• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.6.2008.tde-09112023-153653
Documento
Autor
Nombre completo
Alina Zoqui de Freitas Cayres
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Rosenburg, Cornélio Pedroso (Presidente)
Reis, Alberto Olavo Advíncula
Vicentin, Maria Cristina Gonçalves
Título en portugués
Projetos terapêuticos nos Centros de Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes (CAPS-i) do município de São Paulo na perspectiva dos trabalhadores de saúde mental
Palabras clave en portugués
Adolescência
Infância
Projeto Terapêutico
Saúde Mental
Serviços de Saúde
Resumen en portugués
O presente estudo teve por objetivo investigar os projetos terapêuticos nos Centros de Atenção Psicossocial para a Infância e a Adolescência (CAPSi) na perspectiva dos trabalhadores de saúde mental. Os CAPSi são serviços da rede de Saúde Mental do Sistema Único de Saúde, interdisciplinares e comunitários que oferecem atendimento às crianças e adolescentes com transtornos mentais graves. Para a investigação foi realizada uma pesquisa qualitativa composta de 26 entrevistas semidirigidas com profissionais de nível superior de cinco CAPSi do município de São Paulo. O referencial teórico adotado foi a obra de Michel Foucault e a técnica de tratamento dos dados foi a análise de conteúdo. Os entrevistados abordaram: o trabalho com crianças e adolescentes quanto às políticas públicas; construção da identidade do CAPS; temas e problemas ligados ao atendimento ampliado; demandas vs. necessidades; o papel da família; infância, adolescência e patologias graves; elaboração de projetos terapêuticos; trabalho em equipe; e retaguarda. Além disso, os entrevistados descreveram o modo como funciona e/ou como deveria funcionar o planejamento do trabalho clínico, desde a entrada até a saída do usuário, elencando as atividades oferecidas e o modo como a equipe se organiza. Para eles é geralmente no momento de entrada, na etapa de triagem, que se elabora projetos terapêuticos, entretanto discussões e revisões posteriores são escassas. Outras situações que dificultam a realização de projetos terapêuticos foram apontadas: falta de parcerias com outros setores e entidades, embora isso varie de unidade para unidade; falta de clareza nas atribuições profissionais dos membros da equipe; falta de retaguarda em recursos humanos e formação, principalmente na atividade de supervisão. Diante das análises conclui-se que: 1) Usuários do serviço são vistos pelos profissionais como crianças e adolescentes que pouco se desenvolvem e encontram-se desamparados por viverem numa situação familiar e social carente e vulnerável. 2) A socialização de crianças e adolescentes foi observada como prioridade no cuidado, havendo predomínio na oferta de atividades grupais no serviço e o uso do critério de adaptação na evolução dos casos. Percebeu-se que os entrevistados apresentaram preocupação em adequar seus discursos aos conceitos-chaves adotados nas diretrizes e políticas públicas da promoção da Saúde Mental, sendo eles: cidadania, singularidade, autonomia, socialização, inclusão social, interdisciplinaridade, intersetorialidade, clínica ampliada, integralidade, entre outros. 3) os profissionais demonstraram dificuldade em lidar com suas especificidades profissionais e, por vezes, fizeram uso de referentes pessoais na delimitação das competências necessárias para o trabalho. Por fim, o desafio está em se pensar a construção de projetos terapêuticos associados a uma clínica que ultrapassa o critério da socialização e inclua um acompanhamento constante, o que pode levar a um outro modo de pensar o planejamento do cuidado.
Título en inglés
Therapeutic projects in psychosocial care centers for children and adolescents (CAPS-i) in the city of São Paulo: mental health professional perspectives
Palabras clave en inglés
Adolescence
Childhood
Health Services
Mental Health
Therapeutic Projects
Resumen en inglés
The aim of this study was to investigate therapeutic projects in psychosocial care centers for children and adolescents (CAPS-i) under the perspectives of mental health professionals. CAPS-i is one of the mental health facilities offered by the Brazilian public health system for children and adolescences with important mental disorders. These services are open to the community, and provide care by different clinicians. In order to investigate therapeutic projects in CAPS-i, a qualitative research was conducted consisting of 26 semi-directed interviews with undergraduate professionals from 5 different CAPS-i in the city of São Paulo. The theory adopted in this study was that of Michel Foucault, and the data were analyzed through the discourse analyses technique. The interviewees talked about the following points: work with children and adolescents in relation to public policies; construction of an identity for CAPS; themes and problems connected with the amplified wide attention concept; demands vs. necessities; the role played by the family concerning childhood; adolescence and severe pathologies; elaboration of therapeutic projects; work teams; and support systems. In addition, the subjects described how they work, and how they are supposed to work, the clinical work plan, from the patient's arrival to his discharge, mentioning the activities offered, and the way the team works. To them, it is usually at the time of arrival, in the screening process, that therapeutic projects are planned. However, further discussions and plan reviews are rare. Other situations that have brought about obstacles to the implantation of therapeutic projects are: absence of partnership with different social sectors and institutions, although this varied according to the units; misunderstandings in the attributions of the staff team; poor support systems relating to human resources and professional development, especially in supervision activities. In the face of this analysis, it may be concluded that: 1) users of these services are deemed by the professionals as less developed children and adolescents are abandoned by living in vulnerable familiar and social conditions. 2) The socialization of children and adolescents proved to be a major point in care attention. Thus, group activities offered by the facilities prevailed as well as the use of adaptation criteria in the analyses of the cases. It was noticed that the interviewees were concerned about trying to adjust their discourses to the key points of the public policies related to mental health such as: citizenship, singularity, autonomy, socialization, social inclusion, interdisciplinarity, articulation with different social sectors, the broader attention concept, the integral human concept, among others. 3) The professionals showed difficulties related to their professional skills and, sometimes, used personal background to delimit their tasks in the job. Nevertheless, the challenge is to be able to think about building therapeutic projects related to a kind of assistance that can overcome socialization criteria, and include permanent attendance, thereby leading to another way of planning the provision of care.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-11-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.