• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.6.2002.tde-10022021-224225
Documento
Autor
Nombre completo
Sonia Maria Oliveira de Andrade
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2002
Director
Tribunal
Tanaka, Oswaldo Yoshimi (Presidente)
Reis, Alberto Olavo Advíncula
Sena, Roseni Rosângela de
Adorno, Rubens de Camargo Ferreira
Ayres, Jose Ricardo de Carvalho Mesquita
Título en portugués
A avaliação qualitativa sob a perspectiva do interacionismo interpretativo
Palabras clave en portugués
Conhecimentos; Atitudes e Práticas
Profissionais da Saúde
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Resumen en portugués
Informação sem ação; conhecimento sem prática é o problema objeto da presente pesquisa. A constatação remete à necessidade do entendimento da lacuna entre o saber e o agir sexualmente em relação à Aids. Assim, tem-se como objetivo, investigar e compreender o significado dos comportamentos de risco frente à Aids, a partir da perspectiva de pessoas HIV+ e de profissionais de saúde que possuem um conhecimento diferenciado sobre modos de transmissão e modalidades de prevenção. A investigação se dá sob a perspectiva do Interacionismo Interpretativo, que tem como premissas centrais que as ações humanas resultam de experiências interacionais mediadas por símbolos e pela linguagem e que no mundo da experiência há somente interpretação. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, cuja síntese resultou na elaboração do discurso do sujeito coletivo, a partir de expressões-chave e seus significados, significados estes oferecidos pelos próprios entrevistados. Os resultados mostram que as influências da família e da afetividade se sobrepõem à prevenção centrada no uso do preservativo, apesar do reconhecimento da possibilidade de estar sob risco.
Título en inglés
Not available
Palabras clave en inglés
Not available
Resumen en inglés
Information without action; knowledge without practice is the problem object of this research. The verification sends to the need of the understanding of the vacuum among the knowledge and acting sexually in relation to the Aids. Thus, it is had as objective, to investigate and to understand the meaning of the behaviors of risk front to the Aids, starting from the people's perspective HIV+ and of professionals of health that possess a knowledge differentiated about transmission manners and prevention modalities. The investigation is conducted under the perspective of Interpretive Interactionism, that has as central premises that the human actions result of experiences interacionais mediated by symbols and for the language and that in the world of the experience there is only interpretation. Semi-structured interviews were accomplished, whose synthesis resulted in the elaboration of the collective subject's speech, starting from expression-key and its meanings, meanings these offered by the own interviewers. The results shows that the influences of the family and of the affectivity are put upon to the prevention centered in the use of the preservative, in spite of the recognition of the possibility of being under risk.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-02-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.