Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2011.tde-11042011-084708
Documento
Autor
Nome completo
Sophia Karlla Almeida Motta Gallo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Cuenca, Angela Maria Belloni (Presidente)
Batista Filho, Malaquias
Carvalheiro, Jose da Rocha
Cesar, Chester Luiz Galvao
Leone, Claudio
Título em português
Comportamento alimentar e mÃdia: a influência da televisão no consumo alimentar de crianças do Agreste Meridional Pernambucano, Brasil
Palavras-chave em português
Propaganda de Alimentos
Saúde da Criança
Sociedade de Consumo
Televisão
Transição Nutricional
Resumo em português
Trata-se de um estudo qualitativo de corte transversal desenvolvido com escolares de uma escola pública da periferia urbana da cidade de Garanhuns- PE. Teve como objetivo compreender relações entre comportamento alimentar em crianças e a exposição a propagandas de alimentos veiculadas pela televisão. Participaram 27 crianças entre 7 e 9 anos de idade, das 29 matriculadas no inÃcio do ano (duas abandonaram a escola), tendo os cuidadores principais (mãe, pai ou avós) como informantes-chave. Cada criança teve oportunidade de responder a um questionário individual, pré-testado e adaptado para a cultura local; fazer um desenho e participar de uma conversa com a pesquisadora. Os familiares narraram práticas e preferências alimentares em diálogo semi-estruturado em horário sugerido e negociado com a direção da escola. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FSP/USP. Pode-se, como resultado, aprofundar a compreensão de como a publicidade diretamente veiculada e indiretamente transmitida- como parte do cenário- de alimentos interfere na culinária familiar e nas opções alimentares das crianças. Neste sentido, o cardápio familiar, com muitas variações, incorpora alimentos veiculados pela televisão com predominância de alimentos processados de baixo valor nutricional sob o aspecto qualitativo (nutrientes). O estudo corrobora os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (2008-2009) que aponta a transição nutricional em crianças como desafio das polÃticas públicas contemporâneas
Título em inglês
Consumer society and midia: the TVs influence on childrenss consumer society on Agreste Meridional Pernambucano, Brasil
Palavras-chave em inglês
Child Health
Consumer Society
Food Advertising
Nutritional Transition
TV
Resumo em inglês
This is a qualitative study of the cross-sectional design with students and their families in a suburban public school of the town of Garanhuns-PE. Aimed to study relationships between eating childrens behavior and exposure to food advertisements broadcast on television. Actively participated in 27 children between 7 and 9 years old and their primary caregivers (mother, father or grandparent) of 29 enrolled at the beginning of the year (two dropped out of school). Each child had chance to answer to a questionnaire individual, daily pre-tested and adapted for the local culture; to make a drawing and to participate of a colloquy with the researcher. The familiar ones had told practices and food preferences in dialogue halfstructuralized in schedule suggested and negotiated with the board of the school. The research was approved by the Committee of Ethics in Research of the FSP/USP. It can, as resulted, to deepen the understanding of how advertising directly or indirectly conveyed, transmitted as part of the scenario-food intervenes with the family cooking and food choices of children. In this sense, the familiar menu, with some variations, incorporates advertised foods on television with a predominance of processed foods with low nutritional value. The study corroborates data from the Brazilian Household Budget Surveys POF (2008-2009) that contemporaries point the nutritional transition in children as challenge of the public politics
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Data de Publicação
2011-05-04