of the research we could not all evidence the full participation of the community in the process of management of the radio; g) many Communitarian Radios possess transmitters more powerful than the established ones for law; h) the biggest aspiration of the radios is the rendering of services to the community focusing the questions of the quarter and the city in its programming what it strengthens the possibility of the Communitarian Radio to act as instrument of health promotion; j) the responsible ones for the Communitarian Radios had shown difficulties for occasion of the answers about the way of using internet skills. Recommendations - bigger union about the movements in defense of the Communitarian Radios; qualification of the responsible ones for the Communitarian Radios for health communication; reinforcement the communitarian staff about communitarian broadcasting.
 
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Data de Publicação
2023-12-14
 
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